(none)

Cortinas: conheça os diferentes tipos

Tire suas dúvidas sobre os diferentes tipos de cortinas e escolha o modelo ideal para a sua casa

Atualizado em 18/08/2011

Helena Dias

Conteúdo MdeMulher
Cortina seda gaze

A cortina conversa com a decoração. Embutida no cortineiro, esta da foto tem miolo de gaze de seda e xale de seda
Foto: Divulgação

 

Você sabia que existem sete tipos diferentes de cortinas? Veja qual modelo combina mais com a decoração da sua casa:

Cortina tradicional: feita em tecido, é a mais comum. Pode ser feita com uma grande variedade de materiais, desde o tradicional voal, até camurça, combinando assim com quase todos os estilos de decoração. Muitas vezes, sua função é apenas decorativa - deixando a parte de bloquear a luz para as persianas ou rolôs. São presas a varões ou trilhos suíços e podem ter acessórios como braçadeiras, xales e pingentes.

Persiana: são assim chamadas aquelas formadas por lâminas presas por um cordão, que giram vertical ou horizontalmente. As mais comuns são de alumínio e madeira. São boas para diminuir a luminosidade do ambiente e dar privacidade. Seu fechamento pode ser standart (com a cordinha para puxar e travar), monocontrole (com uma haste continua, que se gira para fechar) ou motorizado, ideal para quando a persiana é muito alta. Quanto maiores forem as lâminas da persiana, maior a passagem de luz e ar quando ela está aberta.

Silhouette: são exatamente o mesmo que as persianas, mas confeccionadas com tecidos. Elas combinam a praticidade das persianas coma elegância dos mais variados tecidos.

Cortina Romana: também chamada de persiana romana, é vertical e estruturada com varetas, que permitem que se feche em camadas. Por ser estruturada, ela pode ser feita dos mais variados tecidos. Dependendo da escolha do material, serve para o escurecimento total do ambiente, ou apenas para gerar privacidade. O uso de materiais mais ousados, com a palha, permite que ela componha ambientes modernos.

Rolô: com um mecanismo especial, ele se enrola para o fechamento. É o modelos mais usado para escurecimento total do ambiente, com tecido blecaute. Quando enrolado, pode ficar oculto na sanca ou atrás do varão de uma cortina. Por isso mesmo é muito usado no lugar do forro por quem quer uma cortina tradicional na decoração, mas também a possibilidade de escurecer um ambiente com home theater por exemplo.

Cortina Celular: é confeccionada com tecido-papel em forma de colméias. Abre e fecha verticalmente, formando uma espécie de sanfona. Pode ser feia com blecaute, possibilitando redução na entrada de luz e isolamento acústico.

Cortina em painel: painéis de lona ou sarja compõem essa cortina que se abre horizontalmente, presa a um trilho. É usada em ambientes em que há um espaço ao lado da porta ou janela que vai cobrir, pois se ficar somente sobre a janela, metade dela sempre estará fechada.

Veja a galeria de imagens!

Confira 50 modelos de cortinas e persianas para sua cada
 

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.