Dieta ‘da USP’ promete eliminar 15kg em 15 dias, mas não é para todo mundo

Cardápio composto basicamente por proteínas e café faz perder líquidos e massa muscular

Sucesso nos anos 1990, a Dieta da USP é procurada até hoje pelos brasileiros. O motivo é simples: o método promete emagrecer muito em pouco tempo, com um cardápio basicamente formado de ovos, presunto e café.

Apesar do nome, a origem dessa dieta é duvidosa e já foi motivo de discussão. A própria Universidade de São Paulo não confirma o fato de o cardápio ter sido elaborado por seus especialistas. 

A princípio, a dieta deve ser seguida por apenas 15 dias. “Se for mantida por um tempo maior, a pessoa pode ter complicações renais e alterações cardíacas“, diz a nutricionista Larissa Cohen, do Espaço Stella Torreão, no Rio de Janeiro.

Não se pode deixar de levar em conta os efeitos colaterais que a pessoa pode ter durante a dieta, como cefaleia, constipação intestinal, mau hálito, cansaço, fraqueza muscular, alterações no sono, estresse físico e emocional e, como todas as dietas de perda rápida, o risco de engordar tudo de novo.

>>> Dieta ‘da USP’: tudo o que você precisa saber antes de encará-la

Cintura fininha x saúde
Se o objetivo é perder peso e o regime for seguido à risca, ele funciona, mas com algumas ressalvas. “O emagrecimento é rápido devido à perda de líquidos, massa muscular e pouca gordura. Quando a pessoa atingir seu objetivo e relaxar, ou seja, voltar à alimentação habitual, não conseguirá manter essa perda de peso“, alerta Larissa.

Emagrecimento saudável é aquele em que não perdemos massa muscular nem líquidos, e sim, gordura de verdade; é um emagrecimento que não permite sacrifícios e se torna prazeroso ao longo do tempo.

A nutróloga Flávia Pinho aconselha a sempre procurar um médico antes de começar qualquer dieta com restrição calórica. “Muita doenças como hipertensão, diabetes, colesterol elevado são silenciosas”, explica a especialista. 

 

O MdeMulher optou por não divulgar o cardápio, uma vez que a dieta não é endossada por nenhum profissional da saúde e pode causar sérios efeitos colaterais. No entanto, apresentamos as seguintes opções de dietas da Boa Forma, todas avaliadas por profissionais: 

>>> Dieta Cetogênica: nova aposta para quem já tentou quase tudo e não consegue emagrecer

>>> Dieta dos hormônios: perca até 2 quilos por semana!

>>> Dieta do metabolismo rápido: dá pra perder até 10 quilos em 28 dias!

>>> Dieta da Cesta Básica: – 4 quilos em um mês, sem gastar muito!

>>> Quer enxugar 14 quilos em 7 dias? Conheça a dieta da proteína

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s