O que pode ser reciclado?

A reciclagem está cada dia mais presente em nossas vidas. Mas, afinal, você sabe o que pode ou não ser reciclado?

Publicado em 16/02/2012

Lígia Menezes

"Preste atenção no excesso de embalagens e dê preferência às recicláveis", ensina a diretora executiva do Instituto Recicle, Dinah Lessa
Foto: Divulgação

A reciclagem não é só preocupação dentro de nossas casas. Ela já está na pauta também nas grandes empresas. Prova disso é o site Rota da Reciclagem, criação da empresa Tetra Pak para conscientizar a população sobre o tema. Nele, é possível encontrar pontos de coleta seletiva para embalagens longa vida e outros materiais. Devido ao alto número de visitas - 16 mil por mês - a marca acaba de lançar um aplicativo com a mesma função, para usuários de iPhone e iPad, que pode ser baixado na Apple Store.

Esse crescente número, mais o surgimento de sites, ONGs e institutos que prezam pelo meio ambiente só provam que a preocupação das pessoas está aumentando a cada dia. Mesmo assim, as dúvidas ainda existem. Por exemplo, você sabe dizer quais dos materiais a seguir podem ser reciclados: embalagens metalizadas, espumas, clips, espelhos, vidros pirex e similares? Se você respondeu algum deles, errou feio. A resposta é nenhum! Então, entre nesse mundo verde agora:

A cultura dos 3 Rs

Principalmente nas grandes cidades, não temos mais onde colocar todo o lixo produzido. Por isso, reciclar, reutilizar e reduzir o consumo é tão importante. "Ao reciclar papel, evitamos que árvores sejam cortadas", exemplifica Ana Maria Domingues Luz, ambientalista, mestre em ciência ambiental e presidente da ONG Instituto GEA Ética e Meio Ambiente. Anote aí:

· Reduzir: consumir menos para evitar o desperdício. "Preste atenção no excesso de embalagens e dê preferência às recicláveis", ensina a diretora executiva do Instituto Recicle, Dinah Lessa.

· Reutilizar: aproveite ao máximo os materiais, antes de descartá-los. "Reutilize um vidro de maionese para guardar parafusos ou algodão, use sempre os dois lados do papel e produza artesanatos com materiais recicláveis", diz Dinah.

· Reciclar: Deve ser sempre a última alternativa diante dos 3 Rs pois, como processo industrial, embora em quantidade inferior, também utiliza recursos naturais (água e energia) em seu processo.

Descubra o que pode e o que não pode ser reciclado

Papel

Pode ser reciclado: papel, papelão, jornais, revistas, folhas de caderno, formulários de computador, caixas de papelão, fotocópias, cartolinas.

Não pode ser reciclado: etiqueta adesiva, papel carbono, fita crepe, papéis sanitários, papéis metalizados, papéis parafinados, fotografias.

Plástico

Pode ser reciclado: tampas, potes, frascos, embalagens de refrigerante, embalagens de produtos de limpeza, copos, potes de cremes e xampus, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos e canos e tubos de PVC.

Não pode ser reciclado: Cabos de panela, tomadas, embalagens metalizadas, acrílico, espuma, polipropilenos (como potes de margarinas).

Metal

Pode ser reciclado: tampas, ferragens, latas de aço e de alumínio, canos, chaves, esquadrias e molduras.

Não pode ser reciclado: esponjas de aço, canos, clips e grampos.

Vidro

Pode ser reciclado: frascos, garrafas, copos e potes de vidro.

Não pode ser reciclado: espelhos, vidros planos, lâmpadas fluorescentes, cerâmicas, vidros pirex e similares.

Dica: antes de mandar para a reciclagem, lave os materiais, sem gastar muita água, mas não pule essa etapa, pois restos de comida atraem ratos e insetos.

Outros artigos que podem - e devem - ser reciclados:

· Óleo de cozinha

· Pilhas e baterias

Reciclagem de lixo orgânico

Restos de comida (de origem animal e vegetal) também podem ser reciclados. Trata-se da chamada compostagem. "Resulta da ação dos fungos e bactérias que decompõem a matéria orgânica, transformando-a em adubo, que pode ser utilizado em vasos, jardins, hortas e na agricultura em geral", conta Dinah.

Como encontrar postos de coleta

Se o caminhão de coleta da prefeitura não passa na sua residência, dê um pulinho no site Rota de Reciclagem, da Tetra Pak. Lá você pode encontrar o ponto mais próximo de sua residência para levar seus reciclados. Outra ideia é levar em cooperativas de catadores. Só não deixe na rua, pois aí o caminhão de lixo pode pegar e dar o destino errado para os recicláveis que você separou.
 

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

ty santos - eu acho muito interessante porque as pessoas se preocupam com o mundo!! - 23/10/2012 20:54:18

samuel hopp - curti muito o site, ajudou mto em uma pesquisa sobre meio ambiente para o meu curso,porem na parte os metais contem o seguinte texto: "MetalPode ser reciclado: tampas, ferragens, latas de aço e de alumínio, canos, chaves, esquadrias e molduras.Não pode ser reciclado: esponjas de aço, canos, clips e grampos." vejam que consta CANOS em itens reciclados e não-reciclados, por favor defina se ha diferenças de canos que podem ou nao serem reciclados, ou se foi erro de escrita, muito boa a pagina :Dobrigado. - 24/05/2012 20:40:21

viviane - gostaria de saber se ¿ poss¿vel a reciclagem de isopor.obrigada. - 25/04/2012 20:25:18

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.