Truques para deixar a casa mais fresquinha no verão

Que tal espantar o calor da estação mais quente do ano e deixar o seu lar ainda mais confortável?

Mesmo com altas temperaturas, o verão não precisa estar acompanhado de casa abafada e gastos exagerados por conta do ar-condicionado. Mesmo na estação mais quente do ano, é possível deixar a casa fresquinha apenas com alguns truques decorativos, mas que fazem toda a diferença. Confira, a seguir, as dicas do designer Daniel Casagrande, do escritório Maganhoto e Casagrande.

  • A iluminação em LED é a mais indicada, pois não aquece o ambiente;
  • Tecidos naturais (como algodão, linho e sarja) são mais fresquinhos e podem ser utilizados para revestir sofás, cadeiras e almofadas;
  • Tapetes de pelo curto, com texturas lisas, também são muito utilizados no verão;
  • Plantas naturais são ótimas para trazer leveza a ambientes internos, mas evite usá-las nos quartos, pois elas podem “roubar” oxigênio.

Porém, se você está construindo ou reformando, também existem dicas que podem ajudar a deixar a casa definitivamente arejada. Antes mesmo da construção, é preciso avaliar a incidência solar nos cômodos e a direção dos ventos na região, por exemplo. “No Sul, os quartos devem ficar para o norte, para terem mais ventilação. Assim, o estudo do terreno pode auxiliar na projeção da casa”, orienta Daniel. Quanto ao telhado, hoje em dia, existem algumas telhas mais modernas, que podem ajudar na missão de diminuir a temperatura dentro de casa. “A Shingle, por exemplo, é um tipo mais leve e, dependendo da cor, também absorve menos calor”, pontua.

Mulher pintando a parede de casa durante reforma

Além disso, as cores podem ajudar a transmitir maior sensação de frescor para os ambientes. “Os tons de azul, verde e neutros são os mais indicados para isso”, aconselha o designer. Por fim, vale lembrar que as áreas externas também podem contar com materiais apropriados, que sirvam para refrescar o local. “O revestimento escolhido deve ser resistente, antiderrapante e que evite o acúmulo de água ou calor. Desta forma, são indicadas cerâmicas, porcelanatos, pedras e decks para revestir esses espaços”, finaliza.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s