Culinária Marroquina: curiosidades e receitas

Com sabores exóticos e temperos variados, a culinária do Marrocos é conhecida por seu preparo sofisticado. Conheça algumas receitas

Atualizado em 21/10/2011

Celia Mari Weiss / Edição: MdeMulher

Comida marroquina

Os pratos marroquinos têm um sabor único, diferente de tudo o que se conhece
Foto: Celia Mari Weiss

Assim que as entradas do jantar são servidas, a anfitriã chama seus convidados para se sentar à mesa com uma saudação típica - Bismillah - que, em árabe, significa "em nome de Deus" e é uma forma de agradecer a presença de todos. Tão logo os convidados se acomodam, o filho mais velho contorna a mesa em sentido anti-horário para o Shlal, um procedimento em que carrega um jarro de água morna na mão direita e uma bacia na esquerda para que todos lavem as mãos, um a um. O pai da família faz uma breve oração para desejar muita sorte, paz e uma boa refeição. Todos podem, então, se servir dos pratos preparados para a ocasião, uma fartura de saladas, sopas, espetinhos de carne, cozidos, massas e, para terminar, o imprescindível cuscuz..

Os pratos marroquinos têm um sabor único, diferente de tudo o que se conhece. As principais responsáveis por isso são as especiarias, usadas não apenas para realçar o sabor dos alimentos, mas também para estimular o apetite, ampliando as cores e perfumes das carnes e dos vegetais. Elas são derivadas das cascas, das raízes ou das sementes das plantas e dão às receitas marroquinas um tempero todo especial.

Um dos mais conhecidos condimentos é o Ras Al Ranout, que, na tradução literal, significa "seleção do lojista". Os donos das lojas de especiarias criam suas próprias combinações de temperos para serem vendidas e, depois, utilizadas na preparação dos pratos. Não existe uma receita específi ca para a mistura, que pode ter de cinco a 25 especiarias, entre pimentamalagueta, cominho, cardamomo, cravoda- índia, alecrim, tomilho e páprica, entre outros. Algumas versões diferentes costumam ter substâncias tão exóticas quanto a mosca-espanhola, espécie de besouro verde-metálico que - dizem - tem grande poder afrodisíaco. O Ras Al Ranout é usado principalmente para temperar carne de boi, de cordeiro ou aves.

Mas o segredo da culinária marroquina ser considerada por muitos gourmets e especialistas uma das melhores do mundo não está só na maneira como a comida é condimentada, claro, mas na mistura de sabores - salgados, doces, cítricos - que aguçam o paladar dos comensais. Uma dessas receitas, por exemplo, é o cuscuz. O tradicional prato do Marrocos é servido com inúmeros acompanhamentos, que vão desde o carneiro, a carne mais nobre da mesa marroquina, até frutos do mar, pescados nos portos de Rabat. Os grãos de semolina são cozidos em uma panela especial no vapor de um caldo de legumes ou de carne.

As influências das culturas andaluza e mediterrânea (principalmente a francesa) podem ser encontradas em diversas receitas marroquinas, como nas sopas de tomate, grão-de-bico e lentilha, nos assados com carne e no djaj mchermel, frango cozido com azeitonas e limões em compota. Mas uma característica que difere os pratos preparados no Marrocos das outras regiões é a presença obrigatória de alguns legumes, como o pimentão, e também de algumas frutas e castanhas que dão o toque agridoce às refeições. Laranjas, tangerinas e limões, assim como romãs, peras, tâmaras, amêndoas, nozes e uvas-passas, são utilizadas em diversas receitas, permitindo novas e exóticas combinações para o paladar. Muito comuns também são as combinações entre especiarias doces - canela, noz-moscada, gengibre - e picantes, como a páprica e as pimentas, intensificando os sabores.

Veja, abaixo, algumas receitas marroquinas:
 

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

ywyspr zippo gravure http://www.jeuxselect.fr/17-elegants-briquets-zippo - 25/02/2014 02:40:45

<b>El Marroquino</b> - Lanchonete El Marroquino:Serve diariamente : Comidas,doces,salgados,bolos MarroquinosCafé da manhã Marroquino completo Almoço Marroquino completo Lanche Marroquino completo ACEITAMOS ENCOMENDAS PARA FESTAS, CHÁS, EVENTOS: COMIDA TÍPICA, BOLOS E DOCES DAS CULINÁRIAS ARÁBE, MARROQUINA E FRANCESA. Rua Cabo Ailson Simões,490,Centro de Vila Velha, na Praça de Vila Velha (ao lado do Restaurante Moenda )Contatos : (27) 9636-8265 / (27)81774929E-mail : lanchoneteelmarroquino@gmail.com - 26/12/2012 23:03:58

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.