Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Abaixe a pressão e emagreça

Atitudes do dia a dia e alimentos certos combatem a hipertensão e as gordurinhas

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 21 jan 2020, 08h05 - Publicado em 1 jun 2009, 21h00

As uvas e todas as frutas vermelhas 
combatem a hipertensão
Foto: Dreamstime

Ela chega sem apresentar nenhum sintoma. Por isso, seis em cada dez pessoas que sofrem com a hipertensão nem desconfiam disso. 

Em silêncio, ela torna seu organismo vulnerável a muitas doenças. Quando não é controlada (isso significa mantê-la abaixo de 14 por 9), a pressão alta aumenta bastante o risco de infarto e derrame. 

Menos sal, mais saúde!
A primeira atitude recomendada aos hipertensos é diminuir a quantidade de sal na comida. “No Brasil, temos o costume de acrescentar sal à comida já salgada. Esse hábito é um veneno para a nossa saúde”, alerta a nutricionista Fernanda Ziccoletti, do Rio de Janeiro. 

A boa notícia é que alguns alimentos ajudam a manter a pressão sob controle. Com disposição e força de vontade, você pode mudar algumas atitudes do cotidiano para sair da mira da hipertensão. De quebra, você emagrece até 7 quilos em um mês, ganhando saúde e boa forma.

Continua após a publicidade

Hábitos que valem por um tratamento

– Largue o cigarro
Esse inimigo aumenta a frequência cardíaca e a contração dos vasos sanguíneos, o que faz a pressão subir.

– Corte o refrigerante
Ele tem alto teor de sódio. Troque-o por sucos de frutas naturais – eles fornecem vitaminas e minerais que protegem o organismo de doenças infecciosas.

– Prefira o azeite
Contém ácido oleico, tipo de gordura do bem que regula o colesterol e a pressão. Evite esquentá-lo, pois o calor elimina alguns benefícios.

– Faça as pazes com a balança
Quando você está acima do peso, seu corpo precisa se esforçar mais para realizar as tarefas rotineiras. Por isso, seu coração trabalha em dobro e o risco da hipertensão aumenta. Algumas pesquisas indicam que emagrecer cinco quilos é suficiente para derrubar cinco pontos da pressão.

Continua após a publicidade

– Diminua a cervejinha
Duas taças de vinho ou duas latas de cerveja fazem bem ao coração, de acordo com um estudo publicado em uma revista científica inglesa. Esse hábito ajuda a diminuir discretamente a pressão, mas a partir da terceira dose o efeito se inverte: o excesso de álcool pode levar sua pressão às alturas!
– Abuse do alho
Ele contém alicina, que ajuda a regular a pressão. 

– Namore bastante
Ao lado de quem a gente ama, nossa pressão cai. Essa foi a conclusão de um estudo recente, feito nos Estados Unidos. O bem-estar libera na corrente sanguínea uma substância chamada serotonina, que proporciona uma sensação de relaxamento ao cérebro. Se você estiver solteira, paquere, saia e se divirta. 

– Fuja dos adoçantes
Eles têm sódio. Prefira adoçar com mel ou estévia. 

– Saboreie as uvas
Aliás, não só as uvas, mas todas as frutas vermelhas – como morango, pitanga, framboesa e açaí. Elas são ricas em substâncias que têm um efeito anti-hipertensivo. 

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.