O tipo de ração ideal para o seu pássaro

Para viver bem na gaiola, o passarinho precisa se alimentar com uma ração específica, rica em nutrientes, proteínas e vitaminas

Publicado em 13/05/2011

Regina Pereira

Calopsita

As penas indicam se o pássaro está vitaminado: cor e forma devem ser uniformes
Foto: Dreamstime

Ostentar penas coloridas e ainda cantar bonito não é nada fácil quando faltam nutrientes. "O alpiste sozinho não supre as necessidades das aves", comenta o zootecnista João Luciano Rodrigues, de Conchal, no interior de São Paulo. Hoje, para garantir a vitalidade do animal na gaiola, há formulações que acrescentam ingredientes ricos em proteínas, vitaminas e minerais às sementes.

Segundo o veterinário Aulus Carciofi, a desnutrição está por trás da maioria dos problemas que levam os pássaros aos consultórios. "Doenças respiratórias e infecções podem ser desencadeadas pela má alimentação", exemplifica.

A aparência mirrada do passarinho não define um quadro de carência. Outro ledo engano é pensar que um tipo aparentemente fortão está bem nutrido - ele pode encher o papo de comida pobre, mas calórica. As penas, estas sim, é que indicam se o animal está vitaminado. Cor e forma devem ser uniformes. Manchas e contornos muito irregulares denunciam deficiências ao longo do crescimento.

A ração ideal para o seu passarinho

As rações evoluíram a ponto de algumas serem formuladas para determinadas espécies. Para não cantar só as suas vantagens, é bom deixar claro um risco embutido: costumam ser gostosas e, por isso, o bicho se esbalda. "Veja no rótulo a porção recomendada para cada espécie", aconselha João Luciano Rodrigues. Ou - nem os pássaros escapam! - é obesidade na certa e, diga-se, ela encurta a vida da ave.

Frutas e verduras, que podem fazer parte do cardápio, também devem ser oferecidas com moderação. Até porque, embora forneçam fibras, têm suas doses de agrotóxicos - e os pássaros são muito sensíveis a eles. Aliás, quer investir na saúde do passarinho? Então, só lhe dê vegetais orgânicos.

Canário: as rações para canarinhos capricham nas doses de vitaminas do complexo B. Sem elas a ave não obtém energia de outros nutrientes para a sua cantoria e até desafina.

Pássaro-preto e sabiá: essa dupla é fã de proteínas, sempre presentes com fartura em suas rações. Na natureza, adoram comer larvas de insetos - ótimas fontes do nutriente, que atua na formação dos tecidos e das penas.

Agapornis e calopsita: parentes do periquito, eles também precisam de iodo na ração para evitar o crescimento do papo. Mais exigentes que seu primo, gostam de grãos de tamanho médio, como o arroz com casca. Ou nada feito.

Periquito: iodo é essencial para esta ave. A falta do mineral pode contribuir para o aumento do papo - uma bolsa perto do esôfago que armazena alimentos. Se cresce muito, há risco de sufocamento.

Papagaio: ele é um gourmet e só devora o prato se tiver grãos graúdos. Amendoim e sementes de girassol estão entre os petiscos favoritos. Mas, com tanta gordura, é preciso dar uma força para o fígado. Como? Suplementando as sementes com vitaminas do complexo B.

Higiene é fundamental

Limpe o comedouro diariamente com álcool, secando-o bem. Restos de ração umedecidos acumulam fungos superperigosos. Um deles, o Candida albicans, provoca lesões na moela, órgão do aparelho digestivo. "O pássaro, então, deixa de comer e morre desnutrido", alerta o zootecnista João Luciano Rodrigues. A vasilha de água também precisa se manter limpa. Ou a água vira uma sopa de micróbios.
 

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

mbt sport grey O tipo de ração ideal para o seu pássaro - Bichos - Casa - MdeMulher - Editora Abril mbt schuhe 37 http://cuedspeech.org/mbt-shoes.asp - 12/11/2013 22:04:38

Olinda E.Roth - Este final de semana achei no meu gramado no sitio uma calopsita sinza e pelo porte ja eh bem adulta ( tamanho de um periquito)a plumagem eh cinza azulada com as penas das azas contendo branco... as penas da cauda sao pretas e duas (uma de cada lad) amarela com listras pretas.......nao tem anel de identificação e tambem nao sei quem a soltou na redondeza... o proximo sitio fica muito distante. Tenho outros passaros (como mergulhao, quero-quero, anhu, piriquito, canarios,saracura, seriema, jacu, papagaio verde com vermelho, entre outros)que sobrevoam o sitio fazem ninho no meio dos meus vazos suspensos.Esta Calopsita eh muito mansa e percebi que ela foi acostumada em gaiola........O que devo fazer para mantger este animal:::::::::: - 04/11/2013 21:18:52

BbehNl fdjcjaqpsema - 23/07/2011 11:06:03

HHIS I should have tohuhgt of that! - 23/07/2011 07:22:24

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.