Como montar um jardim tropical em casa

Fazer uma parede com plantas tropicais é uma boa solução para trazer o verde mais para perto

Publicado em 28/08/2012

Reportagem: Ana Holanda - Edição: MdeMulher

Use as paredes da sua casa para criar jardins verticais que ocupam pouco espaço e estão na moda
Foto: Beto Hacker

A varanda do apartamento era simples: uma parede branca, que fazia a divisória com o vizinho, e o chão coberto por cerâmica. Como transformar esse espaço em um cantinho verde, com cara de jardim? Trazer plantas e flores para a casa é uma vontade de boa parte das pessoas que moram nos centros urbanos. E isso se torna cada vez mais possível quando se tem uma varanda, mesmo que pequenina. Neste apartamento, por exemplo, o dilema foi resolvido com a montagem de um jardim vertical. Foi feito o seguinte: o piso de cerâmica, branco, foi coberto por um deck de madeira de demolição na mesma altura do piso da sala. Isso deu elegância e continuidade aos ambientes. Na parede foi colocado um jardim vertical - ótima alternativa para quem tem um espaço com poucos metros quadrados. Uma paisagista montou, então, um suporte de fibra de coco, com algumas espécies tropicais.

São várias as formas de montar um jardim tropical
Foto: Beto Hacker

A escolha das plantas vai depender de fatores como a quantidade de luz que o espaço recebe, em que horário bate mais sol, o clima da cidade (quente, úmido, seco) e a quantidade de vento (muito ou pouco intenso). E o gosto pessoal: mais flores, mais folhas, plantas com frutas etc. Nas laterais da parede, foram instalados espelhos, o que amplia visualmente o espaço. A ideia é simples, e o efeito é muito bom.

Qualquer planta pode ser utilizada em um jardim topical
Foto: Beto Hacker

Abaixo da parede verde podem ser colocados seixos rolados, que recebem a água da rega das plantas. E, ainda, spots, que iluminam o jardim de baixo para cima. Resultado: à noite, o ambiente fica deliciosamente agradável e propício para um bate-papo com jeitão de conversa feita no quintal.

Experimente brincar com vasos de diferentes tamanhos e cores
Foto: Beto Hacker

Outras ideias

Bancos: experimente brincar com vasos de diferentes tamanhos e cores, espalhados em alturas diversas

Módulos de madeira: são uma boa solução para paredes estreitas. Acomodam pequenos vasos e canteiros

Ripas de madeira: presas na parede, elas servem de base para pendurar os vasos. São de fácil montagem.
 

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.