Estimule a tireóide para emagrecer

Conheça a dieta capaz de estimular esse órgão a trabalhar a seu favor na tarefa de perder peso

Estimule a tireóide para emagrecer

Com alimentos certos e caminhada você perde 1 kg por semana
Foto: Dreamstime

Montamos uma lista de alimentos ricos em substâncias que estimulam a tireóide e um cardápio para afinar o corpinho. Para melhorar seu metabolismo, dê mais qualidade à sua dieta com nossas sugestões. E procure se exercitar, nem que seja fazendo uma caminhada de 30 minutos, três vezes por semana. Como o estresse pode ser o gatilho para as doenças da tireóide, também reserve 15 minutos do dia para relaxar. Vale meditar, fazer uma oração ou apenas ouvir uma música suave.


Falta de hormônios = quilos extras

A produção deficiente de hormônios pela tireóide é chamada de hipotireoidismo. O mal atinge dez vezes mais as mulheres do que homens. Alguns sinais de que você pode estar sofrendo de hipotireoidismo são:

· Ganho de peso
· Cansaço
· Insônia
· Queda de cabelo
· Intestino preso
· TPM exagerada

Se tiver ao menos dois desses sintomas, vá ao médico e faça um exame de sangue. “Medimos o TSH, hormônio da hipófise que estimula a tireóide. Quando ele sobe, é sinal de que a tireóide está deficiente”, explica Lois de Almeida Teixeira, endocrinologista do Hospital Memorial, do Rio. Conforme o grau da doença, o médico receita um remédio para repor o hormônio que falta. Mas há casos em que, apesar de sintomas como a dificuldade para emagrecer, os exames não acusam hipotireoidismo. Nesse caso, siga nossas dicas para turbinar sua tireóide de maneira natural e, de quebra, queimar as gordurinhas que teimam em não ir embora.


Alimentos amigos da tireóide

Eles ajudam o bom funcionamento da glândula.

· Iodo (encontrado em peixes e frutos do mar, manteiga, abacaxi e verduras escuras)
· Vitamina C (na laranja, acerola, limão, abacaxi, caju, goiaba, mamão, pimentão, tomate e batata)
· Vitamina E (presente no abacate, amendoim, banana, óleo de milho e gema de ovo)
· Vitamina D (em fígado, óleos de peixe e gema de ovo)
· Betacaroteno (na laranja, cenoura, melão, mamão, manga, espinafre, brócolis, couve, chicória, escarola e agrião)
· Selênio (em aves, frutos do mar, cebola, alho)
· Zinco (carnes magras, iogurtes, cereais)

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