(none)

Como diminuir a queda de pelos do cachorro

Dicas de veterinários para você amenizar a perda de pelos do seu bicho

Atualizado em 03/02/2011

Conteúdo MdeMulher
Cachorro

Cachorros de pelagem curta geralmente têm mais queda do que cães com pelos compridos
Foto: Getty Images

A troca dos pelos mortos por novos é normal durante todo o ano e se intensifica na entrada do verão e do inverno, época em que acontece a troca de pelagem. Porém para cada raça de cachorro a queda de pelos é diferente. ''Cães de pelo curto geralmente soltam mais que cães de pelo comprido'', explica Camila Guernelli, veterinária do Pet Center Marginal.


Como diminuir a queda de pelos em cães


. Seu bicho precisa tomar sol
Os animais que vivem dentro de casa, sem muitas oportunidades de tomar um pouco de sol, podem ter queda de pelos em maior quantidade. O ideal é que o animal tenha um cantinho disponível com incidência de sol - pode ser um quintal ou um espaço na sacada do prédio (protegido contra quedas, ok?).

Mas tenha sempre bom senso. ''Em excesso, a exposição pode levá-los a desenvolver câncer de pele, principalmente nos animais que têm a pele despigmentada ou rosada'', afirma o veterinário Marcelo Quinzani, do Hospital Veterinário Pet Care, em São Paulo. ''Antes de sair para passear, aplique bloqueador no focinho, na barriga, nas orelhas e em outros locais onde a pelagem é mais escassa e utilize sempre fórmulas veterinárias''.

. Cuide da higiene do animal
De modo geral, recomenda-se dar banho nos cachorros a cada 15 dias. ''Cães com pelagem densa devem tomar banho com intervalo maior para evitar que o excesso de umidade cause doenças na pele'', ensina a médica veterinária Gisela Malagueta. Se o cachorro tiver pelo curto, escove-o uma vez por semana. Já os de pelagem longa devem ser penteados diariamente para distribuir a oleosidade natural da pele e ativar a circulação. Aproveite o momento para observar se ele tem pulgas ou carrapatos.

. Complemente as refeições
A ração seca de boa qualidade é a melhor forma de o animal receber todos os nutrientes na proporção adequada, o que pode não ocorrer com alimento caseiro, biscoitos e comida enlatada. Se o problema persistir, existem vitaminas para a pele que ajudam a reforçar os pelos e diminuem a queda, mas não há como evitá-la totalmente. ''Para ministrá-las ao seu mascote, é importante conversar com um veterinário'', ressalta Camila Guernelli.

. Fique dê olho nas doenças
Elas podem aumentar a queda de pelos. ''Quando houver coceira, falha na pelagem, descamação ou feridas, deve-se verificar a causa: pode ser alergia, parasitas, desequilíbrio hormonal ou seborreia'', diz a médica veterinária Gisela Wajsfeld Malagueta. Se este for o caso, leve seu animal imediatamente ao veterinário.

* Com conteúdo da CLAUDIA, SOUMAISEU e ANAMARIA.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

wdioelfgdu zippo trick http://www.jeuxselect.fr/21-limited-edition-briquets-zippo - 24/02/2014 10:30:14

<b>daywisson</b> - Tenho uma cachorra da raça rottweiler de 2 anos e 3meses, sua pelagem cai toda hora, o que posso fazer?Já dei vitamina, a ração o sabão e o shampoo já mudei, vet. é muito caro aqui. minha ajude. obrigado. - 09/02/2014 11:58:54

<b>patricia dolores lucato dos santos</b> - meu cachorro esta com uma coceira danada e tambem está perdendo pelos,estou dando cort-trat,será que esse remedio vai ajudar a diminuir a coceira.cuidamos muito bem dele,e nao consigo entender pq apareceu essa coceira nele,as vzs damos pao pra ele comer será que é por isso.me ajude por favor - 17/11/2013 08:58:59

<b>giovanna vieira da silva</b> - Amo o Tobias... meu poodle negrinho de estimação...ele é show de bola...tem 8 meses...solta muito pelo ...mas é um pelo mas fino do que lhe parece ter. Me dê umas dicas... Amo esse cara!!! - 14/09/2013 01:17:53

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.