(none)

Redes sociais: como sua foto de perfil pode ajudar na carreira

Nas redes sociais, a sua imagem vale mais que mil palavras. Preparamos um guia para você escolher o retrato mais adequado e fazer bonito online

Atualizado em 30/04/2013

Reportagem: Job Henrique Casquel / Edição MdeMulher

Conteúdo VIVA!MAIS

A foto é a primeira coisa que olhamos em qualquer perfil de rede social. Os empregadores também
Foto: Getty Images


Quem está em busca de um novo emprego e participa de processos seletivos está sujeito a ser "xeretado" pelos entrevistadores nas redes sociais. Pode-se dizer que a internet abriu um novo critério na hora do recrutamento.

A foto é a primeira coisa que olhamos em qualquer perfil de rede social. Vacilar no retrato compromete sua imagem na internet. Para se sair bem, não é necessária uma grande produção. Se você gosta de se olhar no espelho, já deve ter encontrado seu melhor ângulo. Poses infantis e ou "biquinho" estão fora de cogitação. A seguir, dicas para evitar os erros mais comuns e arrasar no Facebook, Twitter, Instagram etc.


Cada um no seu quadrado
Nas redes sociais as fotos são quadradas e nas câmeras, retangulares. Ao colocar um retângulo num quadrado, o rosto sai do centro. Evite isso com o zoom ou fique perto da câmera. Se a foto já foi tirada, use o PhotoScape.


O amigo das fotos
O PhotoScape é um programa gratuito e leve. Ideal para trabalhos simples, seleciona um pedaço da foto ou diminui seu tamanho. Para ousar, aposte nos filtros, mas cuidado para não exagerar! Baixe em abr.io/PhotoScape


Atenção à resolução
Imagine uma sacola de supermercado, com a logomarca na lateral, esticada até não poder mais. Fica distorcida, né? O mesmo acontece quando você usa uma imagem pequena na sua exibição, dando aquele efeito de quadradinhos. Se ocorreu isso com alguma foto sua, escolha outra.


Faça sua foto brilhar!
Mais frustrante do que um perfil sem foto é um perfil com foto escura. As sombras podem dar um certo tom de mistério e sensualidade na medida, mas perder a mão e estragar a foto é muito fácil. Na dúvida, não arrisque e ligue o flash da câmera!


O perfil é seu, não nosso!
Deixe fotos em grupo para o álbum ou para a capa da Linha do Tempo, no caso do Facebook. Se você saiu linda em uma foto em grupo, recorte seu rosto. Quem não a conhece terá dificuldades em descobrir de quem é o perfil.


Formal na medida certa
Uma postura descontraída demonstra segurança e tranquilidade. Um sorriso é sempre bem-vindo, mas mostrar a língua é um exagero. Também não precisa fazer cara de poucos amigos. Encontre um meio-termo amigável e comportado. Fotos com bebida alcoólica estão proibidas!


Quem mostra o passado é museu!
Você pode estar linda naquela foto tirada há cinco anos, mas muita coisa mudou nesse tempo. Usar uma foto antiga no perfil engana os visitantes. Por mais fofa que seja a sua foto quando criança, use imagens que foram tiradas no máximo há três anos. Isso evita decepções na hora de um encontro pessoalmente.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

santiago mariano - desejo ficar conhecido pelo mundo afora - 16/05/2013 11:57:52

Cid R. Andrade - Eu não daria a sugestão de ligar o flash. A maior parte das pessoas não sabe usá-lo, fica aquela foto lavada, o resultado fica ruim. Prefira ficar perto de uma janela, em um ambiente claro, de modo a não ter sombras fortes no rosto - 15/05/2013 15:46:18

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.