(none)

Como pintar as paredes e renovar o ambiente

Uma parede colorida muda a cara da sua casa. Basta um galão de tinta e boa vontade para você ter uma nova decoração

Publicado em 05/04/2011

Lígia Bazotti

Conteúdo SOU MAIS EU!
Mulher pintando parede

Pintar uma parede não é tão difícil quanto parece. Siga as dicas
Foto: Dreamstime

Com paciência, tempo e dedicação, você pode pintar a parede da sua casa sozinha. Para facilitar o processo, Rafael Correa, promotor técnico, de São Paulo, dá algumas dicas. Confira:

1. Afaste os móveis e proteja o chão com plástico ou jornal.

2. Cubra tomadas, rodapés e os cantos das portas e janelas com fita crepe. Se a fita for branca, coloque mais de uma camada, para evitar a absorção da tinta.

3. Cubra os buracos de pregos com massa corrida e deixe secar bem.

4. Alise a superfície com uma lixa para parede.

5. Retire o pó com um pano seco ou espanador.

6. Prefira as tintas que secam em até três horas e não deixam cheiro.

7. Para facilitar a pintura e a tinta render mais, acrescente de 10% a 30% de água (a quantidade certa está descrita na embalagem).

8. Para atingir o tom desejado, passe uma camada de tinta branca antes da cor.

9. Aplique a tinta colorida com o rolo de lã. Nos contornos e rodapés, use um pincel ou rolo pequeno.

10. Na maioria das vezes, são necessárias duas camadas de tinta para obter um acabamento perfeito.


De quanta tinta vou precisar?

Multiplique a largura da parede pela altura para saber quantos metros quadrados serão pintados. Um galão de 3,6 litros é o suficiente para passar uma camada de tinta em 40 m².

Uma sala de jantar muito mais moderna

A jornalista Vivianne Pontes, do Rio de Janeiro, resolveu mudar totalmente a decoração da sua sala de jantar. Ela optou por pintar uma das paredes com uma tinta acrílica na cor azul. Confira o antes e o depois da transformação e, abaixo, os comentários de Viviane sobre a nova sala:

Sala de jantar azul

 

"Em 2007, quando comprei um apartamento com o meu marido, o André, coloquei os móveis em seus devidos lugares antes de pintar qualquer parede, para poder visualizar o que faltava. Um ano depois, notei que era preciso mudar a cara da nossa sala de jantar. Estava branquinha demais. Resolvi, então, pintar um espelho branco de amarelo e a parede de azul. Acho que as duas tonalidades se contrastam e combinam. Para fazer essa arte, meu marido e eu botamos a mão na massa. Antes de começar, coloquei fita crepe nas bordas, para a tinta não respingar na parte que não seria pintada. Também forrei o chão com um plástico grande, que não sai do lugar e não abre espaço para respingos, como o jornal. Passamos duas mãos em três horas. Um galão de 3,6 litros de tinta foi mais do que suficiente - ainda deu para pintar duas cadeiras! E gastei só R$ 90. Achei que enjoaria logo da cor, mas faz quase dois anos que redecorei minha sala e ainda a adoro."

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

simone - Voc¿ sabe a ¿refer¿ncia da cor? ¿ linda! - 02/09/2013 12:11:57

Leonir - As tomadas tem uma capa que pode ser retirada sem a necessidade de cobrir com fita crepe, muito mais prático e sem perigo de respingar tinta nas capas - 01/09/2013 19:20:13

de - por favor, quero saber o tom de azul. abs - 11/11/2012 12:01:03

josileide - eu pintei 2 dos 3 quarto no meu apto, ainda falto pintar sala e 3º quarto, como estou fazendo duas cores tive que ser mais cautelosa ainda..mas tudo certo.. - 22/08/2012 17:11:37

Tiago - Gostaria de saber o nome desse tom de azul. Foi comprar uma tinta azul para colocar em uma parece da minha sala, mas me deparei com tantas opçoes de cores azul que fiquei confuso. Essa cor da foto e parece muito bonita e alegre. Qual seria a referência desta cor? Abraços - 03/03/2012 09:55:58

IliIM6 frawaifpnazm - 24/07/2011 12:30:07

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.