8 dicas práticas para deixar sua casa mais quentinha agora mesmo

Com hábitos simples e coisas que você já tem em casa (ou que sejam muito fáceis de adquirir) dá para afastar o frio da sala, dos quartos e dos banheiros

Para quem gosta, o frio é lindo do lado de fora de casa: circula-se por aí usando touca, cachecol, luvas e casacos, e as baixas temperaturas ficam até estilosas. Mas dentro de casa o que todo mundo quer é conforto e aquela sensação gostosa de quentinho. Se der para conseguir isso rapidinho e sem gastar muito dinheiro, melhor ainda.

“Cortinas de veludo são capazes de impedir a entrada do frio e de aquecer os cômodos, mas requerem um investimento financeiro grande. Também são uma solução que vai dar dor de cabeça depois de poucos meses, porque ninguém aguenta a retenção de calor quando chega a primavera”, diz a decoradora Lúcia Ferrari, que destaca que, além disso, é preciso ter espaço para armazenar as peças enquanto o calor não for embora.

Leia também: 24 dicas para manter a casa limpa e saudável no inverno

A arquiteta e decoradora Sandra Portela pensa algo semelhante em relação aos tapetes típicos de inverno: são lindos e quentes, mas e depois que o frio for embora? “Não é muita gente que pode ficar trocando os tapetes a cada mudança de clima. Então é melhor ficar com os que já tem e, quando a temperatura cair, usar pantufas bem reforçadas para não sentir tanto o frio que vem dos pisos”, sugere.

Lúcia e Sandra deram oito dicas práticas e que não custam (quase) nada para você conseguir deixar sua casa mais quentinha ainda hoje.

1. Posicione o sofá e a cama onde eles peguem claridade durante o dia

Por mais que o sol esteja fraco, alguns raios dele entrarão pela janela e aquecerão o que estiver em seu caminho. “Móveis e tecidos retêm calor e o irradiam nas horas seguintes, por isso é bom que justamente o sofá e a cama fiquem na direção do sol. Eles são maiores e, normalmente, de materiais mais adequados para esse fim”, esclarece Sandra.

2. Feche todas as camadas de janelas antes de escurecer

Além dos vidros, é preciso fechar as venezianas ou persianas de suas janelas para manter a casa quentinha. Lúcia conta que o calor “escapa” pelo vidro depois que o sol se põe – e daí de nada terá adiantado reter o mínimo do sol nos móveis durante o dia.

(fotooxotnik/Thinkstock)

3. Não esqueça as cortinas abertas à noite

Esta dica segue o mesmo princípio da anterior (sobre as camadas de janelas e o escape do calor), com o adicional de que as cortinas, por mais finas que sejam, funcionam também como uma barreira extra para o vento que possa entrar pelas frestas que ainda não tenham sido vedadas. E então passamos para a próxima dica.

4. Vede frestas de janelas com fita adesiva e tecido

Por menor que seja uma fresta na janela, por ela entrará o vento frio lá de fora. A solução é vedar. Lúcia ensina um método bem simples: cole tecido em um lado de uma fita adesiva dupla face e cole o outro lado da fita no batente da janela em que haja a fresta. “Se o vão for maior que isso, é só colocar mais camadas de tecido e fita adesiva, que nem um sanduíche, até chegar à espessura necessária”, recomenda a decoradora.

Ah, e escolha um tecido bonito que combine com a decoração do ambiente, porque ele ficará um pouco à mostra.

5. Espalhe cobertores e mantas pela casa

(GennadiyUdovichenko/Thinkstock)

Eles ajudam a reter o calor do ambiente e são muito úteis quando você precisar ficar quentinha assistindo à TV ou lendo um livro em algum lugar que não seja o quarto. “E dão um toque mais charmoso e com cara de inverno à decoração. As estampas combinam com tudo”, opina Sandra.

Deixe sempre um prontinho para ser usado e outros dobrados por perto. Nunca se sabe se pode esfriar ainda mais.

6. Impeça a entrada de ar frio pela parte de baixo das portas

O ideal é adotar o uso de rolinhos específicos para esse fim – eles são facilmente encontrados em lojas de materiais de construção e em bazares de utensílios para a casa. Se você não os tiver à mão, improvise com toalhas até comprar a quantidade necessária.

“Bonito não fica, é uma solução quebra-galho para resolver o problema do frio. Tem que ter muita consciência de que é temporária e providenciar o quanto antes as barreiras adequadas”, diz Lúcia.

(jonah_m/Thinkstock)

7. Seque o espelho do banheiro após o banho

Com toalha e secador de cabelos. “O vapor que se fixa ao espelho durante o banho vai depois se transformar em gotas d’água que escorrerão para a pia ou para o chão. Como não há calor para secá-las, essa água ficará empoçada e esfriará o banheiro”, justifica Sandra.

8. Prefira fazer comidas no forno

O calor irradiado pelo forno aquece a cozinha e os cômodos mais próximos dela – o que sai das bocas normais do fogão não tem esse poder. Experimente receitas – faça arroz de forno, bolos e o que mais der vontade – e deixe a casa quentinha.

E quando acabar de cozinhar, deixe a porta do forno aberta, para aproveitar o calor dele até o último segundo.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s