Dieta pós-parto
Thinkstock/Getty Images

O bebê nasceu saudável, está tudo bem, felicidade total. Mas, você olha no espelho e parece que ainda está grávida de uns cinco meses. Calma, é normal. Seu útero, que tinha o tamanho de uma pera antes da gravidez, chegou ao de uma melancia antes do parto e, agora, ainda tem o tamanho de um melão. Sem contar o inchaço por causa da revolução hormonal pela qual seu organismo está passando. Por outro lado, sempre sobram, sim, uns quilos extras.

A primeira medida para vencer a guerra contra a barriga é amamentar: quando a mulher dá de mamar, produz o hormônio ocitocina, que provoca a contração do útero e estimula o retorno ao tamanho normal. Sem falar que o aleitamento consome cerca de 700 calorias por dia, o mesmo que uma hora de corrida. É aí que entra a segunda medida: seguir um cardápio saudável para estimular a produção de leite e perder o peso que está sobrando.

Então, nada de se atirar de cabeça na canjica. "O importante para a mulher que está amamentando é consumir nutrientes necessários para a saúde sem adicionar calorias na dieta", diz a nutricionista Gabriella Guerrero Pereira, da Nutriessencial Consultoria Nutricional, em São Paulo. Nessa fase, o ideal é consumir cerca de 1900 calorias por dia.

A nutricionista Catarina Stocco, da Dietclin, Clínica de Nutrição e Saúde, em Curitiba, complementa: "Depois do primeiro mês do parto, é esperada uma perda de peso gradual de 1 quilo por mês, se não houver exageros". Os alimentos indispensáveis no cardápio da mãe passam longe da lista dos ingredientes engordativos.

Perca peso enquanto amamenta

Siga o menu e emagreça com saúde, sem se privar dos nutrientes necessários para você e o bebê:

Para não ganhar peso depois parto

Quem amamenta sente uma fome danada. Se você não quer ganhar mais do que perder, siga as orientações da nutricionista Gabriella Guerrero Pereira:

  • Evite sobremesas doces, principalmente as que levam cremes (tortas, pavê e bolos recheados).
  • Não pule refeições! Depois de horas em jejum, a tendência é exagerar na comida.
  • Consuma 1 colher (sobremesa) de linhaça nos sucos, frutas e sopas. A linhaça aumenta a saciedade e dribla o apetite.
  • Se der vontade de comer doce, consuma uma fruta cozida ou doce de frutas (bananada ou goiabada) de preferência sem açúcar.
  • Evite as sopas de pacote: elas contêm alta quantidade de sódio e estimulam a retenção de líquidos.