Perca até 6 kg em um mês com a dieta do chá-mate

Aprenda a consumir chá-mate na dose certa e garanta sucesso na balança

Escrito por

Eliane Contreras

Atualizado em 09/05/2012 em

Boa Forma

um conteúdo de

Perca até 6 kg em um mês com a dieta do chá-mate
Reportagem: Eliane Contreras - Edição: MdeMulher

Foto: Getty Images

A erva-mate, famosa no preparo do chimarrão e do tereré, tem ações diurética e adstringente, ajudando a eliminar toxinas. Além disso, a folha também reduz o apetite e acelera o metabolismo. Percebeu quanto essa erva pode fazer a favor da cintura?

Esse poder vem especialmente da cafeína, que facilita a queima da gordura em excesso no organismo e está presente em grande quantidade na erva-mate. O chá também dá uma leve sensação de saciedade e adia a fome. Além disso, por ser rica em componentes antioxidantes e anti-inflamatórios, a erva traz mais benefícios: protege o coração, afasta o risco de tumores e adia as ruguinhas precoces.

Quantas xícaras devo beber?
A recomendação é tomar entre 1 litro e 1,5 litro do chá por dia. Mas sempre até 20 minutos antes ou depois do almoço ou jantar, porque a cafeína atrapalha a absorção de vitaminas e minerais quando consumido junto com as refeições principais.

Posso beber o chá com açúcar?
Se quiser perder peso, beba o chá sem açúcar ou com adoçante. Para amenizar o sabor amargo, uma boa estratégia é bater a infusão com uma fruta adocicada.

O chá em latinha ou sachê funciona?
As duas versões carregam os princípios ativos da erva, mas o efeito costuma ser mais suave. Por isso, dê preferência à erva a granel.

Há contraindicações?
O chá-mate não é recomendado para pessoas hipertensas. Não é o seu caso? Então, apenas evite a bebida à noite, pois tem efeito estimulante e pode provocar insônia.

O chá pode ser armazenado?
Depois de pronto, ele deve ser consumido em 24 horas. Isto é, se, durante esse período, a bebida tiver ficado na geladeira ou numa temperatura abaixo de 4 ºC.

Dicas de preparo
Leve 1 litro de água filtrada ao fogo. Assim que as primeiras bolhinhas aparecerem, acrescente 2 colheres de sopa cheias de erva-mate verde ou torrada. Desligue o fogo, tampe a panela, deixa descansar por dez minutos e coe. Beba morno ou frio com adoçante e gotas de limão ou canela. Também fica gostoso bater o chá gelado com uma fruta docinha.