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Carlos Klein
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Personal trainer com experiência em grandes academias, ele acredita no condicionamento físico como principal caminho para a aquisição da qualidade de vida
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Pare de gastar seu tempo na esteira!

Há meios mais eficientes de queimar calorias do que ficar andando horas na esteira. Acredite: dá para queimar tudo com um simples treino de menos de 30 minutos
Por Carlos Klein

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Já falei anteriormente nessa coluna sobre quanto abomino a perda de tempo com sessões intermináveis de “caminhada” na esteira para quem está querendo perder uns quilinhos. Se você quer perder peso, perder gordura, tem de gastar calorias - e a melhor maneira de fazer isso não é caminhando por uma hora.

A caminhada é, sim, interessante, como atividade física para manutenção da saúde. Mas para indivíduos saudáveis, sem nenhum problema de saúde, apenas sedentários, pode ser um estímulo muito fraco para gerar algum tipo de adaptação (leia-se perda de gordura).

Portanto, em comemoração ao novo domínio do meu blog, o Movimente-se, montei um treino de 20 minutos para ser feito na esteira, na bike ou no elíptico (transport) e que gasta muito mais calorias do que uma hora caminhando na esteira. Vou chamá-lo de Treino Intervalado Movimente-se.com.

Vamos lá! Mas lembre-se: antes de começar qualquer tipo de atividade física, consulte o seu médico. Só ele pode dizer se você está em condições de fazer um treino como o descrito abaixo.

Vou usar o elíptico como exemplo para este treino. Trata-se de um aparelho muito bom para quem está com sobrepeso, pois elimina o impacto nas suas articulações. Mas você pode fazê-lo na esteira, na bicicleta ergométrica ou até mesmo ao ar livre, correndo no parque (não recomendado se você está com sobrepeso) ou pedalando uma bike.

Suba no aparelho e movimente-se por 7 minutos sem sobrecarga nenhuma - o equivalente a uma caminhada no parque, só para aquecimento. Você não deve ficar ofegante, mas deve sentir que seus batimentos estão um pouco mais acelerados.

Aumente um pouco a intensidade e mantenha por 2 minutos (ainda não adote a intensidade máxima). Agora sim: faça 1 minuto trabalhando na intensidade máxima! Lembre-se: a intensidade varia de pessoa para pessoa. Se você não treina, provavelmente um simples aumento no nível do elíptico ou na inclinação da esteira já vai significar um aumento considerável na intensidade do estímulo. Então, procure perceber o esforço que está fazendo e trabalhe sempre na intensidade adequada para o seu estado de condicionamento físico.

Após este “tiro”, descanse, movimentando-se lentamente por 3 minutos. Repita o processo mais quatro (4) vezes.

Resumindo:
. Aquecimento: 7 minutos em ritmo leve + 2 minutos em ritmo moderado
. Parte principal: 20 minutos (5 vezes de 1 minuto “exaustivo” + 3 minutos recuperativos)
Tempo total do treino: 29 minutos (menos de meia horinha!)

Depois do último “tiro”, sorria! Você gastou muito mais calorias do que uma simples caminhada! E o suor no seu rosto deve refletir isso.

Faça esse treino 3 vezes por semana, controlando a sua alimentação, e eu garanto que o esforço vai valer a pena.

Dúvidas e sugestões, deixe um comentário aqui. E tenham todas uma ótima semana!
 

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