Aprenda a economizar junto com seu marido

A falta de diálogo afeta as finanças e pode acabar com seu casamento. Veja dicas para conversar sobre dinheiro com seu marido para vocês economizarem juntos

Aprenda a economizar junto com seu marido

Seguindo direitinho essas dicas, em 60 dias você já verá os resultados!
Foto: Dreamstime

1. Identifiquem o perfil de cada um
Quando o assunto é dinheiro, você faz mais o perfil gastadora, poupadora ou desligada? E seu marido? Tentem se tornar um casal investidor guardando nem que sejam R$ 10 na poupança todo mês.

2.  Tenham objetivos em comum
Ele quer uma moto e você, reformar a casa? Ter uma meta comum faz com que a grana não se torne tentadora em momentos difíceis, como quando acontece aquela liquidação no shopping, por exemplo.

3. Conversem sobre o assunto
Quem ganha mais tende a dar as ordens em casa, mas isso não é lei. Conversar naturalmente sobre dinheiro ajuda a evitar dívidas e definir prioridades na hora de gastar. Façam isso até na frente das crianças – isso estimula os pequenos a lidar com dinheiro.

4. Unam esforços
Abra uma conta conjunta para planejar o dinheiro a dois. Com contas separadas, pagamos o dobro de tarifas. Escolham o banco que oferecer mais benefícios e menores taxas.

5. Tenham só um cartão de crédito
Isso economiza na anuidade e acumula bônus oferecidos pelas operadoras de cartão de acordo com seus gastos.

6. Crie uma mesada
Tanto você quanto seu marido podem ter uma espécie de mesada. O valor deve ser igual para os dois, mesmo que um ganhe mais.

7. Faça orçamento
Anote num caderninho tudo o que vocês gastam. Dessa maneira, fica mais fácil ver onde há desperdício. Imponha limites em cada categoria.

8. Fuja das armadilhas comerciais
Poupe hoje, presenteie no futuro: nada de compras no Natal ou Dia dos Namorados. Troquem cartas de amor no dia e, uma semana depois, quando os preços tiverem baixado, estão liberados para ir às compras. Se conseguir, faça o mesmo no Dia das Crianças.

9.  Divirta-se!
Tenha uma verba para “sair da rotina”, ir a um restaurante, fazer uma viagem, se dar um agrado ou até cozinhar um prato que leve algum ingrediente um pouquinho mais caro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s