10 alimentos que secam a barriga

Além de serem ótimos para a saúde, eles também são aliados poderosos para você conseguir dar fim àqueles pneuzinhos insistentes

Ter uma barriga lisinha é o desejo de muitas mulheres. E a melhor estratégia para conseguir isso é fazer dieta e praticar exercício, correto? Se você ainda incrementar o cardápio com os alimentos certos, não vai ter pra ninguém! “O acúmulo de gordura vem da ingestão de carboidratos simples, presentes em pães, massas, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas. O ideal é consumir com frequência alimentos que aceleram o metabolismo e aumentam o gasto calórico diário”, diz a nutróloga Tamara Mazaracki, da Associação Brasileira de Nutrologia. Com isso, você reduz medidas e ainda protege o coração, já que o acúmulo de gordura pode entupir artérias. A nutricionista Isabel Andrade, da Venutri Consultoria Nutricional, em São Paulo, diz o que devemos (e não devemos) comer para ter a barriga chapada. Confira a lista:

Aposte nesses alimentos

  • Abacate: fonte de gordura monoinsaturada, a fruta diminui o acúmulo de células gordurosas no abdômen. Ela traz ainda glutationa, substância que controla os níveis de cortisol – em excesso, esse hormônio infla os pneuzinhos. Tente comer 3 colheres (sopa) dia sim, dia não.
  • Azeite: é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que combatem a gordurinha que insiste em prejudicar os contornos do corpo. Ainda retarda a velocidade com que os carboidratos são digeridos, diminuindo a liberação de insulina. Isso evita novos estoques de gordura. Recomenda-se ingerir 2 colheres (sopa) por dia.
  • Chá verde: acelera o metabolismo, barrando o acúmulo de gordura. Tome 1 xícara (chá) 30 minutos após as refeições. Se você é hipertensa, cuidado: ele pode aumentar a pressão.
  • Frutas vermelhas: são campeãs em antocianina, um pigmento natural com função antioxidante que ajuda na queima de gordura abdominal. Coma 1 xícara (chá) por dia.
  • Nozes: têm as fibras e proteínas necessárias para derreter as moléculas de gordura. Coma 1 todos os dias.
  • Ovos: são ricos em proteína e em vitamina B12, que ajuda a “quebrar” a gordura. O ideal é consumir 1 unidade a cada dois dias.
  • Peixes e frutos do mar: ricos em ômega 3, ajudam a desinflamar as células gordurosas, murchando a barriga. Também aceleram a transformação da glicose em energia, impedindo que ela vire gordura. Coma três vezes por semana.
  • Probióticos: iogurtes e leites fermentados ajudam a reduzir significativamente a gordura abdominal, uma vez que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Invista em 1 ou 2 porções todos os dias, de preferência as versões desnatadas.
  • Vinagre: tem ácido acético, que diminui a fome, acelera o metabolismo e evita picos de insulina, reduzindo o risco de o organismo acumular gordura. Prefira o de maçã: além de atuar no controle de peso, tem ação diurética. Consuma todo dia 1 ou 2 colheres (chá) diluídas em 1 copo de água antes das refeições.
  • Semente de chia: rica em proteína, acelera o metabolismo e, com isso, diminui o volume abdominal. Por concentrar fibras solúveis, também inibe o apetite. Coma de 2 a 4 colheres (sopa) por dia.

Fuja destes perigos

  • Alto índice glicêmico: eles se transformam rapidamente em açúcar no sangue e favorecem o estoque de gordura na barriga. Doces em geral, pães brancos e algumas frutas, como a banana e a uva, são alguns exemplos.
  • Gordura trans: prejudicam o funcionamento do organismo. Estão em bolachas recheadas, sorvetes e salgadinhos.
  • Sódio: retêm líquido e incham o abdômen. São os embutidos, como salsicha, mortadela e presunto; defumados, como carne-seca; temperos prontos concentrados, salgadinhos e queijos amarelos. Confira outros alimentos que contêm muito sódio.
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s