Dicas para um cabelo cacheado incrível

Especialistas dão dicas de corte, hidratação e finalização para seus cachos. Seu cabelo vai ficar brilhante e cheio de balanço - e à prova de insatisfação!

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 15/11/2012 em

Women's Health

um conteúdo de

Dicas para um cabelo cacheado incrível
Reportagem: Manuela Biz e Kara Josella - Edição: MdeMulher

A segredo para um cabelo cacheado incrível é hidratação!
Foto: Reprodução WOMEN'S HEALTH

Os homens amam cabelos cacheados. "Eles veem os cachos como um sinal de feminilidade e sensualidade", diz Rose Weitz, socióloga da Universidade do Estado do Arizona, nos EUA, que pesquisa as percepções sobre o cabelo feminino. Mais: a hairstylist Allison Woodruff, de Nova York, nos EUA, diz que mulheres encaracoladas demonstram maior autoestima e são mais descontraídas. O motivo? Talvez porque os cachos dão um efeito lifting instantâneo, pois desviam a atenção das ruguinhas do rosto e ficam bem em (quase) todas as mulheres - a exceção são as de face redonda (os caracóis ressaltam o formato).

O segredo do anel

A maior preocupação está relacionada à textura. O formato dos anéis favorece a perda de água (causando o ressecamento) e o atrito entre eles (o que gera o temível frizz). Além disso, fios encaracolados são mais fracos do que os demais.

Cuidado sem enrolação

No salão

Há quem diga que o segredo do sucesso é cortar a seco. "Os cachos escorrem quando estão molhados, o que dificulta a visualização do resultado final", explica Robson Trindade, cabeleireiro e visagista de São Paulo. Invista no comprimento médio, que garante leveza e deixa sua cabeleira menos suscetível ao volume. Evite as franjas, pois a textura não combina com fios curtos.

No banho

A palavra-chave é hidratação. Robson recomenda um xampu sem ativos de limpeza profunda para evitar o ressecamento. Use condicionador em todo o comprimento e aguarde um dia até a lavagem seguinte. Dessa forma, a hidratação natural do couro cabeludo tem tempo de se espalhar pelo fio. Para Wilson Eliodorio, hairstylist de São Paulo, o ideal é usar produtos da mesma linha, já que o conjunto é elaborado para suprir as necessidades desse tipo de cabelo.

Para tratar

Faça do leave-in o seu melhor amigo. Ele ajuda a controlar o frizz, pois cria uma película protetora em torno do fio. Opte por um com óleos naturais, como o de argan. Se acordar com as madeixas fora de controle, umedeça-as e aplique um condicionador sem enxágue, modelando os cachos. Use máscara para fortalecer e hidratar o cabelo uma vez por semana.

Para estilizar

Tenha um creme modelador à mão. Ele mantém o formato dos cachos por mais tempo. "Use o equivalente a uma moeda de R$ 1 em todo o comprimento, amasse os fios e depois chacoalhe levemente a cabeça para os lados", diz Eliodorio. Se optar por secar, use um difusor: ele reduz a quantidade de ar enviada pelo secador e diminui o frizz.