Cinco autoras que comprovam a força da literatura independente

Essas mulheres tiveram que batalhar para espalhar seu trabalho por aí!

Entrar no universo da literatura como autor costuma ser difícil – e como autora, então, nem se fala… De acordo com um levantamento feito entre 1990 e 2004 pela professora e pequisadora da UnB, Regina Dalcastagnè, 72,2% dos escritores brasileiros são homens. Um novo levantamento já está sendo organizado pelo mesmo grupo de pesquisa, mas o que se pode ver, a “olho nu”, é que atualmente ainda há muito o que avançar nessa área.

Veja também: Machado de Assis é homenageado pelo Google em 178º aniversário

A literatura independente pode ser (e é!) uma porta de entrada essencial para que vozes cada vez mais diferenciadas possam ser ouvidas – de mulheres brancas e negras, hetero e homossexuais, cis e transgêneras. Conheça algumas das brasileiras que tiveram a coragem necessária para mergulhar no mundo editorial sem o respaldo de grandes editoras:

1. Aline Valek

Reprodução Facebook Reprodução Facebook

Aline tem 30 anos e três livros publicados – o último deles (“As Águas-Vivas Não Sabem de Si“) por uma grande editora, a Rocco. Ela começou, no entanto, no mundo da autopublicação, compartilhando seu trabalho em PDF pela Amazon. Atualmente, ela escreve também uma newsletter – que qualquer um pode assinar gratuitamente para receber, toda semana, um textinho com as ideias da moça na caixa de entrada.

Clique aqui para comprar livros de Aline Valek.

2. Jarid Arraes

Reprodução Facebook Reprodução Facebook

A cearense Jarid Arraes é hoje autora da mesma literatura de cordel que lia quando criança. A diferença é que, em meio à familiaridade das xilogravuras, ela aborda assuntos nada convencionais em suas histórias: questões bem contemporâneas envolvendo gênero, sexualidade e raça; lendas da África e histórias de grandes mulheres negras do Brasil. Ela também é autora de As Lendas de Dandara (ilustrado pela Aline Valek), e publicou tudo isso por conta própria – fora até mesmo de editoras independentes.

Clique aqui para explorar o trabalho de Jarid Arraes.

3. Ana Paula Barbi

Reprodução Facebook Reprodução Facebook

Ana Paula, ou Polly, sempre registrou os causos da vida em blogs – ela chegou a ter oito deles. De tanto sucesso, conseguiu levar muitos dos textos divertidíssimos que estavam nessas páginas virtuais a páginas de verdade. Ou, pelo menos, páginas de livros digitais. Ela tem dois livros próprios à venda na Amazon, junto de outros dois de que participou.

Clique aqui para comprar livros de Ana Paula Barbi.

4. Amara Moira

Reprodução Facebook Reprodução Facebook

Travesti, bissexual, acadêmica, prostituta e autora, Amara tem 31 anos e muitos estereótipos para quebrar nessa vida. E não foge à luta: é uma das principais militantes do transativismo e da regulamentação da prostituição no país. Lançou seu primeiro livro em agosto de 2016 por uma editora independente, a Hoo Editora.  

Clique aqui para comprar o livro de Amara Moira.

5. Clara Averbuck

Reprodução Facebook Reprodução Facebook

Dona do site Lugar de Mulher ao lado de Ana Paula Barbi e Mari Messias, Clara escreveu a vida toda e publicou cinco livros pela Editora 7Letras e um, o último, através de um financiamento coletivo feito pela internet.

Clique aqui para comprar os livros de Clara Averbuck. E aqui, também.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s