Saiba como economizar dinheiro com compras inteligentes

Listamos 10 situações nas quais a melhor forma de poupar é gastar com sabedoria

Atualizado em 22/11/2011

Gabriela Loureiro

Mulheres comprando

Saiba como poupar dinheiro fazendo compras inteligentes
Foto: Getty Images

Pode abrir a carteira: é possível economizar sem picotar os cartões de crédito. Conheça 10 situações em que é permitido gastar para conseguir economizar dinheiro:

1. Família troca tudo
Quando algum móvel ou eletrodoméstico começar a apresentar problemas, pode valer a pena trocá-lo em vez de consertá-lo. Por exemplo, para mudar o estofamento de um sofá de tecido de três lugares, que já tem mais de cinco anos, sem risco de estragá-lo, o custo é de, em média, mil reais. Com mais 500 reais, você compra um sofá novo e de qualidade, que vai durar muito mais do que o seu, que já está velho e feio.

2. Checkup no carro
Os gastos com consertos de peças são maiores do que as revisões que a gente esquece que é preciso fazer. Se você deixar de gastar 20 reais na troca de um simples filtro, o prejuízo será de 200 reais na troca da bomba de combustível - além de ter de gastar o salto dos seus sapatos incríveis enquanto ficar a pé. Faça um checkup de seis em seis meses no seu veículo.

3. Mais por menos
Compre pacotes de tratamento estético. Em vez de pagar, por exemplo, 60 reais pela drenagem linfática, feche dez sessões e pague 450 reais. Você precisará de pelo menos dez visitas à clínica para obter os resultados, e vai economizar 150 reais! E ainda terá uma excelente desculpa para ir toda semana à massagem... Pura economia!

4. Direto na fonte
Se você precisa de muitas roupas ou eletrônicos, vale a pena procurá-los no exterior. O preço de um iPhone no Brasil varia de 1 800 a 2 100 reais. Nos Estados Unidos, o celular custa em torno de mil reais. Se você quiser, por exemplo, uma calça jeans da marca Diesel, óculos Ray-Ban, um tênis Nike Shox, um perfume Chanel nº 5, uma camisa polo da Lacoste, um vestido da Tommy Hilfiger e um batom da M.A.C, por aqui você gastaria, em média, 2 500 reais. Nos Estados Unidos, as compras sairiam por 800 reais. Com essa diferença, você consegue comprar passagens promocionais de ida e volta para Nova York.

5. Natal o ano todo
Faça uma relação dos presentes que dará no ano. Organize quanto pretende pagar e compre todos os que puder em liquidações ao longo dos meses. Se você quer gastar, por exemplo, 100 reais em cada mimo que vai dar à sua mãe no ano, no total desembolsará pelo menos 300 reais. Adquirindo os três em liquidações, pode pagar 50 reais cada um, economizando 50%. É melhor não inovar. Se você errar no presente, não vai conseguir trocá-lo e terá prejuízo. Invista em itens genéricos, como produtos de beleza para mulheres e livros para os homens.

6. Uma vez por mês
Faça compras mensais no supermercado e aproveite para adquirir produtos que você usa bastante em embalagens maiores. Vale mais a pena levar um pacote com 24 unidades de papel higiênico, um item indispensável e sem prazo de validade, pagando 28,80 reais (1,20 real por rolo), do que um pacote com quatro, por 1,40 real a unidade. E você ainda não corre o risco de ficar toda semana sem papel higiênico, que ninguém merece!

7. Férias agora
Pague com 60 dias de antecedência tudo o que se refere à sua viagem. E à vista. Na última hora, o preço será maior. Privilegie pacotes de agências de turismo com tudo incluso. Anote quanto pretende (e pode) desembolsar e controle a sua grana para não voltar de um mergulho em Fernando de Noronha submersa em dívidas!

8. Quase toda lisa
A depilação a laser não é barata, mas é econômica. Em vez de gastar 10 reais para depilar as axilas semanalmente, pague 400 em seis sessões de depilação a laser e nunca mais se preocupe antes de levantar os braços! Apenas consulte um dermatologista para saber se o tratamento é indicado.

9. Passagem free
Use seu cartão de crédito para acumular milhas! Quem gasta cerca de 2 mil reais por mês ganha o equivalente a uma viagem nacional por ano, sendo que a anuidade desse tipo de cartão varia de 60 a 200 reais.

10. Seja fiel
Fidelize estacionamento e academia para conseguir descontos. Em vez de pagar, por exemplo, 20 reais a diária no estacionamento perto do trabalho, faça um plano por 300 reais adiantado todo mês e poupe 100 reais! A maioria das academias também oferece desconto para quem fecha o semestre ou ano. Mas só vale se você frequentá-la pelo menos três vezes por semana, todos os meses! É o mínimo necessário para você alcançar um resultado positivo também no seu corpo.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

"As of right now, the situation with Mo Couch is we've declared him ineligible for this game," Jones said Thursday during his weekly interview with Nashville radio station 104.5. "Right now our compliance group is currently in the process of working through all the details and logistics of the situation. That's all we kind of know right now, but as of right now moving forward, he will not make the trip to Oregon." philadelphia eagles dog jerseys http://www.petalosdipauli.com/images/ncaajerseys.aspx?8 - 24/10/2013 03:28:15

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.