Como montar um orquidário em qualquer espaço

Você não precisa ter uma área gigante para cultivar lindas orquídeas.Veja os 8 maiores questionamentos sobre a flor

Publicado em 08/09/2010

Carol Costa

Conteúdo ANAMARIA
Getty Images

Aproveite o espaço fora ou dentro de casa para montar um orquidário com flores grandes e bonitas
Foto: Getty Images

O primeiro passo é encontrar o local adequado, que pode ser no quintal ou mesmo dentro de casa. É que orquídeas vão bem tanto em ambiente interno quanto em externo. Quem mora em casa pode deixar os vasos no quintal, sobre uma tábua apoiada em tijolos (no chão, eles atraem lesmas!). Mas se você mora em apartamento, aproveite o parapeito de uma janela: vale o da sala, do quarto, da cozinha e até mesmo da área de serviço! Para garantir a atenção que as orquídeas necessitam, listamos (e respondemos) as 8 maiores dúvidas sobre as flores:

Por que não devo pôr prato embaixo?
Tudo bem que você goste de água, mas como se sentiria se tivesse de usar sapatos molhados? Pois isso é ruim até para as plantas! 

Posso plantar orquídea na terra?
É bom evitar, já que poucas orquídeas são terrestres. Na dúvida, plante em substrato, uma mistura de carvão, casca de coco e tronco de árvore, vendida em floriculturas. 

Preciso só dar água e mais nada?
Teoricamente, sim, mas, se você borrifar sua orquídea uma vez por mês com adubo NPK 20-20-20, ela pegará menos doenças e dará flores maiores e mais bonitas. 

Toda orquídea deve ser amarrada em árvore?
Não. Esse suporte funciona melhor com espécies chamadas “epífitas”, que naturalmente vivem sobre os galhos, como falenópsis e chuva-de-ouro. 

Dá flor o ano todo?
Não, nenhuma orquídea fica 12 meses com flor.
Mesmo assim, você terá a casa florida o ano todo se escolher ao menos uma espécie de cada estação. 

Molho quantas vezes por semana?
Via de regra, se está quente ou ventando muito, regue dia sim, dia não — calor e vento desidratam a planta. No inverno, molhe duas vezes por semana. 

Para que servem aqueles nomes estranhos?
Assim como nós, as orquídeas têm nome e sobrenome. O delas é escrito em latim ou grego, para que pessoas no mundo todo possam reconhecer a mesma planta. 

Onde posso encontrar orquídeas mais baratas?
Elas ficaram tão populares que são vendidas até em supermercado, mas é na
internet que estão os preços baixos. Busque no Google um orquidário perto de você: alguns aceitam visitas, enquanto outros enviam as mudas por correio (sem flor nem substrato), prontas para você mesma plantá-las! 

A espécie de orquídea mais adequada para cada região do Brasil

Getty Images

Você pode montar o seu orquidário e misturar os tipos de espécies mais comuns no Brasil
Foto: Getty Images

Sul: 1 - Aspásia (Aspasia lunata)
Centro-Oeste: 2 - Encíclia (Encyclia)
Sudeste: 3 - Cimbídium (Cymbidium)
Nordeste: 4 - Cirtopódium (Cyrtopodium)
Norte: 5 - Cocheleantes (Cochleanthes amazonica) -
Todo o Brasil: 6 - Catleia (Cattleya), Chuva-de-ouro (Oncidium) e Falenópsis (Phalaenopsis)

 

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

What¿s ironic is that 21st-century Americans have the best teeth anyone in the history of the world has ever had. Thank you for addressing this scourge. ray ban wayfarer sunglasses sale http://www.ray-banoutletstore.co.uk/ray-ban-wayfarer-sunglasses-c-6.html - 18/03/2014 12:58:44

<b>Sueli</b> - Amo Orquídeas e adorei a ideia de cultiva-las em pequeno espaço! - 09/03/2014 15:08:43

<b>leonice correa</b> - adoro orquideas,tenho algumas,fico feliz em aprender como cuidar melhor delas.obrigada pelas dicas .grande abraço. - 18/11/2013 23:10:13

<b>Ana Cristina </b> - Ola Ganhei uma orquídea a alguns poucos dias do meu irmão que ciuda dos jardins dos shopping de Curitiba e a instrução que tive foi para molha-la a cada 2 ou 3 dias ( deixar o vaso dentro de um pequeno balde com um pouco de água. Ja estava linda com flor e o vaso certinho com fibra de coco, porem em poucos dias ela esta totalmente murcha e enrugada não sei se fiz algo errado por que na verdade não sei por quanto tempo devo deixa-la na água.Tambem pode ser que eu tenha entendido errado a informação passada pelo meu irmão sera que vocês podem me ajudar agradeço att - 07/11/2013 21:52:32

<b>Lia </b> - Adoro orquídeas em especial a Catlléya, comprei algumas mudas já com flor, depois disso elas não floriram mais, me oriente como tratá-las. Elas precisam ou não de Sol? Fico no aguardo de algumas orientações. Obrigada. - 04/11/2013 13:59:18

<b>marina suarez marculino</b> - marina- eu sou apaixonada por orquideas. tenho algumas espécie, estão com brotos no mometo, mas tenho algumas duvida sobre com cultiva-las. eu queria fazer um curso mais técnico de cultivo, vcs poderia me ajudar referente a isso. atnciosamente obrigada - 16/10/2013 09:56:04

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.