Dê um trato no seu fogão!

Deixar o fogão com cara de que acabou de sair da loja de eletrodomésticos é possível. Confira as dicas!

Publicado em 26/11/2008

Karla Precioso

Conteúdo ANAMARIA
Dê um trato no fogão

Deixar o fogão com cara de novo é fácil!
Foto: Divulgação

Pode reparar: na cozinha, tudo está relacionado a ele. Se o fogão não funciona bem, o feijão sapeca, o bolo desanda, o arroz empapa... 

E quando ele não fica limpinho, então? Parece que a cozinha toda fica comprometida. Por isso, é importante cuidar bem do seu fogão. A seguir, você vai aprender dicas simples, que vão da hora de instalar o aparelho à limpeza do dia-a-dia.

Faça uma limpeza caprichada

· Para o dia-a-dia, basta esfregar uma esponja com água e sabão, e um pano seco para secar. Para soltar a gordura, use bicarbonato de sódio com vinagre de maçã.

· As bocas do fogão ficarão como novas se você fervê-las em água misturada com sal, vinagre e sabão em pó. Espere esfriar, esfregue com uma esponja e enxágüe.

· Riscos no tampo de inox costumam sair se você passar fluido de isqueiro no local, com um pano macio. Depois, lustre com uma flanela.

· Os botões do painel de controle devem ser retirados para tirar a gordura que se acumula em volta. Dê brilho com um pano seco.

· Algo derramou no forno e ficou cheirando a queimado? Então, com o forno frio e sem as grades internas, coloque lá dentro um pires com ½ xícara (chá) de amoníaco. Deixe agir por cerca de uma hora e limpe bem com um pano úmido.

· O excesso de gordura do forno é eliminado com um pano úmido ou uma esponja macia. Isso deve ser feito com o forno ainda morno. Não precisa esfregar muito.

· Nunca use para limpar o forno materiais como esponjas de aço, saponáceos,
facas ou produtos à base de silicone.

Instalação segura

· Deixe uma distância de 5 centímetros entre o fogão, a parede e os armários. Para a coifa, 85 centímetros. E nada de deixá-lo perto de materiais que pegam fogo, como plásticos, cortinas e panos de prato.

· Evite que o fogão fique de frente para a porta ou para a janela, porque o vento pode apagar a chama e provocar vazamento de gás.

· Ligue o aparelho sozinho na tomada. Não use extensões nem conectores tipo T (benjamim).

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Amanda - Olá, comprei uma fogão novo e esqueci de retirar o plástico de cima, quando liguei o fogão o plástico não quer sair mais. Há um jeito de remove-lo? - 26/12/2012 21:41:36

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.