7 erros que você não pode cometer no trabalho

Identifique as atitudes que estão impedindo você de ir mais longe na carreira

Publicado em 18/05/2011

Karina Hollo

Mulher no trabalho

7 erros que você não pode comenter na sua carreira
Foto: Thinkstock

 

Chega de sofrer: identificamos as sete mais traiçoeiras enrascadas profissionais -  e indicamos um plano de fuga para você declarar vida nova e crescer na carreira.

1.Trabalhar demais...
É a mais sorrateira das ciladas. Sem vida pessoal, você deixa de ampliar a visão de mundo e acaba menos interessante e atualizada. Está aí a razão pela qual ninguém é promovido apenas pelo fato de passar 12 horas no escritório. Outro bom motivo para estabelecer um limite: trabalho além da conta estressa além da conta, e o stress é um notório ladrão da produtividade.

2. ...E sem descanso
Produzir sem pausas não apenas prejudica a saúde como também faz cair o desempenho. Os especialistas em desempenho recomendam um intervalo a cada 90 minutos para conseguir máxima concentração e qualidade em qualquer tarefa.

3. Dizer sempre sim
Assumir atividades alheias vez ou outra é positivo por permitir que desenvolva novas habilidades. Mas isso não pode ocorrer sempre. Do contrário acaba sobrecarregada e, pior, relegando suas responsabilidades. Dá para recusar algo explicando as razões educadamente.

4. Nunca pedir nada
Se você não pedir o que deseja, dificilmente receberá. É melhor falar, mesmo correndo o risco de não poder ser atendida, do que alimentar mágoa, desmotivação.

5. Não falar de você
Se o mundo não sabe o que você faz, a culpa é sua. É importante divulgar as próprias realizações, fazer marketing pessoal. Vale relatar à chefia suas vitórias (conquistou dois ótimos clientes, conseguiu baixar o custo de um produto...), contar à equipe sobre os cursos dos quais vem participando e engajar-se em projetos pioneiros.

6. Querer ser perfeita
Essa meta custa caro, pois você se martiriza ao pensar que poderia sempre dar mais. Torna o trabalho moroso, já que nada do que faz está bom o suficiente. E ainda perde oportunidades de crescer devido ao medo de errar.

7. Esquecer de circular
As vagas mais disputadas costumam ser preenchidas por indicação, o famoso Q.I. (quem indica). Por isso, fazer networking é essencial para você! Os especialistas aconselham frequentar eventos da área e cultivar as relações profissionais como faz com os pessoais: respondendo a e-mails, ligando de vez em quando, marcando almoços e mantendo-se acessível.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.