Roupa especial permite que pessoas surdas sintam o som de músicas

O objetivo da invenção é permitir que pessoas com deficiência auditiva possam sentir na pele a vibração de músicas clássicas em salas de concerto

A tecnologia possibilita criações impressionantes e a The Sound Shirt é a uma delas. A roupa especial é uma espécie de camisa que permite que pessoas com deficiência auditiva possam sentir músicas clássicas.

A ideia surgiu da parceria entre a agência alemã Jung von Matt e a Orquestra Sinfônica de Hamburgo, com o objetivo de ampliar a presença de pessoas surdas em salas de concerto.

Os microfones que ficam no palco captam os sons dos instrumentos e um software traduz isso em dados. Então, eles são enviados via wireless para a roupa e alguns dispositivos que ficam no tecido passam a vibrar, de acordo com o tom do instrumento e com a intensidade da música.

Dessa forma, sons mais graves são sentidos na região do estômago, enquanto os mais agudos (como o dos violinos) vão para os braços, por exemplo.

Assim, com a roupa, pessoas que não conseguem ouvir podem sentir na pele, literalmente, a vibração das músicas que estão sendo tocadas no palco.

A The Sound Shirt já foi usada algumas vezes durante as apresentações da Orquestra Sinfônica de Hamburgo. No momento, o cadastro para vivenciar a experiência está indisponível, mas é possível se registrar no site para receber informações sobre futuras oportunidades.

Em 2016, a iniciativa concorreu ao Leão de Ouro no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, ao lado da brasileira Emoti Sounds, que traduziu emojis em sons para deficientes visuais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s