(none)

Descubra a influência africana na sua cozinha

Conheça a influência africana nos nossos ingredientes, pratos e técnicas, que está presente desde os tempos de colônia

Atualizado em 09/08/2011

Liliane Prata

A África está presente nas cores e sabores da nossa culinária
Foto: Sheila Oliveira/Empório Fotográfico

Quem diria que a banana, esse símbolo tão tropical e brasileiro, não é originária do Brasil? Esse também é o caso da pimenta malagueta, da abóbora e da melancia, por exemplo. Os arretados acarajé e vatapá denunciam pela presença da pimenta sua origem africana.

Podemos falar que a influência africana na culinária brasileira atuou em duas frentes: no modo de preparar, temperar e combinar os alimentos e nos ingredientes trazidos do continente africano, pelos colonizadores. Nessa segunda categoria, entra a banana. Originária da Ásia, a banana seguiu rumo à África e foi partindo de lá que chegou aqui. Embora também dispuséssemos de uma variedade nativa, de nome pacova, a fruta é tida como a maior contribuição africana à alimentação no Brasil.

Os africanos preferiam assar os alimentos, assim como os índios. Como o sal era caro, eles habituaram-se a caprichar na pimenta. Verduras eram um acompanhamento comum à mesa, assim como quiabo, e uma novidade para os portugueses. "Com a europeização da mesa é que o brasileiro tornou-se um abstêmio de vegetais", escreve Gilberto Freyre em Casa-Grande & Senzala, entendendo-se por europeização a influência, sobretudo da França, a partir do século 19.

Falando em doces

No dia a dia, as senhoras faziam quitutes para serem vendidos nas ruas pelas escravas, e assim as negras aprenderam a empregar o açúcar na culinária. Nasciam os doces brasileiros: pé-de-moleque, cocada, pamonha, canjica, mingau, compotas, frutas secas. Enquanto isso, doces conhecidos pelos portugueses sofriam algumas modificações locais: é o caso do arroz-doce, feito lá com gemas de ovo e aqui com leite de coco.
Mas mesmo hoje, em meio a tantas opções, continua sendo delicioso abrir mão do chocolate e dar uma bela colherada em um doce de abóbora, ou se lembrar de que o prosaico pedaço de banana que acompanha um prato de comida tem uma história bonita por trás.

RECEITA
Aprenda a fazer um pãozinho de cará com rapadura, uma comida deliciosa que é resultado da influência africana sobre a culinária brasileira.

Ingredientes
. 2 colheres (sopa) de farinha
. 1 colher (chá) de fermento biológico
. ½ copo de leite
. 130 g de cará espremido
. 130 g de inhame espremido
. 2 colheres (sopa) de açúcar
. 2 colheres (sopa) de manteiga
. 4 gemas
. 1 pitada de sal
. Açúcar de confeiteiro para polvilhar
. Farinha e manteiga para untar

Recheio
Rapadura picada em pedaços pequenos

Modo de preparo
Cozinhe o inhame e o cará descascados em água por 30 minutos. Passe pelo espremedor, descarte as fibras e partes mais duras, pese e reserve os purês. Numa tigela, misture o fermento, a farinha, o açúcar e metade do leite amornado. Cubra e deixe fermentar por 15 minutos, formando uma esponja. Misture todos os outros ingredientes secos numa tigela grande, acrescente a esponja seguida dos purês, dos ovos e da manteiga. Sove e adicione aos poucos o leite restante até o ponto de massa lisa, homogênea e que solta das mãos. Faça uma bola e deixe a massa descansar num recipiente coberto por 15 minutos (fundamental para a maciez). Depois divida a massa para rechear e bolear. Para rechear, pegue cada porção de massa e coloque um ou dois pedaços de rapadura fechando o pão em formato redondo. Em seguida, boleie com cuidado, deixando a parte fechada para baixo. Coloque os pãezinhos numa assadeira rasa untada com manteiga e farinha e deixe crescer até dobrar de tamanho (aproximadamente 30 minutos). Pré-aqueça o forno a 190 °C, polvilhe o açúcar de confeiteiro sobre os pães e leve para assar por aproximadamente 30 minutos ou até corar. Deixe esfriar em local morno.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Marinna - Que Legall !!!!! - 02/11/2013 16:23:29

Gabriela Souza - adoroooo!! pimentinha muito bom! - 27/05/2013 06:33:46

Andressa kézia - eu adoro os pratos tipicos da África eu como muito essas comidas acunhada do meu pai faz muito esses pratos tipicos... EU AMO AS COMIDAS DA ÁFRICA EU ADOROOO.... BJS BJS BJS - 05/11/2011 21:51:27

lorena - gostei muito sobre os pratos tipicos muito legal - 05/09/2011 08:12:09

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.