Máscaras caseiras com dupla ação para os cabelos armados e ressecados

Cinco hidratações caseiras com ingredientes baratinhos para manter seus fios sob controle e também mais lisos

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 13/01/2009 em

Viva! Mais

um conteúdo de

Máscaras caseiras com dupla ação para os cabelos armados e ressecados
Catarina Fávero

A regra número 1 do cabelo sedoso é: 
mantenha a hidratação sempre em dia
Foto: Dreamstime

Outro motivo para caprichar na hidratação: cabelos ressecados tendem a armar!  'Com a falta de cuidados, o fio perde, além de líquido, queratina e aminoácidos, o que contribui para um aspecto desalinhado e armado', explica o cabeleireiro Marcelo Limage, do salão Ademir de Pádua, do Rio de Janeiro. 

E o melhor é que, para domar os fios, você não precisa gastar uma fortuna com cremes. Há como hidratá-los com máscaras caseiras baratinhas. 'O abacate contém óleos capazes de repor muitos dos nutrientes necessários para deixar os cabelos saudáveis e bonitos', diz Limage. Ele ensina a preparar quatro receitas infalíveis, que fazem maravilhas por todos os tipos de fio (além de uma máscara específica para cabelos oleosos).

Os três segredos do tratamento

1 - Todo cabelo deve ser hidratado. A frequência varia de acordo com o tipo de fio. Os muito ressecados precisam receber a técnica semanalmente. Cabelos normais, a cada 15 dias. O indicado para fios oleosos é uma vez por mês.

2 - Na hora de lavar, use um xampu específico para o seu couro cabeludo ou, se preferir, um antirresíduos. Depois, aplique a máscara mecha por mecha, massageando-as. Aguarde o tempo determinado. Por fim, enxágue com água morna ou fria.

3 - A máscara deve ser aplicada somente no comprimento da cabeleira, nunca no couro!

Máscara ultra-hidratante

Ingredientes:
- 1/2 mamão
- 1 banana
- 1 colher (sopa) de azeite


Modo de aplicar:  amasse bem as frutas e acrescente o azeite, mexendo bastante. Passe nos fios logo após lavar com o xampu e deixe agir por 20 minutos. Para potencializar o efeito, use touca térmica ou enrole a cabeça em papel-alumínio.

Máscara revitalizadora

Ingredientes:
- 1/2 abacate
- 1 colher(sopa) de óleo mineral
- 1 clara de ovo


Modo de aplicar: bata todos os ingredientes no liquidificador e, em seguida, espalhe na cabeleira. Coloque touca térmica ou enrole a cabeça em papelalumínio. Aguarde cerca de 20 minutos.

Máscara para cabelos oleosos

Ingredientes:
- 1 copo de iogurte natural
- 2 colheres (sopa) de aveia em flocos

Modo de aplicar: misture os ingredientes e aplique nos cabelos limpos e úmidos. Deixe agir por 15 minutos e enxágue bem.

Máscara nutritiva

Ingredientes:
- 1 iogurte natural
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 clara de ovo
- 1 colher (sopa) de óleo de amêndoas


Modo de aplicar: coloque todos os ingredientes num recipiente, misturando-os com uma colher. Espalhe em todo o comprimento e deixe agir por 20 minutos. Se desejar potencializar o efeito, use touca térmica.

Máscara pós-verão

Ingredientes:
- 1/2 copo de iogurte natural
- 1/2 mamão papaia
- 1 colher (sopa) de óleo mineral


Modo de aplicar: bata tudo no liquidificador até a mistura ficar homogênea. Aplique nas mechas e deixe agir por 20 minutos. Atenção: Quem tem cabelo misto (raiz oleosa e pontas ressecadas) pode aplicar um pouco de vinagre de maçã na raiz para controlar a oleosidade.