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PUBLICADO EM

29/08/2015

ATUALIZADO EM

29/07/2016

Dieta da cesta básica: - 4 kg em 1 mês

Procurando uma dieta fácil e de baixo custo? A da cesta básica é perfeita! O cardápio inclui apenas alimentos acessíveis. Assim, você emagrece 1 quilo por semana (ou mais) de um jeito prático! De quebra a gente te entrega ainda uma lista de compras prontinha!
Mulher comendo maçã verde
-101PHOTO-/ThinkStock/Getty Images

Escrito por

Eliane Contreras

Descomplicar e economizar. Quem não quer? A proposta da dieta da cesta básica é justamente essa: emagrecer com sugestões de refeições simples e com alimentos acessíveis. Você não vai precisar comprar nada especial nem investir em uma dúzia de produtos light ou diet. Elaborado pela nutricionista Cynthia Antonaccio, diretora da Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição, em São Paulo, o cardápio inclui a dupla feijão com arroz, carne magra, folhas, legumes e frutas, como banana, laranja e mamão, que podem ser encontradas praticamente o ano inteiro e em todo o país.

Agora uma boa notícia para as amantes do pão francês: ele é permitido! Você prefere um docinho? Também pode. O segredo está em controlar o tamanho das porções, reduzir o carboidrato à noite e esquecer os molhos e temperos gordurosos. Se você cozinha em casa, anote mais uma medida importante: usar pouco óleo no preparo dos pratos. Precisa de uma mãozinha para as compras? É só pegar a lista (você vai encontrá-la a seguir) que deixamos pronta para facilitar ainda mais o sucesso da sua dieta.  

Cardápio completo

Os itens da cesta básica oferecem os principais nutrientes de que o organismo necessita. Você só precisa combiná-los de maneira inteligente para emagrecer sem perder o pique...

Carboidrato
Os principais representantes desse nutriente são as massas e os pães. Mas, por serem transformados rapidamente em energia (especialmente quando estão na versão refinada), devem ser acompanhados de alimentos fontes de proteína, gordura ou fibras. Essas substâncias diminuem a velocidade de digestão do carboidrato, fazendo com que ele engorde menos.

Proteína
Esse nutriente tem tudo a ver com a perda de peso, pois dá saciedade e acelera a queima de calorias. Ele está presente no ovo, no leite e em seus derivados (iogurte e queijo) no frango, no peixe e nas carnes. O tradicional feijão com arroz também oferece proteína completa e de fácil absorção - isto é, desde que estejam juntos no mesmo prato. Os aminoácidos (pedaços de proteína) que faltam na leguminosa (feijão), o cereal (arroz) fornece, e vice-versa. "Essa gama de aminoácidos não se completa caso o feijão e o arroz sejam consumidos isoladamente", avisa Cynthia Antonaccio.

Gorduras
As boas (mono e poli-insaturada) são as mais indicadas, mas não há muitas opções na cesta básica. Você pode solucionar o problema usando o óleo de soja e investindo em um azeite extravirgem.

Fibras
Encontradas especialmente nas verduras, nos legumes, nos grãos e nas frutas, elas são importantes para aumentar a sensação de saciedade, ajudando você a economizar no consumo de calorias e perder peso mais facilmente.

Vitaminas e minerais
Os legumes, as verduras e as frutas também carregam essas substâncias essenciais ao bom funcionamento do organismo. Quanto mais você variá-los, melhor será para a saúde, a pele, o pique e a balança.

Lista de compras

Para a semana
3 pães franceses + 4 potes de iogurte natural desnatado + 6 ovos + 8 laranjas + 3 bananas + 2 maçãs + 2 peras + 2 limões + 1 mamão formosa (ou 2 papaias) + 1/4 de melancia + 3 cebolas + 12 tomates + 2 pepinos + 1 pé de alface + 1 maço de rúcula 1 couve-flor + 1 maço de couve-manteiga + 1 maço de salsinha + 1 maço de hortelã + 4 mandioquinhas + 2 abobrinhas + 3 cenouras + 1 berinjela + 1 pimentão + 1 beterraba + 1 bandeja de vagem + 4 batatas + 1 bandeja (100 g) de mussarela (ou queijo prato) + 2 filés (240 g) de frango+ 2 filés (240 g) de peixe + 2 sobrecoxas (200 g) + 1 bandeja (200 g) de carne moída +1 bandeja (200 g) de carne magra (patinho, contrafilé, alcatra)

Para o mês
2 litros de leite semidesnatado + 1 pacote (250 g) de café em pó + 1 pote de achocolatado + 1 pote de margarina 1 pacote de biscoito cream cracker + 2 caixinhas de gelatina diet + 1 caixinha de chá-mate (a granel ou sachê) + 1 pacotinho de orégano + 1 pacotinho de canela em pó + 1 pacote de aveia + 1 pedaço (200 g) de goiabada + 1 pacote (500 g) de fubá + 1 bolo simples pronto (ou ingredientes para preparar uma receita caseira) + 1 pacote de pão integral (conserve na geladeira) + 1 kg de arroz (se possível, integral) + 1 kg de feijão + 1 pacote de macarrão + 1 cabeça de alho + 2 latas de atum 1 lata de ervilha + 1 lata de milho + 1 litro de óleo de soja + 1 vidro de azeite exravirgem + Temperos (sal, pimenta, vinagre)

Descomplicado e econômico:

Inspirada nos alimentos da cesta básica, a nutricionista Cynthia Antonaccio criou este cardápio de 1200 calorias. Com ele, dá para enxugar 1 quilo por semana - ou até 2 quilos se você associá-lo com exercícios. As refeições podem ser combinadas a seu gosto...

Cardápio da dieta

Café da manhã

Opção 1: 1 xíc. (chá) de leite semidesnatado com café + 3 biscoitos cream craker + 3 col. (café) de margarina + 1 maçã

Opção 2: Chá-mate com limão + 1 pão francês sem miolo + 2 fatias finas de mussarela (ou queijo prato) + 1 banana

Opção 3: 1 copo de leite semidesnatado com 1 col. (sopa) de achocolatado + 1 fatia de bolo simples + 1 fatia média de mamão (ou 1/2 papaia)

Opção 4: 1 copo (200 ml) de leite semidesnatado com café + 2 torradas integrais (toste o pão de fôrma integral) + 2 fatias finas de goiabada

Opção 5: 1 copo (250 ml) de suco de laranja + 2 fatias de pão de fôrma integral + 1 ovo mexido ou cozido

Lanche da manhã

Opção 1: 1 pote de iogurte natural desnatado com 1 col. (sobremesa) de aveia ou granola

Opção 2: 1 copo (250 ml) de suco de laranja

Opção 3: Fruta (1 pera, 1 banana ou 1 fatia de mamão)

Opção 4: 1 biscoito cream cracker com 1 fatia fina de goiabada

Opção 5: 1 copo (250 ml) de suco de melancia com hortelã

Almoço

Opção 1: Salada de alface, tomate, pepino e cenoura ralada + 3 col. (sopa) de arroz (se possível, integral) + 1 concha pequena de feijão + 1 sobrecoxa de frango assada (sem pele) + 1 taça de gelatina diet

Opção 2: Salada de folhas (alface, rúcula) com tomate e beterraba ralada + 1 pedaço (100 g) de carne assada + 1 batata média assada

Opção 3: 3 col. (sopa) de ervilha e milho em conserva + 2 pegadores de macarrão (espaguete ou fusili) com molho de tomate + 1 filé (100 g) de frango grelhado

Opção 4: 1 prato (sobremesa) de abobrinha, berinjela e pimentão refogados + 2 col. (sopa) de purê de mandioquinha + 3 col. (sopa) de carne moída refogada

Opção 5: Salada de alface, tomate e cenoura ralada + 3 col. (sopa) de arroz (se possível, integral) + 1 concha pequena de feijão + 1 filé (100 g) de peixe assado com tomate e cebola

Lanche da tarde

Opção 1: 1 banana assada e polvilhada com canela em pó

Opção 2: 1 fatia de bolo simples

Opção 3: 2 biscoitos cream craker com margarina

Opção 4: 1 taça de gelatina diet

Opção 5: 1 fatia fina de goiabada com 1 fatia fina de mussarela

Jantar

Opção 1: Salada de folhas (rúcula, alface) + Omelete (1 ovo + 1 clara) com tomate, cebola e salsinha

Opção 2: Salada de folhas e 1 col. (sopa) de milho em conserva + 3 col. (sopa) de picadinho de carne magra (alcatra, contrafilé, patinho) com abobrinha e cenoura

Opção 3: 1 prato (fundo) de sopa de fubá ou de legumes ou de abóbora + 1 filé (100 g) de carne magra grelhado

Opção 4: Salada de folhas, tomate, cenoura e beterraba raladas e 1 lata de atum (sem o óleo)

Opção 5: Legumes (vagem ou ervilha torta e cenoura) refogados + 4 col. (sopa) de arroz de couve-flor + 1 filé (100 g) de frango grelhado

Ceia

Opção 1: 1 taça pequena de salada de fruta

Opção 2: 1 pote de iogurte natural desnatado com mamão picado

Opção 3: 1 gelatina com maçã picada

Opção 4: Fruta (1 laranja, 1 fatia média de mamão)

Opção 5: 1 copo (250 ml) de leite em pó desnatado com canela

Vote nas finalistas do 21º Prêmio CLAUDIA

Revelação

  • Alessandra Orofino
    Alessandra Orofino

    Esta à frente de uma ONG que conecta pessoas interessadas em solucionar problemas no Rio de Janeiro

  • Raquel Helen Santos Silva
    Raquel Helen Santos Silva

    Destaca-se por criar projetos de empoderamento e por conseguir apoio internacional para as causas feministas

  • Samantha Karpe e Letícia Camargo Padilha
    Samantha Karpe e Letícia Camargo Padilha

    Desenvolveram uma cobertura para ruas e estradas mais resistente, econômica e sustentável que a convencional

Cultura

  • Anna Muylaert
    Anna Muylaert

    Diretora do filme Que Horas Ela Volta?, aqueceu a discussão sobre a exploração do trabalho doméstico no Brasil

  • Mari Corrêa
    Mari Corrêa

    Realiza oficinas de cinema em aldeias do Xingu e ensina os índios a registrar sua cultura, história e hábitos

  • Panmela Castro
    Panmela Castro

    Imprime sua arte em murais e performances e oferece oficinas para prevenir a violência contra as mulheres 

Políticas Públicas

  • Heloísa Helena de Oliveira
    Heloísa Helena de Oliveira

    Monitora e argumenta com políticos para alterar projetos de lei que não favorecem os jovens do Brasil 

  • Maria Clara de Sena
    Maria Clara de Sena

    Única transexual no mundo no cargo de Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura, luta pelos direitos LGBTs 

  • Paula Johns
    Paula Johns

    Fundadora da Aliança de Controle do Tabagismo + Saúde, batalha para controlar o tabagismo  

Ciências

  • Adriana Melo
    Adriana Melo

    Especialista em medicina fetal comprovou a relação entre infecções por zika em e as malformações em bebês

  • Eliana Abdelhay
    Eliana Abdelhay

    Desenvolve pesquisas a fim de melhorar os prognósticos de doenças graves e agiliza o diagnóstico de câncer

  • Thelma Krug
    Thelma Krug

    Restringe o desmatamento nas florestas e emissão de poluentes, responsáveis pelas mudanças climáticas

Consultora NATURA Inspiradora

  • Juthay Nogueira
    Juthay Nogueira

    Promove ações para evitar que os jovens entrem para o tráfico de drogas, em uma comunidade de Belo Horizonte

  • Nilcimar Maria Silvestre dos Santos
    Nilcimar Maria Silvestre dos Santos

    Fundou uma associação que apoia vítimas de agressão doméstica e estimula o empreendedorismo 

  • Rozimere Santos Oliveira Souto
    Rozimere Santos Oliveira Souto

    Líder que organiza a produção agrícola e o empreendedorismo entre as mulheres, no Sertão da Paraíba

Negócios

  • Cristina Junqueira
    Cristina Junqueira

    Criou o Nubank, cartão de crédito que pode ser administrado pelo celular, dispensa o banco e não tem anuidade

  • Mariana Alves Madureira
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    Trabalha para impulsionar o desenvolvimento econômico de lugares pobres estimulando o potencial turístico

  • Carla Renata Sarni
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    Criou uma rede de consultórios que oferece tratamento odontológico a um custo acessível na periferia

Trabalho Social

  • Marineide Silva
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    Criou uma ONG para ensinar corrida para mais de 500 crianças e adultos no bairro mais violento de São Paulo

  • Brigitte Louchez
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    Está à frente de uma ONG que luta para combater a exploração sexual de crianças e jovens em Fortaleza, no Ceará

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