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PUBLICADO EM

29/10/2014

ATUALIZADO EM

05/03/2015

Barriga Chapada: cardápio de 1500 calorias

Comer direito é parte fundamental de um plano para deixar seu abdômen sarado.
Barriga Chapada: cardápio de 1500 calorias
Reportagem: Wilson Weigl - Edição: MdeMulher
Aqui você tem opções para todas as refeições, à base de ingredientes magros, elaboradas pela nutricionista Fernanda Furmankiewicz. Em média, o cardápio tem 1500 calorias diárias. Você vai comer seis vezes por dia, intercalando lanches entre as principais refeições e incluindo uma ceia ligeira antes de ir para a cama. Refeições menores, feitas de três em três horas, não sobrecarregam o organismo, aceleram o metabolismo – o que contribui para a queima de gordura – e evitam que você fique morta de fome e exagere nas porções”, diz Fernanda, que dá mais um conselho: “À noite, o ideal é evitar comer macarrão, arroz e pão, já que não vai haver tempo para gastar energia antes de dormir. Assim, você não corre o risco de esse tipo de carboidrato acabar armazenado na forma de gordura”. 
 

Sinal verde para 

· Pães e arroz integrais 
· Grãos integrais e leguminosas 
· Proteínas magras 
· Legumes e verduras 
· Frutas 
 

Sinal vermelho para 

· Doces 
· Comidas preparadascom farinha refinada 
· Arroz branco e macarrão branco 
· Refrigerantes 
 

Não podem faltar 

Carboidratos complexos: costuma-se culpar o carboidrato quando a balança se volta contra nós. No entanto, ele não deve faltar numa dieta com objetivo de queimar gordura e definir o abdômen. Por quê? Além de importante fonte de energia, é essencial numa alimentação saudável. Saber escolher quais carboidratos incluir na dieta define a diferença entre ficar em forma ou acumular gordura. Os carboidratos complexos, encontrados em legumes, cereais, massas e farinhas integrais, são absorvidos pelo organismo de forma lenta e gradual e proporcionam energia duradora e sensação de saciedade. Efeito contrário têm os carboidratos simples, presentes em doces e alimentos preparados com farinha branca, como bolos e macarrão, que são rapidamente metabolizados e fornecem um curto pico energético. Resultado: você logo sente fome novamente.
 
Proteínas magras: a principal função da proteína é a de construir tecidos, inclusive musculares. Por isso, quem treina em busca de um corpo seco e definido precisa consumir proteínas magras e de alto valor biológico, como as encontradas em carnes vermelhas magras, peito de frango e de peru, peixes, ovos, leite e iogurte desnatados. Mas nada de exageros. Se ingerida em excesso, a proteína que não é aproveitada vira gordura, que vai se depositar na... bem, você sabe onde. 
 
Fibras, vitaminas e minerais: as boas fontes desses nutrientes fundamentais são frutas, verduras e legumes, que devem estar presentes todos os dias na dieta. A combinação desses alimentos ajuda a manter o peso e previne uma série de doenças. As vitaminas e os minerais são essenciais para os processos metabólicos do organismo. As fibras dão sensação de saciedade, o que pode contribuir para controlar o apetite.
 
Cardápio inserido
Cardápio

Café da manhã

Opção 1: 1/2 papaia batido com 1 copo de leite desnatado + 2 fatias de pão integral light com + 1 fatia de ricota e 1 col. (chá) de mel

Opção 2: 1 xíc. (chá) de café com leite desnatado + 1 pão francês integral ou 1 pão francês sem miolo com 1 ovo quente ou mexido +1 maçã

Opção 3: 1 pote de iogurte natural desnatado misturado com 2 col. (sopa) de cereal integral sem açúcar e 6 morangos

Lanche da manhã

Opção 1: 1 banana em rodelas misturada com 1 col. (sopa) de aveia em flocos

Opção 2: 1 pote de iogurte natural desnatado com + 1 col. (sopa) de granola diet

Opção 3: 1 porção de mix funcional: 1 castanha-do-pará picada + 1 col. (sopa) de semente de girassol sem sal + 1 damasco seco picado + 1 colher de sopa de uva-passa

Almoço**

Opção 1: 1 prato de salada de alface, tomate e cenoura ralada + 2 col. (sopa) cheias de arroz integral + 2 fatias de maminha ou lagarto assado + 3 ramos de brócolis + sobremesa (1 fatia de melancia)

Opção 2: 1 prato de salada verde + 2 col. (sopa) cheias de arroz + 7 grãos ou integral + 1 filé de frango grelhado + 1 pires de abobrinha refogada + sobremesa (1 fatia de abacaxi)

Opção 3: 1 prato de salada de rúcula, alface-americana e tomate + 1 filé de peixe grelhado + 2 col. (sopa) de purê de batatas +1 porção de espinafre refogado + sobremesa (1 mexerica)

Lanche da tarde

Opção 1: 2 torradas integrais com 2 col. (sopa) de requeijão light e 2 col. (chá) de geleia de morango ou framboesa diet

Opção 2: 2 fatias de pão integral light com 1 fatia de queijo branco + 2 fatias de peito de peru defumado, tomate e alface

Opção 3: 1 pote de iogurte natural desnatado misturado com + 1 ameixa seca e 2 col. (sopa) de granola light

Jantar**

Opção 1: 1 prato de sobremesa de salada caprese (tomate e mussarela de búfala em rodelas ou queijo branco em cubos e folhas de manjericão) + 1 filé de peixe grelhado

Opção 2: 1 prato de salada verde + 1 omelete feita com 1 ovo inteiro + 1 clara + 3 fatias de peito de peru e tomate picado

Opção 3: 1 prato de salada de folhas, tomate, cenoura, palmito e salsão ou outros legumes à sua escolha + 1 berinjela recheada com carne moída

Ceia

Opção 1: 1 fatia de queijo branco com + 1 col. (sobremesa) de geleia diet

Opção 2: 1 garrafinha de iogurte light

Opção 3: 2 rolinhos de mussarela light com peito de peru

(Cód. Conteúdo: 784156)
 
* Café ou chá sem açúcar à vontade. 
 
** Tempere a salada com suco de limão, mostarda, sal e 1 colher de chá de azeite.

Vote nas finalistas do 21º Prêmio CLAUDIA

Revelação

  • Alessandra Orofino
    Alessandra Orofino

    Esta à frente de uma ONG que conecta pessoas interessadas em solucionar problemas no Rio de Janeiro

  • Raquel Helen Santos Silva
    Raquel Helen Santos Silva

    Destaca-se por criar projetos de empoderamento e por conseguir apoio internacional para as causas feministas

  • Samantha Karpe e Letícia Camargo Padilha
    Samantha Karpe e Letícia Camargo Padilha

    Desenvolveram uma cobertura para ruas e estradas mais resistente, econômica e sustentável que a convencional

Negócios

  • Cristina Junqueira
    Cristina Junqueira

    Criou o Nubank, cartão de crédito que pode ser administrado pelo celular, dispensa o banco e não tem anuidade

  • Mariana Alves Madureira
    Mariana Alves Madureira

    Trabalha para impulsionar o desenvolvimento econômico de lugares pobres estimulando o potencial turístico

  • Carla Renata Sarni
    Carla Renata Sarni

    Criou uma rede de consultórios que oferece tratamento odontológico a um custo acessível na periferia

Consultora NATURA

  • Juthay Nogueira
    Juthay Nogueira

    Promove ações para evitar que os jovens entrem para o tráfico de drogas, em uma comunidade de Belo Horizonte

  • Nilcimar Maria Silvestre dos Santos
    Nilcimar Maria Silvestre dos Santos

    Fundou uma associação que apoia vítimas de agressão doméstica e estimula o empreendedorismo 

  • Rozimere Santos Oliveira Souto
    Rozimere Santos Oliveira Souto

    Líder que organiza a produção agrícola e o empreendedorismo entre as mulheres, no Sertão da Paraíba

Ciências

  • Adriana Melo
    Adriana Melo

    Especialista em medicina fetal comprovou a relação entre infecções por zika em e as malformações em bebês

  • Eliana Abdelhay
    Eliana Abdelhay

    Desenvolve pesquisas a fim de melhorar os prognósticos de doenças graves e agiliza o diagnóstico de câncer

  • Thelma Krug
    Thelma Krug

    Restringe o desmatamento nas florestas e emissão de poluentes, responsáveis pelas mudanças climáticas

Cultura

  • Anna Muylaert
    Anna Muylaert

    Diretora do filme Que Horas Ela Volta?, aqueceu a discussão sobre a exploração do trabalho doméstico no Brasil

  • Mari Corrêa
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    Realiza oficinas de cinema em aldeias do Xingu e ensina os índios a registrar sua cultura, história e hábitos

  • Panmela Castro
    Panmela Castro

    Imprime sua arte em murais e performances e oferece oficinas para prevenir a violência contra as mulheres 

Políticas Públicas

  • Heloísa Helena de Oliveira
    Heloísa Helena de Oliveira

    Monitora e argumenta com políticos para alterar projetos de lei que não favorecem os jovens do Brasil 

  • Maria Clara de Sena
    Maria Clara de Sena

    Única transexual no mundo no cargo de Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura, luta pelos direitos LGBTs 

  • Paula Johns
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    Fundadora da Aliança de Controle do Tabagismo + Saúde, batalha para controlar o tabagismo  

Trabalho Social

  • Marineide Silva
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    Criou uma ONG para ensinar corrida para mais de 500 crianças e adultos no bairro mais violento de São Paulo

  • Brigitte Louchez
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    Está à frente de uma ONG que luta para combater a exploração sexual de crianças e jovens em Fortaleza, no Ceará

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