5 passos para dormir bem e emagrecer 7 kg

Médico americano revela os 5 passos básicos para você dormir melhor e detonar de vez a gordura da barriga!

Depois de uma boa noite de sono, você se sente mais bonita e bem mais disposta!
Foto: Dreamstime

Sempre que alguém fala em perder peso, já vem à nossa cabeça aquela dieta sofrida e difícil, cheia de restrições alimentares que, logo depois, nos fará voltar ao peso inicial. Dá um desânimo, né? Mas o médico americano Michael Breus vai levantar seu astral rapidinho. Autor do livro “The Sleep Doctor’s Diet Plan” (na tradução do inglês, “O Plano de Dieta do Médico do Sono”, ainda sem edição no Brasil), ele aposta em um método capaz de eliminar todas as dietas. E o segredo é dormir!

“Mas esse sono precisa ter boa qualidade e quantidade ideal de horas para cada pessoa. Dormindo do jeito certo, você consegue perder até 7 quilos em um mês”, atesta Breus. Veja a seguir como isso acontece.

Por que o sono emagrece?

Segundo Breus, isso acontece porque as gorduras são transformadas em energia mais rapidamente enquanto dormimos. Mas é preciso dormir pelo menos 7 horas e meia por noite. Daí o seu metabolismo (ou seja, a capacidade do corpo de transformar gordura em energia), se acelera. Dessa maneira, os hormônios ficam regulados, você come com equilíbrio e emagrece.

Ainda em dúvida? Estudos da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, comprovam: adultos que dormem bem possuem 20% menos de gordura na barriga. “Quando dormimos mal, nossos níveis de cortisol [o hormônio que ajuda a estocar gordura no organismo] aumentam, deixando a barriga enorme”, explica Breus.

Quanto é preciso dormir para perder peso?

De acordo com o médico Michael Breus, a quantidade de sono costuma variar de pessoa para pessoa. Porém, em seu livro, Breus segue uma regra válida para todos. A regra é clara: cada estágio de sono tem, em média, 90 minutos. O ideal é que a pessoa durma, no mínimo, 5 estágios por noite. Dessa maneira, a soma resultará em 7 horas e meia de sono, pelo menos.

5 passos para dormir do jeito certo

1. Tenha um horário regular.
Tente dormir e acordar sempre na mesma hora todos os dias. “Quanto mais regrado seu horário de sono, mais seus hormônios ficarão balanceados e mais você emagrecerá”, explica Breus.

2. Pare com o café.
A cafeína fica em nosso corpo durante 10 horas. Por isso, o ideal é que você tome um cafezinho apenas após o almoço ou, no máximo, até as 14 horas. Assim, seu corpo terá tempo para se livrar da cafeína.

3. Coma fibras e proteínas.
Manter uma alimentação rica em proteínas e fibras a cada quatro horas fará o açúcar do seu sangue se estabilizar. Isso aumentará sua energia e diminuirá a famosa gula.

4. Faça exercícios de dia.
Ou, no máximo, até quatro horas antes de dormir. Assim, você queima calorias, define os músculos e acelera o metabolismo.

5. Tome sol pela manhã.
Tomar sol 15 minutos pela manhã (antes das 10 horas e, de preferência, com uso de protetor solar) ajuda a regular o sono, aumentando os estágios do sono e fazendo com que a sua noite seja muito mais agradável! Agora você tem um excelente motivo para levar o cachorro para passear!

5 passos para dormir bem e emagrecer 7 kg

Quando você dorme bem, alguns hormônios que ajudam no emagrecimento são produzidos
Foto: Dreamstime

Os 5 hormônios do sono

Quando você dorme bem (ou mal), afeta a produção de vários hormônios pelo seu corpo. Veja os benefícios (ou o estrago) que uma noite de sono pode fazer em sua vida:

Leptina
· Se você dorme bem…
Ajuda a reconhecer que o corpo está satisfeito.

· Se você dorme mal…
Diminui bastante a sensação de saciedade e você já acorda sentindo fome!

Grelina
· Se você dorme bem…
Faz você sentir fome natural.

· Se você dorme mal…
Aumenta a vontade natural de comer em 20%!

Cortisol
· Se você dorme bem…
Regula o apetite.

· Se você dorme mal…
Aumenta o apetite e faz o corpo acumular gordura na barriga.

Hormônio do crescimento (hgh)
· Se você dorme bem…
Diminui a gordura corporal.

· Se você dorme mal…
Transforma calorias em gordura.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s