Green Smoothie: o suco que potencializa a dieta detox

Moda entre as celebridades, os smoothies são uma fonte de energia e campeões em dieta detox. Prepare o seu para ficar em forma e conquiste ainda uma pele linda

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 04/06/2012 em

ELLE

um conteúdo de

 Teoria:  A falta de açúcar no sangue piora a tontura e o enjoo típicos da ressaca, e a bebida funciona para aumentá-lo devagar, sem jogar seu corpo em uma montanha-russa de energia. 
Prática: "Não era o que eu qu
Getty Images

A versão "verdurizada" das misturas de frutas batidas no liquidificador é um sucesso
Foto: Getty Images

Há algo em comum entre a atriz californiana Reese Witherspoon, o médico esteta doutor Brandt e a atriz francesa Audrey Dana. Todos bebem da mesma fonte - uma versão "verdurizada" das misturas de frutas batidas em liquidificador, as queridinhas dos naturopatas e dos adeptos da alimentação crua. Uma busca no Google pelo termo "green smoothie" rende mais de 19 milhões de resultados! É um verdadeiro fenômeno. Tudo começou com Victoria Boutenko, uma norte-americana que, depois de lidar com problemas de saúde na família, tornou-se adepta da alimentação crua e especialista no assunto. Por meio de seus livros (o mais conhecido é "Green for Life"), suas palestras e seu site (www.rawfamily.com), ela popularizou no mundo todo o conceito do smoothie verde, uma "bomba" nutritiva.

O mix consiste em 40% de verduras, no mínimo, e 60% de frutas, no máximo (para amenizar o amargor das verduras), batidos no liquidificador com um pouco de água. As verduras cruas contêm uma grande quantidade de micronutrientes, que dão energia e reforçam a imunidade: minerais, vitaminas, fibras e antioxidantes, além de clorofila, a estrela da oxigenação e da desintoxicação. O smoothie é ultra-alcalino (o feito apenas com frutas pode ser ácido), o que ajuda o organismo a equilibrar o efeito acidificante da alimentação industrializada.

A naturopata francesa Marielle Alix recomenda tomar um copo grande antes de cada refeição ou, de preferência, no café da manhã, no lugar do suco de laranja. Tente manter o hábito durante um mês, a cada mudança de estação, para reforçar as defesas do organismo.

Green Smoothie Monster, de Victoria Boutenko

Para 2 copos grandes: 3 peras macias, 1 banana, 4 folhas de repolho verde, 4 folhas de acelga, 1/2 maço de dente-de-leão, 1/2 maço de salsinha,1 folha de aloe vera, 3 xícaras de água.