6 alimentos ajudam a emagrecer comendo

A ciência comprova: descubra os seis alimentos que reduzem a fome e aceleram o metabolismo sem sofrimento!

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 24/02/2012 em

AnaMaria

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6 alimentos ajudam a emagrecer comendo
Reportagem: Beatriz Levischi - Edição: MdeMulher

Beber duas xícaras de leite desnatado ajuda a emagrecer
Foto: Dreamstime

Perder peso comendo é o sonho de qualquer pessoa. Pois estudos recentes comprovaram que ele pode virar realidade! Basta escolher alimentos que tapeiem a fome, turbinem o metabolismo e, de quebra, ainda queimem gordura. Descubra quais são eles e inclua-os na sua dieta.

Leite

Por quê? Beber duas xícaras por dia da versão desnatada ajuda a emagrecer.

Como funciona? O leite é rico em cálcio, que se liga às moléculas de gordura, expulsando-as do corpo antes de serem reabsorvidas. A vitamina D ainda acelera a quebra das células adiposas.

Bônus: tomar leite depois da musculação ajuda a converter massa gorda em magra, pois a proteína presente na bebida repara os músculos.

Chocolate amargo

Por quê? Cheirar o chocolate escuro por dois minutos tira a fome.

Como funciona? Ao cheirar algo, o corpo pensa que nós vamos comer, iniciando o processo de digestão, responsável por diminuir os níveis do hormônio que estimula o apetite.

Bônus: você não achou que a gente faria você passar essa vontade, achou? Dois quadradinhos (28 gramas) por dia estão liberados. Pesquisas comprovaram, inclusive, que mulheres com esse hábito são mais magras, além de apresentarem menos riscos de pressão alta e síndrome metabólica.

Feijão

Por quê?  Acrescentar apenas meia xícara de qualquer tipo de feijão no prato, com legumes, saladas ou massa, faz a pessoa comer menos porções de outros alimentos e se sentir satisfeita por muito mais tempo.

Como funciona? O grão contém fibra solúvel, que se transforma em gel no intestino, prolongando a saciedade. Legumes ainda dobram a produção do hormônio que envia o sinal de parar de mastigar para o cérebro.

Pimenta vermelha

Por quê? A especiaria reduz pela metade o desejo por doces e comidas gordurosas, além de facilitar a queima de calorias.

Como funciona? Pimenta vermelha contém capsaicina, substância que dá o sabor picante, diminui o apetite e turbina o metabolismo.

Bônus: Você não gosta de pimenta? Apele para o vinagre. Ele reduz o nível de insulina no corpo, afastando a fome da mesma maneira.

Semente de chia

Por quê? Substituir metade da quantidade de ovo ou óleo vegetal no preparo de seu bolo favorito por gel de chia "emagrece" a receita.

Como funciona? O gel de chia (cuja consistência se parece com a do ovo) é menos calórico e não altera o sabor da comida.

Modo de preparo: despeje 2 xícaras de água morna e ¹/³ de xícara de sementes de chia em uma garrafa e agite durante 20 segundos. Deixe repousar por meia hora ou até que se forme o gel. Congele a mistura não utilizada por até uma semana.

Banana

Por quê? A fruta evita a vontade de beliscar o dia todo. Ninguém merece atacar a geladeira logo após o almoço, né?

Como funciona? Banana é rica em fibras, que diminuem a fome e aceleram a digestão, facilitando a perda de peso. Ela também ajuda a estabilizar os níveis de leptina, hormônio responsável pelo controle da fome, que ficam abaixo da média quando a gente dorme mal.

Bônus: você tem insônia? Tome uma xícara ao dia de chá de flor de maracujá. A bebida acaba com a ansiedade em uma semana.