Como emagrecer rápido

Quer saber como emagrecer rápido? Com truques certeiros que aumentam o gasto de energia no seu corpo, você elimina até 4 quilos por semana

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 20/07/2011 em

AnaMaria

um conteúdo de

Como emagrecer rápido
Suzana Dias

Comer mais proteínas é uma maneira de usar o metabolismo a favor da perda de peso
Foto: Dreamstime

A ideia de ter muito mais pique, ficar bem-disposta e ainda perder peso atrai você? Então, pode comemorar! Algumas atitudes têm o poder quase mágico de acelerar o metabolismo. Isso faz o organismo estocar menos gordura. Junto com os quilinhos a mais, vão embora o cansaço e a preguiça!

Essa maravilhosa fórmula está no livro "A Onda de Energia de Sete Dias" de Jim Karas, considerado um guru da boa forma nos Estados Unidos. As dicas do autor, associadas a uma alimentação saudável, ajudam você a perder até 4 quilos em uma semana! Veja quais são essas atitudes.
 

5 maneiras infalíveis de dar um gás no seu regime

 
1. A cada 3 horas

Faça refeições pequenas a cada três horas - isso faz o corpo gastar mais calorias. "Assim, a digestão fica lenta, e isso ajuda a emagrecer. Quando a pessoa faz só duas ou três grandes refeições ao dia, o corpo estoca gordura! Quem come de pouquinho em pouquinho tem um metabolismo mais rápido", explica o endocrinologista João César Castro Soares. E mais: longos períodos sem comer provocam uma queda brusca do nível de açúcar no sangue. A consequência disso? Ataques à geladeira!

2. Mais proteínas, menos carboidratos

De acordo com o endocrinologista e nutrólogo Wilmar Accursio, comer mais proteínas é uma maneira de usar o metabolismo a favor da perda de peso. Quando comemos 100 calorias de proteínas, gastamos cerca de 25 delas no próprio trabalho de digestão. Por outro lado, ao ingerir 100 calorias de carboidratos, queimamos apenas 8 delas; no caso das gorduras, somente 4! "Portanto, 100 calorias de peixe (proteína) engordam menos do que 100 calorias de pão (carboidrato), que engordam menos do que 100 calorias de bacon (gordura)", diz Accursio. Outras fontes de proteína são carne bovina, frango, ovos, leite e derivados.

3. Água gelada e chá à vontade

"Se você está desidratada, a fadiga toma conta do seu corpo. Nessas horas, o metabolismo despenca", alerta Jim Karas. O conselho dele: beba água gelada e chá - sem açúcar, é claro - em grande quantidade. Ele se baseia em pesquisas que comprovaram o poder benéfico dessas bebidas. "Quando uma pessoa toma diariamente de oito a dez copos de água gelada, ela consegue queimar cerca de 200 calorias a mais. Isso porque o organismo precisa de energia para elevar a temperatura do líquido de 5 para 37 oC - a temperatura ideal do nosso corpo", afirma o médico João Soares. Os chás mate e preto contêm cafeína, uma substância que também acelera o metabolismo. Eles podem ser bebidos gelados e são muito saborosos.

4. Noites inteiras

Nada de sono picado e noites maldormidas. Se você deseja emagrecer, precisa dormir muito bem por, no mínimo, oito horas sem interrupção. Quando isso não acontece por algum motivo, seus hormônios se desequilibram e a irritação toma conta de você. Como consequência, a fome aumenta. Para dormir tranquilamente, procure deixar o quarto bem escurinho, separe travesseiros e cobertas confortáveis, e tome um banho morno antes de ir se deitar.

5. Oxigênio emagrecedor

Respirar fundo é relaxante - e emagrece! Encher os pulmões de ar diminui seus níveis de cortisol, um hormônio "ruim" ligado ao estresse e à queda do metabolismo. Não é à toa que suspiramos quando estamos irritadas - afinal, esse ato realmente tem efeitos calmantes. Mais oxigênio para o corpo significa mais disposição e facilidade para perder peso. Aprenda, no quadro acima, um exercício simples e eficaz de respiração.
 

Respirar bem também emagrece!

 
Faça este exercício sempre que tiver um tempinho livre. O ideal é repeti-lo cerca de dez vezes por dia - pode até ser no escritório, numa sala reservada
 
1. Sentada ou em pé, mantenha a coluna reta e o queixo ligeiramente abaixado. Posicione uma mão acima e outra abaixo do umbigo.

2. Solte o ar pela boca com força enquanto contrai os músculos da barriga.

3. Inspire profundamente, usando a barriga para empurrar de leve as mãos o máximo possível.

4. Rapidamente e com força, expire e inspire diversas vezes, empurrando e soltando a barriga com as mãos. Crie um ritmo de respiração e o mantenha por alguns minutos.
 

Quer emagrecer rápido?

 

Siga as dieta indicadas abaixo, e sempre é claro, procure a opinião de um nutricionista