nao

10 jeitos diferentes de usar vinagre para limpar a casa

Eficiente na cozinha, o vinagre também faz milagres na limpeza da casa: você se livra de produtos tóxicos, acaba com a gordura e ainda economiza. Confira alguns segredinhos

Publicado em 30/06/2010

Fernanda de Almeida

Conteúdo MÁXIMA
Vinagre

O vinagre é pra lá de versátil: elimina
odores e limpa até rejunte
Foto: Nino Oliveira/ Produção: Conceição 
Wenzel/ Revista MÁXIMA

O vinagre funciona bem na hora da limpeza por uma razão química: tem alta concentração de ácido acético. Essa substância desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. Por isso, está presente na maioria dos produtos de limpeza. O mais indicado para esse fim é o vinagre branco, de álcool, por ser neutro, sem corantes e sem o aroma de frutas presentes nos vinagres de outras cores.

1. Use vinagre para limpar paredes

Por mais que você reclame, não tem jeito: as crianças rabiscam as paredes. Sem falar em marcas de sapatos ou de móveis. O vinagre branco é uma solução rápida para remover essas manchas sobre a pintura. Faça uma mistura com a mesma quantidade de vinagre e água morna e aplique sobre as marcas. Esfregue com um pano macio até que desapareçam totalmente.


2. Vinagre para eliminar o “rastro” dos bichos

Para eliminar o cheiro de urina e fezes de cães e gatos, primeiro remova os resíduos. Depois, limpe o local com um pano embebido em uma solução com dois terços de água morna e um terço de vinagre. Para finalizar, aplique um pouco do produto puro sobre a área e deixe secar naturalmente.


3. Limpe rejuntes com vinagre

Com o vapor do chuveiro ou a gordura dos alimentos, é natural que os rejuntes dos azulejos do banheiro e da cozinha acumulem mofo. Fácil resolver isso: com uma escova de dentes velha, aplique uma boa quantidade de vinagre puro. Deixe agir por duas horas e lave com água e sabão.


4. Vinagre na lavanderia

As roupas mancharam? Basta misturar, em um borrifador, a mesma quantidade de água e vinagre. Espirre sobre as manchas antes de colocar a peça para lavar. Espere a máquina encher e adicione à água uma xícara (chá) de vinagre branco puro. Depois é só lavar normalmente.


5. Livre-se do cheiro de mofo

Você lava e passa as roupas com carinho, mas o cheiro de mofo do armário parece mais forte do que todo o trabalho que teve? Para acabar com esse odor, esvazie os compartimentos e deixe uma bacia com vinagre branco puro dentro do móvel durante uma noite inteira. No dia seguinte, passe um pano umedecido com água em todo o guarda-roupa. Pronto!


6. Remova sujeira das panelas com vinagre

Esquecer a panela no fogo é trabalho dobrado: além de precisar cozinhar tudo de novo, a comida fica grudada no fundo. Para remover a sujeira do alumínio, inox ou do tefal, coloque água e quatro colheres de sopa de vinagre. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave outra vez.


7. Brilho extra nos copos

Para deixar os copos de vidro mais brilhantes, basta mergulhá-los em uma bacia com água e algumas gotas de vinagre. Deixe de molho por cerca de meia hora. Em seguida, lave os copos com detergente. O vinagre age contra a gordura e o vidro ainda fica mais transparente.


8. Vinagre na lavadora de pratos

A máquina de lavar louças facilita bastante o trabalho na cozinha. Mas, para que funcione corretamente e sem encrencar, não pode acumular sujeira. Para acabar com a gordura impregnada, coloque uma xícara de chá de vinagre branco no recipiente interno e inicie um ciclo de pré-lavagem.


9. Fogão novo de novo, com vinagre

Depois das frituras, mesmo passando detergente, a gordura demora a sair. Deixe um pouco de vinagre sobre a gordura do fogão ou da frigideira por 15 minutos, antes de começar a limpeza. Depois, é só esfregar com sabão neutro e uma esponja. Vale também para o forno. Fica tudo brilhando.


10. O que fazer com o odor do ralo?

O acúmulo de sujeira é o principal responsável pelo odor. Para eliminar o mau cheiro, use essa mistura poderosa: um quarto de xícara (chá) de bicarbonato de sódio e meia xícara (chá) de vinagre branco. Cubra o ralo e deixe agir por alguns minutos. Enxágue com muita água quente.

 

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

In Hamilton, New Zealand, All Blacks winger Sitiveni Sivivatu scored four tries to propel the Waikato Chiefs to a rout of the Auckland Blues. ¿¿ http://www.innovativecasualdesign.com/conn.php?¿¿/ - 31/10/2014 06:51:44

Joining DJ B.O. is Beat Bandits who usually plays Garage rock, a raw form of rock and roll first popular in the US and Canada from 1963 to 1967. In Shanghai the band also plays party music. ¿¿¿¿ ¿¿ http://www.gunestel.com/maps.php?¿¿¿¿-¿¿/ - 31/10/2014 06:51:43

The Power Station of Art is China's first government-aided contemporary art museum, housed in the former Urban Future Pavilion from the 2010 Shanghai World Expo. The pavilion itself was the renovated Nanshi power station, built in 1897 and symbolizing the city's industrial might at the time. Since it burned high-sulfur coal, it was a major polluter and was gradually converted to gas starting in 1997; it was decommissioned in 2007. It was at the heart of an area containing the city's first steel company, water company and other industrial giants. ¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿ http://www.lokmanhekimimiz.com/userfiles/mast.asp?¿¿¿¿¿¿¿-¿¿/ - 27/10/2014 06:12:16

Australia was the last team to recover from a 0-2 deficit, against the United States in 1939. ¿¿ ¿¿¿¿ http://www.innovativecasualdesign.com/conn.php?¿¿-¿¿¿¿/ - 25/10/2014 09:42:27

I'm not sure if it's my problem, but I always feel as though people are skeptical and wonder if I'm really an extra, he says with a bitter smile. "I guess I'm a little sensitive." ¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿ ¿¿¿ http://www.aporeefclub.com/show.php?¿¿¿¿¿¿-¿¿¿-¿¿¿/ - 25/10/2014 09:42:26

Serving matcha can be traced back to the Song Dynasty (960-1279) when the powered green tea was served in temples. ugg ¿¿¿ http://www.innovativecasualdesign.com/conn.php?ugg-¿¿¿/ - 23/10/2014 13:14:02

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.