Arrasei no Enem e hoje curso medicina na USP

Fiquei em segundo lugar na classificação geral. Veja minhas dicas pra chegar lá!

Publicado em 02/12/2009

Marina Azaredo

Conteúdo SOU MAIS EU!
Foto: arquivo pessoal

Quero ser uma excelente médica, humana e dedicada
Foto: arquivo pessoal

Logo depois da escola, entrei na faculdade de ciências biológicas. Com o diploma na mão, vi que faltava alguma coisa na minha vida. Meu sonho, na verdade, era ser médica.

Então, aos 23 anos, achei que era hora de realizá-lo e comecei a estudar para o vestibular de novo. Meu objetivo era entrar em uma universidade pública.

Por isso, decidi prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É que a pontuação nessa prova seria usada pelas universidades públicas como critério de seleção de novos alunos.

Sempre fui uma apaixonada por livros

Li bastante, pois o exame cobra conhecimentos gerais e interpretação de textos. Na verdade, isso não é nenhum sacrifício para mim: sou completamente apaixonada por livros.

Eu leio desde pequena e não consigo entender quando ouço alguém dizer que não gosta de livros! A leitura encanta, engrandece. Ler é essencial para que as pessoas reflitam, se comuniquem, se divirtam, enfim, vivam melhor.

Outra coisa que me ajudou foi poder contar com o apoio da família. Meu pai é professor universitário e valoriza o conhecimento. Já minha mãe sempre me estimulou a ler. Eles me incentivaram a estudar e são um grande exemplo para mim!

Estudei, mas também me diverti

Além disso, também adoro assistir filmes em casa ou no cinema. Outra coisa que fiz durante esse período de preparação e estudo foi me divertir com os amigos. Gosto muito de festas e música. Sempre que podia, procurava sair com a turma para relaxar, dançar e dar risada.

Acho que diversão faz parte da vida e é muito importante não deixar isso de lado, nem mesmo em período de estudo. Senão, a gente fica estressada!

Tirei a segunda melhor nota do Brasil

Depois de meses de preparação, a recompensa: tirei 98,415 no Enem, a segunda melhor nota do Brasil. Fiquei com 100 na redação e 96,83 nos testes. Isso foi fundamental, pois a nota do Enem é considerada na primeira fase da Fuvest, o vestibular da Universidade de São Paulo (USP). Foi um belo empurrão para ser aprovada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Quero me formar e ser uma médica humana e dedicada. Batalhei pra entrar na faculdade dos meus sonhos e vou continuar estudando. Não sei qual área da Medicina vou seguir, mas darei o melhor de mim, sempre!

Minhas dicas para ir bem no Enem

. Ler jornais, livros e revistas.
. Conciliar atividades prazerosas com o estudo.
. Treinar interpretação de textos e gráficos.
. Ter calma e tranquilidade ao ler os enunciados.
. Dormir e comer bem antes da prova. Chegar no local com sono ou fome não dá!

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

tereza - Parabéns pelo seu esforço Daniela.Deus te abençoe. - 06/11/2012 10:35:58

100(sono) - Larissaah,Vc conseguirá alcançar o seu objetivo, mas lembre-se das dicas da Daniella, ler muito é preciso, pois quem lê muito consegue escrever bem. Treinar a escrita é a melhor maneira de aprender a escrever. Portanto, não perca tempo, escreva muitas redações e peça para alguém corrigí-las.Por oportuno, não dê ouvidos para as pessoas que por ventura subestimarem sua capacidade, muitos aparecerão e tentarão desestimulá-la, entretanto, dê ouvidos para as poucas pessoas que a incentivarão.Outrossim, vc é uma menina muito inteligente, responsável e estudiosa, aliás o único segredo para atingir o seu objetivo é estudar, mas não se esqueça de conciliar os estudos com atividades prazerosas, assim vc dará oportunidade para o stres tomar conta, por ocasião das pressões que surgirem.Muito sucesso na sua trajetória.Abraços! - 18/03/2012 04:02:56

Larissaah - Tenho apenas 16 anos e vou me inspirar em voce para conseguir meu grande objetivo de seer medica ;* - 16/03/2012 14:30:02

Ana Paula De Sena - Eu nem te conheço, mas tenho muito orgulho de você. As vezes penso que sera impossivel chegar a todos os meus objetivos mas quando vejo exemplos como os seus percebo que no fim das contas não tem nada a ver com sorte, tudo só depende de nós, tudo só depende de nos esforçamos o suficiente. Tenho 16 Anos e o meu objetivo no momento é cursar medicina na USP e pretendo seguir seus conselhos. Tenha orgulho sim de você ! Você pode e tem todo direito. - 30/11/2010 19:38:27

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.