(none)

7 Receitas caseiras para tratar seu bicho

Resfriado, alergia a pulgas, ansiedade... Aprenda a tratar esses e outros problemas com remédios naturais!

Publicado em 13/07/2010

Mariana Viktor

Conteúdo ANAMARIA
Cachorro no sofá

Basta pingar uma gota de chá de arruda na pele para afugentar pulgas do seu cachorro
Foto: Getty Images

1. Acabe com qualquer tipo de sarna
Remédio natural: melão-de-são-caetano(ou melão amargo)

Antes de usar essa receita tenha certeza de que é sarna mesmo. Fungo, alergia e outras doenças de pele também causam queda de pelos. Se for sarna, diariamente, por três semanas, dê um banho normal no bicho, seque com uma toalha e aplique o suco puro do melão. Deixe agir por 10 minutos (ele não pode lamber, é tóxico!), enxágue bem e seque.


2. Aumente a resistência do seu pet
Remédio natural: aveia

Se ele estiver doente, misture na ração entre 1 e 2 col. (café, chá, sobremesa ou sopa, conforme o tamanho do cão), ou até 1 col. (chá) se for um gato. Mas se ele está dodói do aparelho digestivo, a aveia pode dar diarreia! Nesse caso, use o chá das folhas.


3. Acabe com cólicas e desintoxique seu animal
Remédio natural: água de arroz e chá de erva-doce

A água de arroz ajuda a desintoxicar e o chá alivia cólicas. Lave arroz cru (use de cada vez um copo de água para cada ½ xícara de arroz comum) e separe a terceira passagem da água. Coloque numa seringa sem agulha e dê um pouquinho do líquido várias vezes ao dia. Intercale o remedinho com chá de erva-doce, que alivia as cólicas.


4. Para acalmar bichos que ficam sozinhos
Remédio natural: folhas de maracujá (passiflora)

Numa panela sem tampa, ferva por 10 minutos de 3 a 5 g de folhas de maracujá em 250 ml de água. Quando esfriar, misture esse chá na água que o animal bebe.


5. Espantar pulgas e carrapatos
Remédio natural: arruda

Prepare uma infusão com 20g de folhas de arruda em 1 litro de água quente (sem ferver) e use como a última água de enxágue após o banho normal. Deixe secar naturalmente. Galhos da erva-de-santa-maria sob a cama deles agem como repelente.


6. Cicatrização mais rápida para pequenos machucados
Remédio natural: couve

Coloque uma folha de couve macerada sobre Coloque uma folha de couve macerada sobre o ferimento. Mas, se ele insistir em comer o curativo, use o plano B: deixe a couve pra lá e misture 1 parte de tintura de calêndula em 2 partes de água fervida e filtrada e passe no machucado de três a quatro vezes ao dia.


7. Aliviar sintomas de gripes, resfriados e tosses
Remédio natural: guaco

O veterinário já deu o diagnóstico? Então prepare o xarope: ferva 6 folhas picadas de guaco em ½ litro de água, coe, misture o suco de 1 limão e adoce com 3 col. (sopa) de mel puro. Dê 1 col. (de chá, sobremesa ou sopa, conforme o tamanho do bicho), de três a quatro vezes ao dia.


Fonte: Elizabeth Estevão, médica veterinária, mestre em homeopatia e professora dos cursos de homeopatia e fitoterapia da Facis-Ibehe.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

cida nogueira - gente tenho um chau chau lindo lindo macho de 2 aninhos e meio e um dia vi umas manchinhas parecendo mofo qual um remédio caseiro pra mim ai me ajudem to fikando preocupada :( me ajudem! - 18/01/2014 20:47:07

Zana - dicas - 21/10/2013 14:51:16

Eliana - Gostei das dicas e vou seguir as que falam do controle de pulgas. Tenho 4 c¿es e 16 gatos.O que preciso urgente resolver ¿ o fato dos c¿es comerem fezes...dos gatos!! A veterin¿ria disse que as fezes dos gatos s¿o palat¿veis para os c¿es devido ao alto n¿vel de prote¿na da alimenta¿¿o deles, mas n¿o me deu a solu¿¿o. Existe alguma dica 'natural' pra eu resolver isso? Enquanto n¿o a tenho, o que fa¿o ¿ deixar a caixa de areia no alto, mas convenhamos que melhor seria se eles nunca comessem. Podem me ajudar? - 26/08/2013 02:00:45

Adriana - ola, gostaria de saber como trato o mal halito do meu gato de forma natural. grata - 03/08/2013 13:38:27

Tabat¿ - Ol¿ Denise, tudo bem!, minha Linda tem 13 anos, est¿ com rabujo de cachorro j¿ levei ao pet., ele j¿ fez o procedimento duas vezes(espremendo) saiu um liquido muito fedido, porem n¿o passou medicamentos, ela continua a se cocar, voc¿ sabe algum rem¿dio natural para curar o tal do Rabujo de Cachorro. Ela tamb¿m tem muitas cores articulares toma Condrontom de 500mgr.Amei se site,Bjs Tabat¿ - 26/07/2013 11:56:49

Silvana G Vasconcelos - Bom dia!!!Nesse ano eu adotei dois filhotes de gato, eu j¿ tinha 3 gatos j¿ crescidinho,O problema e que h¿ 2 meses atr¿s um deles (maiorzinho) tem uma crise de espirros que n¿o passa por nada.j¿ levei o TIKO a 2 veterin¿rios e n¿o deu certo, j¿ gastei muito com rem¿dio e inser¿¿o e n¿o deu certo, o TIKO continua a espirando e muito, e v¿rios espirros de uma s¿ vez, ele n¿o teve febre, falta de apetite ou problemas respirat¿rios simplesmente ele espira muito e de vez em quando ele tosse, parece que ele esta entalado com alguma coisa, e detalhe ele vive perto do mas novinho chamado de PINGO, os dois n¿o se separam e quando separa o Pingo n¿o come direito. J¿ n¿o sei o que Faso!!!! Eu estou desconfiada que pode ser uma alergia mas n¿o tenho certeza.Por favor me ajude, me traz uma solu¿¿o eu amo o meu TIKINHO e n¿o quero ver ele sofrendo mas e tenho medo desse problema passar para os outros gatos. Eu espero respostas!POR FAVOR ME AJUDE E QUE DEUS TE ABEN¿OE OBRIGADO! - 08/06/2013 09:48:21

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.