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Frases para dizer no trabalho e ter sucesso na carreira

Conheça as palavras que devem ser ditas para cativar colegas, seu chefe e se dar bem no trabalho

Atualizado em 25/06/2012

Reportagem: Celeste Perron - Edição: MdeMulher

Frases para dizer no trabalho

Saiba como se livrar de saias justas dizendo as coisas certas
Foto: Getty Images

META 1 - Esquivar-se de perguntas que não quer responder: "Eu gostaria de pensar sobre o assunto. Posso lhe mandar uma análise à tarde?"

O supervisor, de repente, lança uma pergunta que você não tem a menor ideia do que ele está falando. Nunca o deixe perceber isso. "Se prometer que em pouco tempo fará chegar às mãos dele um relatório detalhado, ele não só vai parar de constrangê-la com perguntas como deverá achar que você dá tanta importância ao assunto que não quer apresentar uma resposta ineficiente", diz a especialista em etiqueta empresarial Dana Casperson. Esse tipo de resposta não apenas livra a sua cara como também revela que você é prestativa e cuidadosa. Naturalmente, vai ter de se virar para cumprir a promessa e apresentar um memorando na hora prometida.

META 2 - Dar más notícias sem pessimismo: "Acabei de levar um choque!"

Transmita as más notícias de forma a provocar um mínimo de rancor. Respire fundo e, sem que sua voz demonstre emoção, diga: "Acabei de levar um choque". Nunca use a palavra problema para descrever uma situação desfavorável. "Porque soa como algo fora de controle e impossível de ser manejado. Se você usar algo mais suave, vai passar a ideia de que surgiu um obstáculo que pode ser ultrapassado", explica Mel Silberman, autor de People Smart: Developing Your Interpersonal Intelligence (Gente esperta: desenvolvendo a inteligência interpessoal). "E diga sempre nós, para dar a entender ao chefe que vai ajudar no que for possível, e não que está apenas despejando o problema nas costas dele", diz Karen Randall, autora de The 12 Truths about Surviving and Succeeding in the Office (As 12 verdades sobre a sobrevivência e o sucesso profissional).

META 3 - Mostrar que sabe trabalhar em equipe: "Fulana teve uma idéia brilhante."

Referências elogiosas aos colegas melhoram a própria imagem perante os superiores, segundo Harry Chambers, autor de Getting Promoted (Conquistando promoções). "Como a maioria das pessoas é competitiva demais ou superinsegura para fazer isso, você vai mostrar que é uma vencedora". Além disso, estará firmando nas entrelinhas que sabe trabalhar em equipe e apreciar os feitos dos outros.

META 4 - Convencer uma colega a ajudá-la: "Suas ideias são indispensáveis para o projeto."

Seu objetivo é obter colaboração para uma tarefa difícil (leia-se chata e que não vai lhe render uma promoção) e há uma colega no setor que tem talento para realizá-la bem e rapidamente. Como convencê-la a dedicar tempo e cérebro ao tal trabalho e ainda ficar entusiasmada e satisfeita com a atribuição? Com elogios e a sua promessa de devolver o favor. “Diga-lhe que só ela pode dar a qualidade que a tarefa requer e que você sabe que ela não vai se negar a ajudar”, sugere Silberman. Ao perceber hesitação, continue: "Vou ficar devendo essa para você". As pessoas gostam de saber que os outros têm uma dívida com elas. Importante: se receber cumprimentos pela atividade realizada, não se esqueça de dar o crédito à sua co-autora.

META 5 - Pôr um ponto final em comportamentos inadequados: "Acho que aqui não é lugar para essa conversa."

Se um colega começar a elogiar seu corpo ou resolver falar sobre sexo de um jeito que a deixe um pouco desconfortável, use essa frase para pôr um ponto final na conversa. Talvez ele não esteja com segundas intenções, talvez sim. Não importa. Os especialistas em carreira recomendam dar uma resposta firme, mas nada comprometedora, como essa. O autor do comentário deverá perceber que foi inconveniente e tomar mais cuidado com o que disser. Agora, se ele continuar falando bobagens, trata-se de um sujeito perigoso - e é melhor falar sobre isso com a chefia.

META 6 - Tornar-se indispensável a seu chefe: "Vou tomar providências imediatamente!"

Não é sábio demonstrar ansiedade diante de um problema levantado pelo chefe, pois acrescenta mais um stress aos vários que ele já tem. Em compensação, a frase "Vou tomar providências imediatamente" quer dizer, para quem ouve, "Não se preocupe com isso", o que tira uma carga de cima dos ombros do seu superior. Além de acalmá-lo, passa a mensagem de que já está trabalhando na solução.

META 7 - Aliviar a sua carga de trabalho: "Sei da importância dessa tarefa. Podemos, rever as minhas prioridades?"

O seu gerente lhe dá mais uma atribuição realmente espinhosa e você já tem uma lista infindável de tarefas para cumprir. Dizer simplesmente "tudo bem" e não conseguir cumprir o que foi pedido no prazo determinado é uma péssima ideia. De acordo com Chambers, você deve, em primeiro lugar, enfatizar que sabe bem da importância do projeto. Depois, pedir a ajuda dele para estabelecer as suas prioridades. Assim seu superior poderá medir o volume de trabalho que você tem e ajudá-la a redimensioná-lo. Algumas terão de ir para o fim da lista - com a autorização dele, claro.

META 8 - Admitir que errou sem parecer fracassada: "Não foi um erro intencional."

A forma como você encara as inevitáveis falhas profissionais determina até que ponto as consequências irão arranhar a sua imagem. É essencial reconhecer os próprios erros, mas nada de exagerar no arrependimento e na culpa diante das pessoas afetadas. A ideia é assumir o que fez sem chamar muita atenção para o deslize. Um pedido de desculpas curto e delicado deve colocar um ponto final na questão. Você pode terminar dizendo algo como: "Isso não vai acontecer de novo".

META 9 - Brilhar na festa de fim de ano do escritório: "Eu gostaria muito de saber o que o senhor pensa sobre..."

Você se depara com um figurão da empresa na festa de confraternização dos funcionários e precisa inventar algo rápido para puxar conversa. É uma chance de ouro para se fazer notar. Mas qual a coisa certa a falar? Comentar os problemas rotineiros do escritório não é apropriado nesse ambiente mais descontraído. O livro Como Brilhar no Trabalho (de Robert Kelley, Editora Campus) sugere perguntar o que ele pensa sobre algum aspecto profissional,porque demonstra que se interessa pelas ideias dele e que está preocupada com a saúde da empresa. Por exemplo, peça a opinião dele sobre as tendências do setor ou sobre a ameaça da nova concorrente. "Esse bate-papo informal poderá lhe render conhecimentos valiosos". Outra sugestão é contar que está fazendo um curso muito interessante. É um jeito sutil de revelar que você procura se atualizar.

META 10 - Receber críticas sem ficar com raiva: "Obrigada por me avisar, vou pensar seriamente nas suas sugestões."
Ser corrigida ou criticada é constrangedor e perturba a sua paz de espírito. Só que você não deve demonstrar que ficou zangada com o que ouviu, e sim que entendeu a mensagem. "A frase acima cai bem, porque revela respeito sem demonstrar fraqueza", diz Randall.

Frases que não devem ser ditas

Jamais diga: "Essa não é a minha área." Porque: os patrões valorizam profissionais flexíveis a mudanças e dispostas a aprender qualquer coisa relacionada ao cargo que ocupam. Portanto, mergulhe de cabeça em qualquer atribuição que agregue valor ao seu currículo e terá recompensas.

Jamais diga: "Estou muito ocupada." Porque: esse argumento é frágil aos olhos do chefe, que deve estar tão ou mais sobrecarregado que você. Então, não espere que ele passe a mão em sua cabeça. Redefina suas prioridades e coloque o pedido dele o mais perto possível do topo.

Jamais diga: "Não sei fazer isso." Porque: profissionalmente, não sei equivale a não quero. Peça ajuda, consulte a internet ou use qualquer outro meio para descobrir como dar cabo a uma tarefa.

Jamais diga: "Estou totalmente por fora." Porque: a frase dá a entender que não está levando a sério a incumbência ou que anda com a cabeça nas nuvens. Não dê essa desculpa esfarrapada e faça da solução de um problema no trabalho um ponto de honra.

Jamais diga: "Estou no meio de uma crise pessoal." Porque: não misture saga particular com emprego. Se o problema for sério, marque uma reunião com o seu chefe para explicar o que está acontecendo. De outra forma, não espere ser dispensada para resolver os dramas extraprofissionais.

Comentários

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