S.O.S. barriga chapada
Reportagem: Gabriella Galvão - Edição: MdeMulher

Cardápio para perder a barriga
Foto: Getty Images

No nosso plano anti pochete, é claro que não poderia faltar uma dieta para ajudá-la a conquistar o abdômen lisinho. O endocrinologista e nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, montou um cardápio especial de uma semana, com 1.400 cal/dia e alternativas para você variar as refeições. "Como é uma dieta saudável e equilibrada, pode ser repetida por quantas semanas a pessoa quiser, desde que ela não ultrapasse dois quilos perdidos por semana ", diz o médico.

Reforço extra

De bônus, você ainda ganha um tratamento de choque para ser feito na véspera de uma festa ou daquele final de semana que promete! Durante o dia, monte as refeições combinando as saladas com os sucos vitaminados sugeridos na dieta. Líquidos não calóricos (água, chás, limonada, suco Clight...) podem ser consumidos à vontade. Eles aumentam a função renal, ajudando a desinchar. "Mas fique atenta: o plano de ataque deve ser feito apenas por um dia, para não comprometer a saúde", alerta dr. Werutsky.

O que a dieta contém:

Baixo teor de sódio (sal). Benefício: Diminui o inchaço

Maior proporção de líquidos sem sal. Benefício: Hidrata o organismo

Baixo teor de gordura e de calorias. Benefício: Reduz a gordura corporal

Alto teor de vitamina C. Benefício: Combate os radicais livres

Maior quantidade de carboidrato em relação às dietas tradicionais. Benefício:  Combate a fadiga, já que refaz a reserva energética do corpo

Baixo teor de proteína animal. Benefício: Facilita a desintoxicação. A proteína dá mais trabalho aos rins e com a redução da gordura saturada o corpo "desincha" já que a gordura animal retém água.

Proporção moderada de fibras. Benefício: Diminui a flatulência

Cardápio de uma semana:

CAFÉ DA MANHÃ: 1 copo (200 ml) de suco vitaminado* + 1 fatia (25 g) de pão de fôrma light + 1 colher de chá (2 g) de margarina vegetal sem sal + 1 fatia (30 g) de ricota

LANCHE: 1 maçã vermelha

ALMOÇO: 4 colheres (sopa) cheias de arroz branco cozido + 4 colheres (sopa) cheias de ervilha fresca cozida  + 3 colheres (sopa) cheias de abóbora (tipo moranga) cozida e amassada com salsinha + 4 flores de brócolis cozidas + 4 folhas de alface americana + 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva + 1 pote de gelatina diet

LANCHE: 1 copo (200 ml) de suco vitaminado* + 3 torradas tipo levemente salgadas

JANTAR: 2 fatias de pão de forma light + 1 colher (chá) de margarina vegetal sem sal+ 3 colheres (sopa) de queijo tipo cottage + 2 rodelas de tomate + 2 folhas de alface americana + 1 xícara (chá/160 g) de salada de frutas simples.

CEIA: 1 copo (200 ml) de suco vitaminado*

Cardápio de emergência para um dia:

CAFÉ DA MANHÃ: 1 copo (200 ml) de suco vitaminado*

ALMOÇO: 3 colheres (sopa) cheias de abóbora (tipo moranga) cozida e amassada com salsinha + 4 flores de brócolis cozidas + 4 folhas de alface americana + 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva + 1 copo (200 ml) de suco vitaminado*

LANCHE: 1 copo (200 ml) de suco vitaminado*

JANTAR: 4 flores de couve-flor +  3 colheres (sopa) de cenoura ralada + 1 pires de rúcula ou agrião + 1 colher (sopa) de azeite de oliva + 1 copo (200 ml) de suco vitaminado*

CEIA: 1 copo (200 ml) de suco vitaminado*

SUBSTITUIÇÕES POSSÍVEIS

SUCO VITAMINADO

1 copo de suco feito com 1 laranja batida com 300 ml de água, 1 berinjela e 1 maçã OU 1 copo de suco feito com 1 maçã batida com 300 ml de água, 1 pêra e 1 colher (chá) de erva-doce OU 1 copo de suco feito com 1 rodela grande de abacaxi batida com 300 ml de água, 1 cenoura grande e 1 mamão papaya pequeno

Ricota OU 1 fatia (30 g) de queijo branco

Maçã vermelha OU 1 xícara (chá) de melancia picada OU 6 morangos

Arroz branco OU 3 batatas médias cozidas OU 1 xícara (chá) de macarrão cozido com molho de tomate

Ervilha fresa OU 1 concha pequena de lentilha cozida com pouco sal

Abóbora OU 3 colheres (sopa) cheias de cenoura ralada e 4 flores de couve-flor cozidas e 3 colheres (sopa) cheias de beterraba ralada e 3 fatias de cebola cozida

Tomate OU 4 rodelas médias de pepino

Alface americana OU 3 ramos de agrião