nao

Como pintar as paredes e renovar o ambiente

Uma parede colorida muda a cara da sua casa. Basta um galão de tinta e boa vontade para você ter uma nova decoração

Publicado em 05/04/2011

Lígia Bazotti

Conteúdo SOU MAIS EU!
Mulher pintando parede

Pintar uma parede não é tão difícil quanto parece. Siga as dicas
Foto: Dreamstime

Com paciência, tempo e dedicação, você pode pintar a parede da sua casa sozinha. Para facilitar o processo, Rafael Correa, promotor técnico, de São Paulo, dá algumas dicas. Confira:

1. Afaste os móveis e proteja o chão com plástico ou jornal.

2. Cubra tomadas, rodapés e os cantos das portas e janelas com fita crepe. Se a fita for branca, coloque mais de uma camada, para evitar a absorção da tinta.

3. Cubra os buracos de pregos com massa corrida e deixe secar bem.

4. Alise a superfície com uma lixa para parede.

5. Retire o pó com um pano seco ou espanador.

6. Prefira as tintas que secam em até três horas e não deixam cheiro.

7. Para facilitar a pintura e a tinta render mais, acrescente de 10% a 30% de água (a quantidade certa está descrita na embalagem).

8. Para atingir o tom desejado, passe uma camada de tinta branca antes da cor.

9. Aplique a tinta colorida com o rolo de lã. Nos contornos e rodapés, use um pincel ou rolo pequeno.

10. Na maioria das vezes, são necessárias duas camadas de tinta para obter um acabamento perfeito.


De quanta tinta vou precisar?

Multiplique a largura da parede pela altura para saber quantos metros quadrados serão pintados. Um galão de 3,6 litros é o suficiente para passar uma camada de tinta em 40 m².

Uma sala de jantar muito mais moderna

A jornalista Vivianne Pontes, do Rio de Janeiro, resolveu mudar totalmente a decoração da sua sala de jantar. Ela optou por pintar uma das paredes com uma tinta acrílica na cor azul. Confira o antes e o depois da transformação e, abaixo, os comentários de Viviane sobre a nova sala:

Sala de jantar azul

 

"Em 2007, quando comprei um apartamento com o meu marido, o André, coloquei os móveis em seus devidos lugares antes de pintar qualquer parede, para poder visualizar o que faltava. Um ano depois, notei que era preciso mudar a cara da nossa sala de jantar. Estava branquinha demais. Resolvi, então, pintar um espelho branco de amarelo e a parede de azul. Acho que as duas tonalidades se contrastam e combinam. Para fazer essa arte, meu marido e eu botamos a mão na massa. Antes de começar, coloquei fita crepe nas bordas, para a tinta não respingar na parte que não seria pintada. Também forrei o chão com um plástico grande, que não sai do lugar e não abre espaço para respingos, como o jornal. Passamos duas mãos em três horas. Um galão de 3,6 litros de tinta foi mais do que suficiente - ainda deu para pintar duas cadeiras! E gastei só R$ 90. Achei que enjoaria logo da cor, mas faz quase dois anos que redecorei minha sala e ainda a adoro."

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

I do feel guilty for taking so much of parents leisure time after their retirement, Gu says. "They deserve a relaxing and pleasurable life. I know that we as parents aren't dedicating enough time to our child, but what can we do? ¿¿¿¿¿¿¿ 574 http://www.pikespeakalpineschool.com/snow.php?¿¿¿¿¿¿¿-574/ - 16/10/2014 03:32:34

¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿http://www.cheapwatchcopy.com/cs-audemarspiguet.html ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿:http://www.cheapscarfcopy.com/ ¿¿¿¿¿¿:http://www.watchbeltwallets.com/cs-belts.html ¿¿¿¿¿¿¿¿¿ http://www.cheapwatchcopy.com/ - 12/06/2014 08:14:20

¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿http://www.cheapwatchcopy.com/cs-omega.html ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿:http://www .cheapscarfcopy.com/ ¿¿¿¿¿:http://www.watchbeltwallets.com/cs-LouisVuittonWallets.html ¿¿¿¿¿¿¿¿¿ http://www.cheapwatchcopy.com/ - 12/06/2014 07:34:20

<b>simone</b> - Voc¿ sabe a ¿refer¿ncia da cor? ¿ linda! - 02/09/2013 12:11:57

<b>Leonir</b> - As tomadas tem uma capa que pode ser retirada sem a necessidade de cobrir com fita crepe, muito mais prático e sem perigo de respingar tinta nas capas - 01/09/2013 19:20:13

<b>de</b> - por favor, quero saber o tom de azul. abs - 11/11/2012 12:01:03

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.