(none)

Cortina ou persiana: afinal, qual escolher?

De tecido ou persiana, a cortina é um detalhe importante na decoração: garante privacidade e sofisticação aos ambientes

Publicado em 14/03/2013

Reportagem: Fernando Gazzaneo / Edição: MdeMulher

Conteúdo VIVA!MAIS

Cristais Svarovski pontuam o bordado com linha rosa choque no detalhe da cortina.Para que o requinte não ficasse exagerado, o restante da decoração feita por Mari Ani Oglouyan é leve
Foto: Divulgação


A arquiteta Marina Barotti esclarece várias dúvidas pra você arrasar na escolha e deixar seu lar ainda mais chique. Confira:

Como acertar no tamanho da cortina?

"Cortinas e persianas são essenciais para janelas sem venezianas ou para ambientes onde bate muito sol. Elas ainda ajudam na conservação dos móveis, eletrônicos e pisos de madeira, que sofrem danos com a luz solar", diz a arquiteta. Ao escolher o tamanho da cortina ou da persiana, é importante colocar, no mínimo, mais 30 cm na largura e no comprimento. Também leve em consideração:

Na sala, se a janela for pequena, o melhor é a cortina de tecido que fique até a 1 cm do chão. Assim, você evita que a sala fique com cara de cozinha.
Se há uma bancada ou cama logo abaixo da janela, o ideal é que a cortina ou a persiana não toque o móvel.
Se o tamanho da janela mais a folga nas laterais for quase igual ao tamanho da parede, a cortina deve cobrir toda a superfície.

O modelo ideal para cada ambiente

Cortina e persiana não precisam combinar com o resto da decoração, mas devem ser discretas. Pra não errar, use sempre tons neutros. "Se as paredes são bege, opte por cortina branca", exemplifica Marina.

Quarto do casal: cortina de tecido ou persiana romana (tem gomos que são recolhidos um a um, como a da foto). Esses modelos garantem um clima romântico para os donos da casa.

Quarto dos filhos: rolô branco ou persiana de madeira, modelos despojados que combinam com crianças.

Sala de estar e jantar: cortinas de tecido ou persiana vertical do tipo finesse (imita a ondulação de cortina de tecido). São clássicas e trazem elegância aos ambientes.

Cozinha: persiana horizontal metálica fina ou rolô branca. Combina com os eletrodomésticos e proporciona aparência moderna ao ambiente. Esses modelos também controlam a luz em diferentes intensidades. O tipo metálico é mais fácil de limpar.

 

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Great website. Lots of useful information here. I¿m sending it to several friends ans also sharing in delicious. And obviously, thanks for your sweat! ray ban sunglasses sale http://www.alexandraknight.co.uk - 29/03/2014 19:39:32

Awesome! Really great, small wonders! ray ban aviator sunglasses sale http://www.ray-banoutletstore.co.uk/ray-ban-aviator-sunglasses-c-1.html - 17/03/2014 06:59:42

<b>Maria Nazar¿ Sampaio</b> - Bom dia. Estou querendo fazer cortinas para minha casa e gostaria de sua opini¿o. Minha varanda mede 4x2m e pensei em colocar uma cortina at¿ o ch¿o. J¿ os outros c¿modos, medem aproximadamente 6x4m e estou pensando em colocar cortinas curtas devido ao ar condicionado que foi instalado em cada c¿modo na parede de cada janela. Minha parede ¿ bege e j¿ comprei o blackout bege; estou pensando em colocar trilho sui¿o com cortina franzida (cl¿ssico). Minhas perguntas s¿o:1- Posso colocar cortina comprida na varanda de entrada e curta nos demais c¿modos?2- Tendo a parede bege e o blackout bege, que tipo de tecido e cor de cortina devo colocar?3- As cortinas feitas no estilo cl¿ssico, com franzidor, v¿o ficar bem?Obs.: os meus m¿veis est¿o para o estilo quase moderno, s¿o discretos.Grata pela aten¿¿o. - 04/02/2014 09:45:43

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.