Nao

Como se comportar em reuniões de trabalho

Veja como ter o melhor desempenho em reuniões de trabalho e descubra como mostrar projetos

Atualizado em 08/03/2011

Fabricio Pellegrino

Conteúdo VIVA!MAIS
Reunião de trabalho

Mostre sempre as suas ideais, mas fale apenas o necessário
Foto: Dreamstime

Participar bem das reuniões é fundamental para que você conquiste uma carreira vitoriosa. Se você souber como evitar os erros mais comuns, aumentará as chances de se sair bem. O especialista em expressão verbal Reinaldo Polito dá algumas dicas. Confira:

 

Aproveite o máximo das reuniões:


·  Nunca tome a palavra para responder perguntas específicas de outros departamentos, principalmente se não possui conhecimento adequado para isso.
·  Procure emitir sua opinião em duas situações: 1) quando solicitada; 2) quando sentir que poderá colaborar com sua participação ao notar que outros profissionais desconhecem as informações que você possui.
· Geralmente, as pessoas são contratadas pela competência e dispensadas por comportamento inadequado. Assim, não seja desagradável: evite brincadeiras que possam ridicularizar os outros.
·  Se você tratar as pessoas com ironia, sarcasmo e fizer críticas desnecessárias, correrá o risco de cultivar a imagem de antipática.
·  Quando falar, olhe para todos os presentes na reunião. Ao ouvir alguém, mostre interesse, mirando os olhos em sua direção. Essa atitude mostrará que você é participativa e interessada.

 

Como apresentar ideias:


· Só fale após conhecer o perfil dos ouvintes: você deve saber quais as expectativas dos outros participantes. Sua apresentação deverá ser diferente diante de dois tipos de pessoa: 1) as que gostam de arriscar e desejam um projeto rentável; 2) as conservadoras, que querem resultados seguros.


· Não mostre as garras logo de cara: antes de opinar, desarme as pessoas que discordam de você. Como? Mencionando os pontos do projeto com os quais todos estão de acordo. Quando baixarem a guarda, será mais fácil expor pontos mais polêmicos.


· Exponha informações objetivas e resultados: seja direta e revele os possíveis resultados da sua ideia logo no início da apresentação. Provavelmente, todos perguntarão como chegou a tal conclusão. Esta é a deixa para explicar seu estudo desde o princípio.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Sergio - Olá Fabricio, colega como devemos proceder quando existe uma pessoal balançando a cabeça negativamente sem antes lhe escutar por completo. Imagine você querendo expor uma ideia e alguém na reunião balançando a cabeça negativamente. Isto particularmente me tira do sério. Qual a melhor atitude ? - 08/10/2013 16:44:36

LUCILEUDA MARIA DE OLIVEIRA BARBOSA - Gostei muito desse comentário, portanto quero ser correspondidaLucileuda - 29/09/2011 15:44:44

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.