Nao

O tecido ideal para o seu sofá

Saiba qual o material mais adequado para o seu sofá de acordo com suas necessidades

Publicado em 14/09/2011

Conteúdo ANAMARIA
Tecido do sofá

Saiba qual é o tecido ideal para o seu sofá de acordo com as necessidades da sua casa
Foto: Divulgação

O tecido ideal para o seu sofá depende do revestimento do móvel e da resistência necessária na sua casa (crianças e animais reduzem a durabilidade do tecido). Saiba mais dos diferentes tipos de tecido e escolha o seu.

Brim ou jeans
Resistente, é ideal para casas com crianças e animais. E pode ser lavado à máquina - no caso do jeans, a lavagem deve ocorrer antes de as capas serem costuradas, porque o pano encolhe em contato com a água. As peças, bem estruturadas devido à textura do pano, combinam com almofadas revestidas de tecidos como sarja e veludo.

Lona
Grossa e pesada, costuma cobrir caminhões. Mas acabou se transformando em tecido de destaque no mundo da decoração porque apresenta altíssima resistência e pode ser usado em capas sob medida para pufes e estofados retos. O aspecto desbotado dá charme à composição.

Poliéster
100% sintético, adapta-se melhor às formas do sofá, dando aquele efeito "coladinho". Mas não funciona em estofados com botões - que ficarão marcados pelo tecido, revestimento de couro (sintético ou natural), pois a base lisa dificulta a fixação – e em casas com gatos ou cachorros, já que ele desfia facilmente.

Sarja peletizada
Melhor que a versão tradicional, tem toque macio, vem pré-encolhida e é mais fácil de limpar. Serve para todos os ambientes da casa. Se for comprar um modelo pronto, verifique a medida exata, porque ela não estica depois.

Tafetá
Parecido com a seda, pode ser usado em estofados pequenos, como pufes e almofadas. É perfeito para quem gosta de aplicar brilhos, miçangas ou lantejoulas. Experimente fazer capas de tafetá alternando cores em pufes de modelo quadrado.

Tweed
Tecido considerado nobre, custa caro. Mas, se quiser investir, use-o em quartos e salas de estar ou jantar. Seus fios de lã (sintéticos ou naturais) caem bem em estofados pequenos ou em assentos de cadeiras.

Veludo
Natural ou acrílico, de algodão ou viscose - a versão canelada, comumente usada na confecção de roupas, não é indicada para o revestimento de estofados. Tecido quente, deve ser aplicado em capas de sofá, poltronas e pufes de cidades mais frias ou substituído por sarja e brim no verão.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

I would go with the Maemo based on what I¿ve heard. The S60 looks a little pale compared to the potential that Maemo has to offer. cheap oakley gascan sunglasses http://www.abortionfree.us/ - 17/05/2014 01:57:42

What Oakley THUMP also provides that you will find nowhere else is a high quality MP3 player. THUMP comes in two standards of MP3 player technology, the smaller holds 256 Mb of music, the other holds ray ban sunglasses outlet http://www.luminarytincan.com - 14/05/2014 03:57:17

<b>paula</b> - Qual o melhor tecido, entre esse que voce falou? para cobrir meu sofa aqui na baixada sanrtista?(praia) - 10/02/2014 11:24:36

<b>Denise</b> - Ol¿! Gostaria de pedir indica¿¿o de onde encontrar sof¿s revestidos de jeans ou, pelo menos, onde comprar o tecido para revesti-lo. J¿ achei na JRJ, mas os pre¿os s¿o invi¿veis. Existe algum lugar onde eu possa comprar jeans pr¿prio para estofados a um pre¿o razo¿vel?Obrigada,Denise - 13/03/2012 16:45:51

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.