nao

Como congelar frutas

Aprenda a ter à mão produtos em qualquer época do ano para fazer caldas, recheios e purês

Atualizado em 05/04/2012

Conteúdo DELÍCIAS DA CALU
Rogerio Voltan

Dá para conservar frutas do ano inteiro e aproveitas as delícias para fazer doces, cremes e caldas
Foto: Getty Images

É tão bom termos frutas deliciosas disponíveis em qualquer época do ano, não é mesmo? Epa! Você pode estar se perguntando como isso é possível, já que existem safras e entressafas de produção das delícias naturais. Pois o segredo está no congelamento!!! Se gostou da ideia, nós lhe ensinamos segredinhos. O mais importante é escolher frutas maduras, firmes e sem marcas. Lave-as com água gelada e retire cabo e folhas. Depois, siga um dos métodos abaixo. Lembre-se de que para descongelar basta deixar as frutas na geladeira por seis horas ou em temperatura ambiente por duas horas.

Como congelar fruta com açúcar: depois de limpa, coloque a fruta numa vasilha e polvilhe açúcar, intercalando camadas. Reserve até o açúcar se dissolver. Depois, tampe e congele.

Como congelar fruta em calda: numa panela, ferva água e açúcar em quantidades iguais. Para congelar as frutas que escurecem rapidamente, como maçã e pera, junte uma colher de sopa de suco de limão à calda. Ponha as frutas num recipiente plástico e cubra com a calda. Quando frio, ponha a tampa e congele.

Como congelar frutas ao natural: depois de limpas e secas, retire os caroços e leve ao freezer dentro de sacos plásticos bem fechados, apropriados para congelamento.

Como congelar frutas em polpa ou purê: retire as cascas e as sementes e bata no liquidificador. Para as que escurecem, acrescente uma colher de sopa de suco de limão. Congele em formas, sem preenchê-las totalmente, pois o líquido se expande durante o congelamento.

Como conservar cada uma


Abacaxi: retire a casca e corte em fatias.
Amora, framboesamorango e tangerina: não devem ser lavadas antes de congelar. Deixe inteiras.
Laranja e limão: remova a casca e a película e congele.
Manga: remova a casca e corte-a.
Ameixa fresca: retire o caroço e corte.
Figo: inteiro ou em pedaços.
Manga: descasque e corte em pedaços.
Acerola: congele inteira.
Cereja: retire o caroço e corte em pedaços.
Castanhas de caju, do pará  e nozes sem casca: inteiras ou picadas, torradas ou cruas, sem sal.
Coco: descasque e rale.
Jabuticaba: depois de lavar e secar, congele-a inteira.
Goiaba: corte e retire as sementes.
Maçã: sem casca e sem sementes, fatiada, e com suco de limão.

Confira aqui as receitas que você pode fazer com as frutas que conservar.
 

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

silvana cristina prado - Estou come¿ando a vnder saladas de frutas so que quando corto em pouco tempo eslas estao escuras o que devo fazer e como posso fazer para entregas tenho que colocalas em potinhos de 250ml me disseram para depois cobir o potinho em papael filme c olocar dentro de um isopor com gelo para conservar geladinho e isso mesmo obrigada - 22/10/2012 17:15:40

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.