(none)

Qual o melhor revestimento para seu piso?

Conheça as melhores opções para seu piso, do azulejo ao carpete de madeira

Publicado em 01/11/2010

Conteúdo ANAMARIA
Porcelanato claro

Porcelanato claro valoriza a madeira e os móveis
Foto: Divulgação

Boas escolhas no piso são fundamentais para ter uma casa fácil de limpar! Mais que isso, são importantes para quem pensa em deixar a casa bonita e superdecorada. Mas antes de sair comprando móveis, cortinas e tapetes, é importante garantir que o piso esteja perfeito - assim como as paredes e o tetos. Para tanto, é preciso reparar as irregularidades do piso e fazer a melhor escolha de revestimento.

Aqui, você encontra as indicações para azulejos (decorados, lisos e neutros), pastilhas e falsas pastilhas, cerâmicas, porcelanatos, vinílicos, laminados e carpete de madeira. Siga nossas dicas e faça a melhor opção para você, seu bolso e sua casa.


CERÂMICAS E PORCELANATOS
Bons para:
todos os tipos de ambientes! Para áreas sociais, escolha modelos lisos. Cerâmicas que imitam madeira estão fora de moda. Na dúvida, opte por peças de 30 cm x 30 cm, formato recomendado para todos os ambientes. Para economizar na limpeza, escolha pisos escuros. Assim, você vai prestar menos atenção se um fio de cabelo cair sobre o piso do seu banheiro. Evite assentá-los na diagonal. Isso diminui a sensação de espaço.

AZULEJOS LISOS E NEUTROS
Bons para
: banheiro, cozinha e lavanderia. Cerâmicas e porcelanatos lisos estão bombando nas lojas de materiais de construção. Quanto maior o ambiente, maior o tamanho do revestimento. Evite rejuntes escuros em azulejos claros.

PASTILHAS E FALSAS PASTILHAS 

Pastilhas e falsas pastilhas

Boas para: banheiro com chuveiro, lavabo e cozinha. Muito usadas nos anos 60 e 70, as pastilhas voltaram à moda. Há modelos de vidro, louça e cerâmica. Quanto mais próximos do vermelho, mais caros. Uma opção econômica para obter o mesmo efeito é a falsa pastilha.
Evite usar em: sala e quartos, porque esse tipo de acabamento não combina com ambientes secos.

AZULEJOS DECORADOS
Bons para
: banheiro, cozinha e sala de jantar. O jeito moderno de usar azulejos é escolher um modelo liso, de preferência em tons claros, e fazer apenas uma faixa ou arremate com peças decoradas. Além de bonito, fica bem mais barato. 

VINÍLICOS, LAMINADOS E CARPETES DE MADEIRA 

Piso vinílico

Bons para: ambientes secos. Qualquer um desses revestimentos pode ser aplicado sobre um piso já existente, desde que a superfície esteja firme e plana. Além disso, a instalação é rápida e não faz sujeira.Os modelos vinílicos estão disponíveis em cores lisas, que fazem os ambientes parecerem maiores.
Evite usar em: áreas úmidas e expostas ao vapor, além de casas no litoral. 

 

Quebra-galho dos bons!

 

Cansou do azulejo da cozinha? O taco da sala está desgastado? Confira as novidades que mudam o visual desses revestimentos sem quebra-quebra 

Quando usar AZULEJOS DECORADOS
Esta é a solução mais rápida e barata para quem enjoou dos azulejos do banheiro ou da cozinha: tinta esmalte epóxi. Certifique-se de aplicar sobre a superfície bem limpa e seca. Para melhorar a aderência, use o fundo epóxi Premium antes da tinta. 

Quando usar TINTA ÓLEO SOBRE VERNIZ
Para modernizar superfícies de madeira envernizada, pinte-as com tinta óleo colorida. Outra opção é lixar e remover todo o verniz da parede e aplicar extrato de nogueira, um tingidor natural que escurece o tom. Depois, é só aplicar novamente o verniz. 

Quando usar PISO SOBRE PISO
Para cobrir um piso antigo com um novo revestimento cerâmico, avalie se a superfície não está oca e assente as novas peças com argamassa adequada. Chame um profissional para realizar o serviço. 

Quando usar PISO LAMINADO ou VINÍLICO SOBRE PISO ANTIGO
O pré-requisito básico para colocar piso vinílico num ambiente é uma superfície plana e regular. Por isso, se você tem tacos ou cerâmicas em bom estado e nivelados, pode instalar esse revestimento sobre eles. 

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

wdgsrbljkh zippo dragon http://www.jeuxselect.fr/20-heroes-militaire-briquets-zippo - 24/02/2014 12:57:07

<b>Ana</b> - gostaria de fazer uma reforma no meu piso, e quero saber qual piso que combina em cima de cerâmica? - 07/10/2013 15:54:07

<b>elizangela</b> - gostaria de saber se posso usar piso diferente da sala co os quartos ou tem que ser todo piso da casa igual, quartos sala e cozinha, pode ser diferentes a cada ambiente? nao vai ficar brega? - 05/03/2013 21:02:27

<b>espedito gois</b> - qual tipo de material devo colocar sobre o piso da sala - 05/07/2012 22:45:55

<b>fracisco das chagas pereira barros</b> - boa noite, como devo fazer para sentar as pastilhas no revastimento, pois j¿ estar assentando o azulejo, pois devo cortar os azulejo ou devo colar as pastilhas, obrigado queria que vo¿¿ ajudasse a resolver essa sintua¿¿o aguardo sua resposta no meu E-mail. - 20/04/2012 23:24:47

<b>ione pacheco</b> - Olá!Gostaria de saber se fica meio "brega" usar porcelanato na sala e corredor e cerâmica nos quartos. Devo usar soleira para fazer as divisões? E mais: que tipo de rodapé combina com o porcelanato?Grata! - 09/11/2010 00:21:50

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.