nao

10 jeitos diferentes de usar a rolha

Veja formas divertidas e criativas para você reaproveitar as rolhas

Atualizado em 02/09/2011

Mariana Viktor

Conteúdo MÁXIMA
Rolha

Conheça 10 jeitos diferentes e criativos de se usar a rolha
Foto: Getty Images

Nada de jogar o objeto fora depois de abrir uma garrafa de vinho, champanhe, saquê... A rolha de cortiça - material reciclável e impermeável obtido da casca de uma árvore - pode se transformar em utensílio doméstico, peça decorativa e muito mais.

1. Porta-agulhas
Que tal fazer a rolha virar uma almofadinha para agrupar as agulhas e os alfinetes que você nunca lembra onde guarda? Basta espetá-los na superfície do objeto - uma ideia simples, de custo zero e muita utilidade.

2. Carimbo divertido
Para a criançada que não se cansa de pedir brinquedos novos, a dica é criar diferentes tipos de carimbo com as rolhas de cortiça. Basta usar a imaginação e esculpir o lado maior da peça com a ponta de uma faca. Depois providencie uma almofada de tinta e pronto - a diversão está mais do que garantida!

3. Piso protegido
Não gaste tempo nem dinheiro comprando aqueles disquinhos de feltro para colocar no pé dos móveis. Lâminas de cortiça retiradas das rolhas com uma faca também dão conta de evitar os temidos arranhões no assoalho. Não tem erro.

4. Água e adubo para as plantas
Esfarele algumas rolhas e misture-as à terra dos vasos de flores e folhagens - é uma receitinha perfeita para conservar a umidade da terra e ajudar a decompor as folhas mortas, transformando-as em matéria orgânica que vai alimentar a planta. Isso acontece porque a suberina, substância responsável pela elasticidade da cortiça, aumenta a retenção de água nos pedacinhos de rolha. Sem falar que os polissacarídeos presentes na composição do material também fornecem comidinha extra para as plantas...

5. Economia de azeite
Se o vidro do óleo (ou do vinagre) tem a boca larga, corte uma rolha na diagonal e encaixe-a na abertura do recipiente. assim você consegue controlar direitinho o fluxo do líquido e - melhor de tudo - evita desperdícios.

6. Mural de recados estiloso
Corte diversas rolhas ao meio (no sentido do comprimento) e vá colando as metades numa tábua fininha, chapa de compensado ou até naquele quadro que você não usa mais. Eis um supercriativo e econômico mural de recados. agora é só fixar os lembretes na cortiça com alfinetes ou tachinhas.

7. Utensílio antiarranhões
Você tem faca de aço-carbono? Proteja-a de riscos esfregando nela, de tempos em tempos, metade de uma rolha de cortiça com um pouco de detergente. Os ceroides - tipo de cera presente na cortiça, responsável por sua impermeabilidade - formam uma camada de proteção sobre o carbono da lâmina. O detergente funciona como "veículo", pois tem afinidade química com a cera. Esfregar a rolha úmida com água na faca não adianta pela razão inversa: o líquido e os ceroides não são "amigos" e, por isso, não formam a barreira protetora.

8. Lugar bem marcado
Quando você estiver organizando um jantar para um grande número de pessoas e quiser escolher o lugar que cada convidado irá ocupar, faça um pequeno corte nas rolhas e fixe cartõezinhos com o nome deles. O próximo passo é acomodá-las na frente dos respectivos pratos. Você vai virar um exemplo de organização!

9. Jogo de cozinha
Após fatiar várias rolhas em rodelas iguais, você pode montar apoios bem originais para bules e panelas ou até criar um jogo americano para os pratos. una os pedacinhos de cortiça como quiser: você pode grampear, colar ou costurar.

10. Móbile inusitado e muito charmoso
Fure algumas rolhas no centro, passe um fio de náilon pelos orifícios e monte bichinhos articulados para a criançada brincar. É possível inventar cobras, minhocas... Você pode até pintar os olhos e a boca, e improvisar cortando a rolha em diferentes formatos para criar os pés, as pernas e também os bracinhos. amarrando as extremidades do fio, também dá para fazer um colar ou um cocar de índio. Só não se esqueça de fixar penas feitas de papelão ou de plástico colorido nas rolhas para incrementar o enfeite.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Elisabeth Aparecvida de Souza - Amei todas as dicas e agora que vou entrar de férias preciso muito delas pois só tenho um mês de para fazer tudo. - 25/11/2011 17:30:25

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.