Ano novo, corpo novo: mude os hábitos para emagrecer para sempre

Como a leitora Ivone Tavares, você também pode incluir atitudes mais saudáveis em 2015 e se livrar do efeito sanfona!

O Ano Novo é o momento ideal para fazermos aquela famosa listinha de resoluções que pretendemos colocar em prática. Pegar firme na dieta, começar a se exercitar e emagrecer de vez são atitudes que costumam estar no topo da lista de muita gente. O problema é que, durante o ano, nossa determinação perde a força e, em poucas semanas, tudo volta a ser como antes. Para seguir firme, é preciso ter em mente que os benefícios das mudanças serão permanentes. “Com o passar do tempo, os resultados parciais servirão de incentivo para não desistir”, reforça a nutricionista Aline Telles, de São Paulo. Foi o que aconteceu com a leitora Ivone Tavares: na virada de 2012 para 2013, ela decidiu parar de fumar e perder os 26 kg que havia engordado nos anos anteriores. “Mentalizei isso durante a oração que fazemos à meia-noite na passagem do ano. Nem acreditei muito que conseguiria, mas, no primeiro dia do ano, dei início à minha nova vida.” Inspire-se na história de Ivone e transforme-se em 2015!

Toda mudança inclui abandonar coisas que você ama

A leitora Ivone Tavares, hoje com 40 anos, tomou uma decisão na virada de 2012 para 2013: mudaria tudo em sua vida. Ela pesava 94 kg e passava a maior parte do tempo deprimida. “Eu sabia que não estava bem, mas foi quando me vi numa foto que decidi realmente emagrecer”, relembra. Na ânsia de chegar logo ao seu objetivo, começou a correr e a praticar muai thai, o boxe tailandês. Cinco anos antes ela já havia se aventurado na corrida, mas desistira da prática em poucos meses. “Estava numa fase boêmia, gostava de sair toda noite. Voltei ao sedentarismo e deu no que deu.” Mas ela queria fazer diferente.

Ivone começou a correr quase todos os dias assim que o ano começou. Abandonou o cigarro, a bebida e as noitadas. E passou a se alimentar melhor também. “Todo mundo sabe o que deve ser feito: comer de três em três horas, preferir integrais e grelhados, tomar bastante água. O difícil é seguir firme nisso. Toda mudança inclui abandonar coisas que você ama. É preciso ter disciplina”, reforça.

Divulgação/Arquivo Pessoal

Divulgação/Arquivo Pessoal

Logo no primeiro mês com os novos hábitos, Ivone começou a perceber a diferença nas roupas. “Olhar no espelho e notar a mudança era uma motivação.” Seis meses depois, já com quase 20 kg a menos, decidiu procurar 

uma assessoria especializada em corrida para aperfeiçoar seus treinos. “Fiz muita coisa errada no começo. É preciso complementar o treino com musculação para evitar lesões. Mas minha meta era correr a São Silvestre no fim de 2013 e consegui”, comemora. Já faz dois anos que Ivone tomou a decisão de emagrecer e nunca mais voltou a engordar. Controlou a ansiedade, levou o marido junto (ele virou seu parceiro de corrida) e hoje acredita que é uma inspiração para a filha de 16 anos. “Ela tem orgulho de mim”, finaliza.

Dicas da leitora

  • Comer de 3 em 3 horas
  • Eliminar frituras
  • Diminuir a quantidade de carboidratos
  • Comer mais frutas
  • Cortar o álcool
  • Esquecer os refrigerantes

Dê adeus ao sofá

Deixar o sedentarismo exige cautela. Antes de começar a praticar qualquer exercício físico, é preciso fazer um check-up. Inicie o treino com caminhadas de 15 minutos, pelo menos três vezes por semana, e aumente 2 minutos a cada nova saída, até completar 30 minutos. Para se dedicar à corrida com segurança, procure orientação profissional.

Tudo a seu tempo

Mudanças definitivas não acontecem de uma hora para outra e exigem persistência. Veja como se manter firme em todas as fases do processo de emagrecimento:

Primeira fase: pontapé inicial

É a parte mais importante de qualquer mudança. Diante da primeira dificuldade, a maioria desiste. Mas nessa fase os resultados da dieta já ficam visíveis. As roupas apertadas começam a sobrar e você se sente mais bonita. Isso é uma delícia! Veja o que fazer para potencializar seu esforço:

  • Faça trocas inteligentes em seu café da manhã. Substitua o leite integral pelo desnatado e troque o pão francês por tapioca.
  • Corte temperos e molhos prontos, sopas em pó, macarrão instantâneo. Evite comidas congeladas industrializadas.
  • Descubra uma atividade física que a agrade. Além de fazer exercícios aeróbicos, é preciso fortalecer os músculos

Segunda fase: o perigo de largar mão

Muitos se contentam com a perda de peso inicial e desanimam do regime. A balança também pode estacionar porque o organismo se adapta à reeducação alimentar. Reavalie sua rotina e dê um novo “choque” no organismo. Incluir termogênicos e outros alimentos emagrecedores no cardápio pode ser uma boa. Cofnira dicas boas para incluir no dia a dia:

  • Tome chá de hibisco, chá verde ou chá branco ao longo do dia. Eles têm propriedades que aceleram o metabolismo.
  • Inclua canela no cardápio: na tapioca, nas frutas ou no leite desnatado… Ela também é termogênica.
  • Tome mais água – pode parecer esquisito, mas, quanto maior a ingestão, menor o inchaço.

Fase final: a manutenção é para sempre

Até atingir seu objetivo, não desanime nem ceda às tentações. “Quando alcançamos o peso ideal, é preciso mantê-lo por dois anos para garantir que o organismo não recupere as calorias perdidas”, explica Aline. E não existe o fim da dieta. Depois de um ano, no entanto, você terá incorporado de vez os novos hábitos e não sofrerá para mantê-los.

Dica esperta

Divulgação/Arquivo Pessoal

Divulgação/Arquivo Pessoal

Tire fotos de corpo inteiro todo mês. Faça como Ivone e compare-as com imagens de fases anteriores. Isso ajuda a manter a disposição para seguir em frente e não desistir dos novos hábitos.

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