Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Perca 1 kg por semana sem dieta!

Entender como funciona e trabalha seu organismo é o segredo para perder peso e ter mais energia. Acerte os ponteiros do seu relógio biológico e nunca mais brigue com a balança!

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 16 jan 2020, 11h28 - Publicado em 1 ago 2012, 21h00

 

Foto: Getty Images

Quando nosso relógio biológico está desajustado, engordamos e temos mais chances de ter problemas como pressão alta, diabetes, gastrite e depressão. Pouca gente sabe, mas, para quem quer emagrecer, tão importante quanto selecionar a quantidade e o que você come, é seguir um padrão de horário das refeições e dormir bem. “Respeitar o ritmo natural do corpo e fazer com que sua rotina entre em sintonia com ele ajuda não só na perda de peso como aumenta a sua energia e melhora o sono e o humor”, explica a nutricionista inglesa Lyndel Costain, autora do livro The Body Clock Diet (A Dieta do Relógio Biológico, em tradução livre).

Em entrevista exclusiva à AnaMaria, Lyndel explica como funciona o plano de reeducação alimentar que criou com base na cronobiologia, ciência que estuda os ritmos do organismo, responsáveis por
funções básicas e vitais, como acordar, fazer a digestão e pensar. Esse plano é como se nosso organismo tivesse um “relógio interno”, o chamado relógio biológico, que só funciona bem com alimentação saudável nas horas certas e boas noites de sono. “Ajustando seus horários de comer e dormir aos horários naturais do seu corpo, dá pra perder até 1 quilo por semana”, confirma Lyndel.

Continua após a publicidade

Veja como regular os ponteiros desse relógio, diga adeus à barriga e ganhe saúde!

COMO FUNCIONA O MÉTODO
O método da nutricionista Lyndel Costain consiste em fazer com que, apesar da rotina estressante – muito trabalho, noites maldormidas e má alimentação –, você consiga entrar em harmonia com o ritmo natural do seu corpo. Ele sai de sintonia toda vez que comemos errado (de forma não saudável e em horários inadequados), fazemos dietas muito radicais, ficamos estressadas e dormimos pouco ou tarde demais da noite.

POR QUE UMA BOA NOITE DE SONO EMAGRECE?
Várias pesquisas já comprovaram que uma boa noite de sono ajuda a ficar mais magra. Entre os mais recentes estudos, um norte-americano, feito pela American Thoracic Society International, revelou
que mulheres que fazem dieta, mas dormem pouco, engordam mais do que as que descansam pelo menos 8 horas por noite. Em outro estudo, dormir pouco ou muito tarde pode resultar no ganho
de até 2 quilos! Entenda por quê:

Continua após a publicidade

* Se dormimos pouco, o nível do hormônio cortisol aumenta e, com ele, a fome e o acúmulo de gordura abdominal.
* Durante a noite, liberamos leptina, hormônio responsável por inibir a fome.
* É durante a noite que o hormônio do crescimento age. Ele controla o aumento do tônus muscular e inibe o acúmulo de células de gordura.
* Quer mais? A melatonina, produzida à noite, também é antioxidante, prevenindo o envelhecimento!

O QUE É O RELÓGIO BIOLÓGICO?
O chamado relógio biológico é um mecanismo controlado pelo cérebro responsável por regular a temperatura do corpo, a produção de hormônios, a variação da pressão arterial, o metabolismo, o apetite,
a digestão, a atividade cerebral e as funções de dormir e acordar. Nesse mecanismo, um hormônio que tem papel fundamental para que os ponteiros do nosso relógio interno funcionem corretamente é a
melatonina (também conhecida como hormônio do sono). Ela é liberada enquanto dormimos para ajudar o corpo a descansar, desintoxicar e se restaurar para o dia seguinte. Pela manhã, os níveis de melatonina começam a diminuir, dando o alerta ao corpo de que é hora de acordar!

ACERTE OS PONTEIROS
Siga as orientações da famosa especialista inglesa Lyndel Costain, respeitando o funcionamento do corpo, e perca 1 kg por semana! Além de respeitar os horários, não fique mais de três horas
sem comer. Ou seja, sua agenda diária deve ter três refeições principais e dois lanches.

Continua após a publicidade

Das 6:00 às 8:00
O corpo se prepara para acordar: a temperatura e os níveis de cortisol sobem. É hora de abastecer o organismo com nutrientes. Coma até 1 hora após acordar. Prefira carboidratos.
Sugestão: 1 copo de suco de laranja + 40 g de cereais com leite + 1 xícara de chá ou café

Das 9:00 às 11:00
 A adrenalina e a temperatura aumentam. A mente está alerta. Cama um lanche para ajudar a equilibrar as taxas de insulina e açúcar no sangue e turbinar ainda mais a concentração.
Sugestão: Um punhado de frutas secas ou castanhas.

Das 12:00 às 13:00
Dispara o apetite. Invista em alimentos que controlem os efeitos da galanina, que estimula a vontade de comer. Aposte em proteínas, legumes e verduras.
Sugestão: 1 fatia de pão de centeio + 50 g de carne magra + salada de agrião com pera e queijo (15 g de gorgonzola) + 1 fruta

Continua após a publicidade

Das 13:00 às 15:00
A energia e a temperatura corporal caem, provocando sonolência. A pausa após o almoço atende à necessidade biológica de repouso nesse horário. Estudos mostram que uma soneca depois do almoço (de até 20 minutos) alivia o cansaço e melhora o raciocínio à tarde.

Das 15:00 às 16:00
 Adrenalina, temperatura e cortisol voltam a subir. Ótimo momento do dia para quem precisa se concentrar no trabalho ou nos estudos. Comer um lanche nesse horário garante o controle dos reguladores de apetite.
Sugestão: Um iogurte de frutas light.

Das 16:00 às 19:00
 A coordenação, a força, o vigor, a temperatura corporal, o metabolismo e a adrenalina atingem seus maiores níveis. O humor também melhora. É o melhor momento para fazer exercícios físicos. Aposte em uma atividade que lhe dê prazer!

Continua após a publicidade

Das 20:00 às 23:00
O corpo libera melatonina, se preparando para uma noite de sono. O cansaço mental e físico dão sinais. Coma até três horas antes de ir para a cama.
Sugestão: 1 filé de peixe grelhado com lentilhas e espinafre + tomates grelhados + salada de frutas com manga, kiwi e abacaxi.

Das 23:00 às 4:00
O nível de melatonina sobe. No sono profundo, os hormônios que regulam o metabolismo e o crescimento agem e os do estresse são inibidos. Não ataque a geladeira no meio da noite de jeito nenhum e evite ir para a cama muito tarde.

Das 4:00 às 6:00
 A temperatura do corpo e o sistema de alerta do organismo estão em seu nível mais baixo, para promover um sono de qualidade e uma total recuperação mental para começar o dia seguinte a mil!
Durma pelo menos oito horas por noite para ajudar no emagrecimento.

APOSTE NESTES ALIMENTOS:
* Leite desnatado ou semidesnatado
* Frutas e verduras
* Ervas como temperos
* Iogurtes light
* Azeitonas ou azeite de oliva
* Ovos
* Queijos tipo gorgonzola ou parmesão
* Carnes magras e brancas
* Castanhas e frutas secas
* Lentilha
* Atum e sardinha (até os enlatados)
* Vinagre

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.