6 passos para conquistar seu aumento já

Para conseguir um aumento, você precisa se planejar antes de barganhar com seu chefe. Reunimos seis passos para que a sua empreitada seja um sucesso

O passo mais importante é avaliar o próprio desempenho na empresa
Foto: Getty Images

Você quer pedir um aumento, mas está insegura. Então, saiba que para arrasar na sala de reunião com o chefe, é imprescindível estar preparada. O passo mais importante, segundo especialistas em recursos humanos, é avaliar o próprio desempenho na empresa. “Não adianta ser uma profissional comum, que apenas atinge metas. Isso a maioria já faz! É preciso se destacar”, fala Marcos Assi, professor da Trevisan Escola de Negócios. Você tem de ir além das expectativas, trazer ideias novas e mostrar interesse pelo que faz.

Se depois de pensar bastante você estiver certa de que merece ganhar mais, é porque chegou a hora. Então, respire fundo e marque uma conversa com seu gestor. Mas antes de falar com ele, veja o passo a passo que preparamos para você se dar bem nessa empreitada.

1. Estude o momento

Sonde a situação da empresa. Verifique, por exemplo, se a companhia está demitindo ou contratando. Veja se as metas foram atingidas. Se as contas fecharam no vermelho, esqueça! Melhora adiar a conversa.

2. Observe os sinais

Chefes dão pinta de que estão gostando de seu trabalho. Se ele faz elogios ou a encarrega de atividades extras, é sinal que tem confiança em você. Lembre-se, gata, não adianta pedir aumento se você não estiver além das expectativas!

3. Seja sincera

Diga ao superior que precisa conversar e seja clara sobre o motivo. Você pode marcar uma reunião ou até um papo informal. Não tem problema convidá-lo para um café ou almoço, mas antecipe o assunto, OK?

4. Afie o discurso

Tenha os argumentos na ponta da língua. Eles são decisivos para barganhar valores. Fale sobre resultados positivos e destaque seu comprometimento com a empresa. Mantenha o otimismo e a segurança!

5. Venda seu peixe

Cite cursos de capacitação e atividades complementares. “As companhias apreciam profissionais que se valorizam”, fala Izabel de Almeida, diretora da empresa de recursos humanos Thomas Case & Associados.

6. Tenha um plano B

Se o pedido for negado, você pode virar o jogo. Ouça os motivos do “não” e, depois, pergunte o que pode ser feito. Trace um plano com seu gestor e prometa cumpri-lo para obter um aumento na primeira oportunidade.protector contra o cancro.

 
É zica fazer…
 
Ameaças
Nada de dizer “se não me der aumento, eu saio”. Se não rolar, você ficará numa baita saia justa!

Comparações
Citar salário ou desempenho de colegas soa infantil e deselegante.

Fofocas
Não diga coisas do tipo “soube que fulano…¿¿ Fuxico é ruim para a imagem do profissional.

Reclamações
Falar que não é valorizado pela empresa ou alegar problemas de ordem pessoal é queimar o filme.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s