Benefícios da couve: a verdura é anti-inflamatória e cicatrizante

Descubra os benefícios dessa verdura que é capaz de combater a celulite e o mau humor.

Escrito por

Eliane Contreras

Atualizado em 09/06/2014 em

Boa Forma

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Benefícios da couve: a verdura é anti-inflamatória e cicatrizante
Reportagem: Eliane Contreras - Edição: MdeMulher

Rica em magnésio, a couve também ajuda a fixar o cálcio nos ossos
Foto: Getty Images

O que é que a couve tem?

Ingrediente indispensável da brasileiríssima feijoada e do caldo verde, que herdamos de Portugal, a couve, além de ser barata e fácil de encontrar em todo o país, oferece vários benefícios. Surpresa? Nós também ficamos. A questão é quanto mais os especialistas estudam essa verdura, mais surgem vantagens. Chega a parecer uma bula de remédio: a couve é anti-inflamatória e cicatrizante. E, superimportante, ajuda a fixar o cálcio nos ossos.
 
De onde vêm esses poderes? Dos glicosinolatos, fitoquímicos naturais que, por terem ação desintoxicante, estimulam o organismo a se livrar até mesmo das substâncias cancerígenas, além de fortalecer o sistema imunológico. A partir daí, tudo funciona melhor. Quando você coloca a verdura no prato, também se serve de uma variedade incrível de vitaminas e minerais que, combinados aos fitoquímicos, favorece a absorção dos outros nutrientes da refeição, especialmente do cálcio. Nesse aspecto, a nutricionista Denise Madi Carreiro, de São Paulo, chega a comparar a folha ao leite materno.
 
Denise, que é conselheira do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, afirma que a couve é um alimento até mais adequado para os ossos que o leite de vaca. “Além de ter cálcio e magnésio, ela carrega esses dois minerais na proporção adequada”, explica a nutricionista. O que isso significa? O cálcio precisa do magnésio na medida certa para conseguir exercer suas funções, entre elas, formar a massa óssea.
 
O leite de vaca tem nove vezes menos magnésio e três vezes mais cálcio do que a proporção necessária. Segundo Denise, isso faz com que o cálcio do leite tenha dificuldade de se fixar no nosso esqueleto. “Pior, ele rouba o magnésio existente no organismo. E, como a maior parte desse mineral fica concentrada dentro do osso, consumir mais cálcio do que magnésio aumenta o risco de perda de massa óssea. Daí para a osteoporose é um pulo”, diz a especialista.
 
O magnésio ainda é parceiro do cálcio em várias outras tarefas: ajudar o corpo a se livrar do acúmulo de gordura, manter a pressão arterial sob controle, regular a ação de hormônios e controlar os movimentos dos músculos (o cálcio contrai a musculatura e o magnésio relaxa). Além disso, o magnésio é fundamental para a formação e funcionamento de todos os neurotransmissores, sem exceção. É por isso que sem ele você se sente desanimada e até mal-humorada.
 
Na couve, o magnésio faz parte da clorofila - substância que dá a cor verde à folha e com potencial de renovar as células do nosso organismo. Quer dizer que a verdura tem mais essa vantagem: rejuvenesce. Depois de descobrir todos os poderes dela, a gente fica até com vontade de fazer uma “plantação” em casa. Mas como quase ninguém tem espaço nem tempo para isso, BOA FORMA foi atrás de sugestões práticas de consumo para você. Aproveite para colocar a couve mais vezes no seu cardápio.

Você vai perceber a diferença na pele, no pique e na balança!
 
· Combate a celulite
 
· Ajuda a eliminar a gordura
 
· Regula os hormônios
 
· Melhora o humor
 
· Desintoxica
 

Receitas deliciosas

Salada crocante
 
Ingredientes
. 6 folhas de couve cortadas em tiras fininhas
. 1 cenoura média sem casca e ralada
. 12 tomates-cereja cortados ao meio
. Azeite de oliva, limão e sal a gosto
 
Modo de fazer
Coloque os ingredientes numa saladeira e tempere. Sirva em seguida.
 
Rende: 4 porções
Calorias por porção: 41
 
Frango oriental com couve
 
Ingredientes
. 2 col. (sopa) de azeite de oliva
. 1 col. (sopa) de gengibre sem casca cortado em tiras finas
. 4 filés de frango cortados em cubos
. 4 col. (sopa) de shoyu (molho de soja)
. 1 cebola média cortada em rodelas finas
. 8 folhas de couve cortada em tiras fininhas
 
Modo de fazer
Em uma panela, aqueça metade do azeite e doure o gengibre. Retire o gengibre e reserve. Na mesma panela, aqueça o restante do azeite e doure o frango. Junte o shoyu, a cebola e refogue até ficar macia. Acrescente a couve e o gengibre, misture, tampe e desligue o fogo. Mantenha a panela fechada até a couve murchar totalmente. Sirva em seguida.
 
Rende: 4 porções
Calorias por porção: 184
 
Suco de couve com laranja e gengibre
 
Nesta receita criada por Beto Isaac, dono do restaurante Arabesco, em São Paulo, além da laranja, entra também o gengibre, que dá um toque refrescante à bebida.
 
Ingredientes
. 3 folhas de couve rasgadas (bem lavadas e com talos)
. 2 laranjas descascadas
. 1 pedaço de gengibre sem casca (1 cm)
. Adoçante a gosto
. 1 litro de água
 
Modo de fazer
Corte as laranjas em pedaços, tire as sementes e coloque no liquidificador. Junte a couve, o gengibre, a água e bata bem. Coe, adoce com adoçante e sirva em seguida.
 
Rende: 4 porções
Calorias por porção: 25
 
Calorias calculadas pela nuticionista Julyanna Célico, da Clínica Nuclehun, em São José do Rio Preto (SP). No suco de couve, elas foram calculadas por Beto Isaac.
 

Reserva natural

As propriedades nutritivas ficam mais preservadas na folha crua. In natura, a couve vai bem em saladas (cortada bem fininha) e em sucos (batida com frutas). Como a verdura amarela rápido - dura três (no máximo quatro) dias na geladeira -, a nutricionista Denise Madi ensina como fazer “polpa” de couve congelada.
 
1. Coloque no liquidificador ou na centrífuga um maço inteiro (inclusive os talos) de couve bem lavada e, de preferência, orgânica.
 
2. Acrescente um pouco de água filtrada e bata até formar um caldo grosso.
 
3. Coe, distribua em fôrmas de gelo e coloque no freezer.
 
4. Depois de congelar, proteja a fôrma com filme plástico.
 
Use um ou dois cubos de couve congelada por dia para preparar seu suco. Bata ou deixe dissolver no suco de sua preferência (maçã, melão ou maracujá).

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