O poder da água sanitária

Conhecida como água de lavandeira ou cloro líquido, ela é bactericida e alvejante. Mas seu uso requer cuidados!

Publicado em 30/10/2008

Karla Precioso

Conteúdo ANAMARIA

A água sanitária é poderosa: mata 
bactérias e deixa tudo branco. 
Foto: Dreamstime

A água sanitária é um dos produtos mais eficientes para limpar a casa. Além de eliminar bactérias, ela tem ação alvejante e acaba com odores desagradáveis. 

Porém, trata-se de um produto tóxico, pois leva na composição uma substância chamada soda cáustica, que é altamente corrosiva. 

Por isso, a água sanitária se torna perigosa se for usada em excesso e sem os cuidados necessários.

Para aproveitar os benefícios desse produto na limpeza
. Em vasos sanitários, ralos, pisos e azulejos: para remover manchas e incrustações, use a medida de um copo americano de água sanitária pura. Deixe agir e enxágüe após 10 minutos. 

. No quintal: use a medida de um copo americano para cada 10 litros de água. 

. Em pias: encha a pia de água e adicione ½ medida de um copo americano para cada 5 litros de água. Uma hora depois, enxágüe. 

. Em frutas e verduras: dilua 1 colher (sopa) em 1 litro de água filtrada. Lave os alimentos e deixe de molho na solução por 10 minutos. Depois, enxágüe com água filtrada.

Para armazenar
. Guarde a água sanitária em local bem ventilado, alto e, de preferência, fechado a chave - para ficar longe de crianças e animais. 

. Conserve o produto no frasco original e proteja-o da luz e do calor. Caso contrário, ele pode perder a eficácia. 

. Não reutilize o vasilhame de água sanitária. Quando o produto acabar, enxágüe a embalagem e coloque-a em local de reciclagem plástica ou na lixeira.

Mais cuidados
. Leia o rótulo antes de usá-la. 

. Use luvas. Água sanitária pode causar vermelhidão, alergia e queimadura. Se você apresentar algum desses sintomas, procure um dermatologista. 

. Em caso de contato com os olhos, lave-os em água corrente por 15 minutos. Se sentir a vista embaçada, procure um oftalmologista. 

. Em caso de ingestão, não provoque vômito. Tome gelatina líquida ou clara de ovo e procure um médico. 

. Não misture com outros produtos, em especial os feitos à base de amônia. Isso pode provocar explosão ou queimaduras.

Você sabia?
. A cada dois meses é preciso limpar a lavadora por dentro. Ponha ½ litro de água sanitária na máquina e selecione a programação completa. Por fora, use pano úmido com água. 

. Água sanitária mancha roupas coloridas. Misture 1 colher (sopa) de alvejante com ¼ de xícara (chá) de água. Pingue uma gota dessa solução numa parte escondida do tecido (bainha ou punho). Seque com papel-toalha. Se não manchar, você pode lavar o tecido com água sanitária. Do contrário, use alvejante sem cloro, que tira manchas sem desbotar. Ele não precisa ser diluído em água e pode ser aplicado direto nas manchas.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

sabrina - otmo gostei muito - 19/09/2012 21:52:53

Simone - Oi, gostei muito da dicas. Gostaria de saber quanto de quiboa precisa colocar na maquina quando lavo os panos de louça. - 08/01/2012 23:26:34

Adriana - cuidado ao comprar o produto de vendedores ambulantes porque eles acondicionam em garrafas de refrigerantes vazias e o produto n¿o deve ser posto em garrafa transparente porque fica exposto ¿ luz perdendo seu poder bactericida. - 24/11/2010 13:28:27

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.