Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Você rasga dinheiro? É o que acontece quando pontos expiram

Perder pontos porque a validade venceu é o mesmo que dar adeus a uma viagem incrível ou a um produto inovador. Veja dicas para que isso não aconteça

Por Vanessa Daraya, de Abril Branded Content
Atualizado em 21 jan 2020, 05h43 - Publicado em 30 ago 2016, 08h33

Que tal transformar suas compras do dia a dia em viagens incríveis? A servidora pública Daniela Ribeiro já perdeu as contas de quantas passagens aéreas conseguiu resgatar graças aos pontos acumulados em programas de fidelidade. Melhor ainda: sem precisar aumentar os gastos no cartão de crédito. O segredo? Planejamento para não deixar os pontos expirarem.

Um estudo do Banco Central revelou que 53,4 bilhões de pontos expiraram em 2014 por falta de uso. Não é o caso de Daniela, que já viajou até para Orlando, nos Estados Unidos, e Fernando de Noronha. Os dois destinos são considerados difíceis de resgatar, pois exigem um grande número de pontos acumulados, mas são alcançáveis com um bom planejamento.

“As pessoas podem recorrer a planilhas e anotações para ter controle dos pontos”, afirma Pedro Baggio, educador financeiro. “Outra forma é estar sempre de olho em sites de viagem que oferecem pacotes mais baratos para quem possui milhas.”

Para não perder pontos, a empresária Ana Paula Bordin e o marido administram uma planilha em conjunto. Nela constam o nome de cada programa de fidelidade, a data em que os pontos expiram e a quantidade de pontos até o momento da anotação. “Exige disciplina para estar de olho, como se fosse um extrato bancário”, diz Ana Paula.

Continua após a publicidade

Moradores de Jundiaí, no interior de São Paulo, os dois têm como foco trocar os pontos apenas por passagens aéreas. Quando observam que o prazo de validade está próximo do fim e que não será possível fazer uma viagem mais longa, eles optam por passeios próximos, como uma ponte aérea no fim de semana para o Rio de Janeiro. “Nunca deixamos os pontos expirarem”, afirma Ana Paula. “A minha dica principal para quem me pergunta como consigo viajar tanto é planejamento.”

E você? Sabe dizer, neste exato momento, quantos pontos tem acumulados? E quantos vão expirar nos próximos dias? Seja qual for a maneira de controlar que mais se encaixa em sua rotina, o importante é aproveitar os benefícios dos programas de fidelidade e nunca mais perder pontos por falta de planejamento.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.